Agrupamentos no Planejamento empresarial

O Planejamento empresarial usa agrupamentos para dar suporte aos procedimentos de negócio, como previsão, vendas, planejamento de estoque, aceite de ordens e reabastecimento de estoque em e entre entidades que formam a rede (interna) de uma companhia. O conceito de agrupamento fornece ao LN um método para planejar as entidades adequadas, que são armazéns, departamentos de vendas, centros de distribuição e fábricas, levando em conta o fluxo de mercadorias dentro de uma companhia.

Conceito de agrupamento

Um agrupamento é um grupo de armazéns em determinada área geográfica. O Planejamento empresarial planeja itens para cada agrupamento e é por isso que, para cada item, é possível criar mais de um item de planejamento: um item não agrupado e o item agrupado relacionado. A única diferença de um item não agrupado é que o item agrupado tem um link de agrupamento: a entidade onde o item de planejamento é armazenada fisicamente, baixada a partir dela ou na qual ele vem pertencer a determinado grupo de armazéns: o agrupamento.

Uma das características do conceito de agrupamento é que é possível configurar as relações de fornecimento entre um item agrupado e um não agrupado. Isso é importante porque essas relações permitem criar a rede indispensável que o Planejamento empresarial deve ter para executar o planejamento das necessidades de distribuição (DRP). É possível definir relações de distribuição em todas as direções, mesmo de um item agrupado para um item não agrupado.

Para executar a previsão, a entrada de ordem de venda e o aceite da ordem de venda no nível de um item agrupado, o LN também dá suporte ao planejamento mestre para itens agrupados, o que significa que é possível usar técnicas de previsão, planejamento de estoque, disponível para promessa (ATP) e funcionalidade de (des)agregação. O uso de plano mestre para os itens agrupados do plano permite, por exemplo, (des)agregar previsões, planos e ordens entre um escritório central e um centro de distribuição regional ou um departamento de vendas.

Para configurar o agrupamento

É possível definir um agrupamento na sessão Agrupamentos (tcemm1135m000) e conectá-lo a um armazém na sessão Armazéns (tcemm1112m000). Um agrupamento pode conter somente armazéns que não estão em rede, um dos quais é o armazém padrão. O Planejamento empresarial sempre agrega o planejamento a esse armazém padrão, se houver mais de um armazém, da mesma forma que agrega o planejamento de um item não agrupado ao armazém padrão. É possível definir o armazém padrão na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). O Planejamento empresarial agrega automaticamente o estoque e a demanda do item de planejamento para esse armazém padrão durante uma execução de planejamento.

O agrupamento é um dos segmentos do código do item de planejamento e, assim, para cada item de planejamento agrupado é possível definir os dados de planejamento na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), o que implica que cada item de planejamento agrupado tem suas próprias configurações de armazém padrão, origem de fornecimento, plano mestre e horizonte firme.

A origem de fornecimento de um item de planejamento agrupado pode ser:

  • Distribuição.
  • Compra.
  • Produção.
  • Várias origens.

Para obter mais informações detalhadas de como usar agrupamentos para cada origem de fornecimento, consulte os tópicos relacionados.

Fornecimento de várias origens

Outra opção de fornecimento para itens de planejamento agrupados é o fornecimento de várias origens, cujas configurações podem ser definidas na sessão Estratégia de recurso (cprpd7110m000). É possível definir estratégias de recurso para cada item agrupado.

No entanto, é possível estabelecer relações de distribuição específicas do agrupamento somente para a origem de distribuição. Para as origens de compra e produção, não é possível definir informações de fornecimento específicas do agrupamento e uma lista de material (BOM) e roteiro. Em caso de itens fabricados e comprados, o LN utiliza os mesmos dados para planejar o item agrupado e o item não agrupado.

ATP para itens agrupados

O LN dá suporte total aos seguintes tipos de disponível para promessa (ATP) para itens agrupados:

O uso de verificações de componente CTP e verificações de capacidade CTP para itens agrupados é restrito. Para obter mais informações, consulte o tópico do manual online Componente CTP e capacidade CTP para agrupamentos.

Consulte o tópico do manual online Exemplo: estrutura de distribuição com agrupamentos para obter mais informações sobre o conceito de agrupamento.

Nota

No menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), é possível gerar uma série de itens agrupados com base em determinado item de planejamento (para uma série de agrupamentos) ou com base em determinado agrupamento (para uma série de itens de planejamento). Se você fizer isso, o Planejamento empresarial também copiará os dados do item de planejamento relevante.