Unidade de efetividade no Planejamento empresarial

No LN, é possível usar a unidade de efetividade para adaptar o procedimento de negócios padrão aos itens e modelar exceções que se originam de necessidades específicas do cliente. O conceito de unidade de efetividade dá suporte a situações em que os clientes têm desejos específicos relativos às características dos produtos que ordenaram. Para cada desejo específico, é possível definir uma exceção e vinculá-la ao aspecto do negócio afetado pela exceção. Dessa forma, é possível modelar pequenos desvios em relação à configuração do produto padrão. O LN leva em conta as exceções definidas no processo de planejamento de ordem.

Para poder definir exceções, é preciso configurar uma estrutura de unidade de efetividade para o item envolvido no módulo Unidade de efetividade (UEF) de Comum. Para obter mais informações sobre o uso de unidade de efetividade, consulte o tópico do manual online Para configurar a efetividade da unidade. Em seguida, é possível definir exceções para os seguintes aspectos do negócio:

  • Linhas de BOM: Clique em Exceções na sessão Lista de material (tibom1110m000) para definir as exceções correspondentes.
  • Roteiros: Clique em Exceções no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Item - Roteiros (tirou1101m000) para definir exceções para o roteiro.
  • Operações: Clique em Exceção no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Operações de roteiro (tirou1102m000) para definir operações de unidade efetiva.
  • Estratégias de recurso: Clique em Exceções na sessão Estratégia de recurso (cprpd7110m000) para definir exceções para as estratégias de recurso.
  • Parceiros de negócios de compra de item: Clique em Exceções na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para definir parceiros de negócios de compra de unidade efetiva.

Por outro lado, o modo em que a unidade de efetividade impacta o processo de planejamento da ordem depende dos seguintes critérios:

  • Se as unidades de efetividade envolvidas são intercambiáveis ou não, o que significa que o LN pode usar o estoque de uma unidade de efetividade para atender à demanda de outra unidade de efetividade.
  • Se as unidades envolvidas têm a mesma configuração ou não, o que significa que várias unidades de efetividade compartilham o mesmo conjunto de exceções. O LN pode combinar a demanda de diferentes unidades de efetividade que compartilham a mesma configuração em uma ordem planejada.
Recebimentos de estoque e planejados firmes

Para cada necessidade, o LN verifica o nível de estoque projetado para a unidade envolvida. Se o estoque for insuficiente, o LN verificará o estoque de unidades intercambiáveis e o usará quando necessário.

Se não for encontrado estoque suficiente, o LN procurará o primeiro recebimento planejado firme não utilizado da unidade ou de qualquer unidade intercambiável.

Consulte o tópico do manual online Exemplo: uso de estoque para unidades (unidade de efetividade) para obter mais informações sobre unidades intercambiáveis.

Gerar ordens planejadas

Se recebimentos de estoque e planejados firmes não forem suficientes para atender a uma necessidade, o Planejamento empresarial gerará uma ordem planejada. Como regra geral, essa ordem leva em conta toda a demanda, dentro do intervalo de ordem, das seguintes unidades:

  • a própria unidade
  • todas as unidades intercambiáveis
  • todas as unidades com a mesma configuração

Se a quantidade da ordem for maior do que a quantidade necessária (por causa das regras de tamanho de lote), o LN verificará se parte da ordem pode ser utilizada para uma unidade com a mesma configuração (dentro ou além do intervalo de ordem). Se esse for o caso, a ordem planejada conterá uma linha de ordem separada para essa unidade.

Consulte o tópico do manual online Exemplo: ordens planejadas para unidades (unidade de efetividade) para obter mais informações sobre ordens planejadas para unidades intercambiáveis.