Estratégias de recurso

Este tópico contém uma visão geral da funcionalidade de estratégias de recurso.

Três origens de fornecimento

O Planejamento empresarial funciona com três origens de fornecimento:

  • Produção (JSC) – fabricação de mercadorias em uma instalação de produção
  • Compra – aquisição de mercadorias de um parceiro de negócios
  • Distribuição – aquisição de mercadorias em qualquer parte da sua companhia ou de uma companhia afiliada
Origem do fornecimento padrão

Por item, é possível definir uma origem do fornecimento padrão na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Se quiser usar uma origem de fornecimento permanente, isso é suficiente. Essa origem do fornecimento padrão é independente do valor especificado no campo Tipo de item da sessão Itens (tcibd0501m000).

Nota

As estratégias de recurso têm prioridade em relação à origem do fornecimento padrão. Se existir uma estratégia de recurso aplicável, o Planejamento empresarial usará a estratégia de recurso e ignorará a origem padrão.

Estratégia de recurso

Se você quiser usar mais de uma origem de fornecimento ou desviar-se da origem padrão em um cenário específico, precisará definir uma estratégia de recurso para o item envolvido.

É possível definir estratégias de recurso na sessão Estratégia de recurso (cprpd7110m000).

Cenário e período de validade

Uma estratégia de recurso é válida para determinado cenário.

Uma estratégia de recurso é válida para determinado período. É possível inserir uma data de efetividade e uma data de vencimento para uma estratégia de recurso a fim de determinar por qual período a estratégia de recurso é válida.

Estratégias de recurso para agrupamentos e grupos de item

É possível vincular uma estratégia de recurso diretamente a um item de planejamento ou indiretamente por meio de agrupamento ou grupo de item.

Para obter mais informações, consulte Para pesquisar estratégias de recurso

Unidade de efetividade

Além disso, é possível definir uma estratégia de recurso de unidade efetiva, o que significa vincular uma exceção à estratégia de recurso. Dessa forma, é possível modelar (pequenos) desvios de uma estratégia de recurso padrão para um período específico.

Para obter mais informações sobre unidade de efetividade, consulte Unidade de efetividade no Planejamento empresarial.

Regra de alocação de origem

Ao definir uma estratégia de recurso, é preciso escolher entre os seguintes:

  • Percentagem
  • Prioridade
Regra de alocação de origem: Percentagem

Se a regra de alocação de origem for Percentagem, defina a percentagem de cada origem na sessão Estratégia de recurso (cprpd7110m000).

No planejamento baseado em mestre, o LN distribui o plano de fornecimento de acordo com essas percentagens para cada período de planejamento.

No planejamento baseado em ordem, as percentagens podem ser usadas de duas maneiras:

  • Se você selecionar a caixa de seleção Permitir várias origens por solicitação da sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000) ou Gerar planejamento de ordem (item) (cprrp1220m000), o LN usará as percentagens para dividir uma única necessidade em várias origens.
  • Se desmarcar a caixa de seleção Permitir várias origens por solicitação, o LN tentará aproximar as percentagens o máximo possível, mas atribuirá cada necessidade a uma origem. Em outras palavras, o LN não divide ordens planejadas.

Para obter mais informações sobre alocação de origem no planejamento de ordem, consulte o Exemplo: alocação de origem no planejamento de ordem.

Regra de alocação de origem: Prioridade

Se a regra de alocação de origem for Prioridade, defina a prioridade de cada origem. A regra de alocação de origem por prioridade aplica-se somente à ordem de planejamento. No planejamento mestre, uma regra de alocação de origem por prioridade é interpretada como uma regra de alocação de origem de Percentagem.

Para obter mais informações sobre regra de alocação de recurso de Prioridade, consulte o tópico do manual online Exemplo: alocação de origem no planejamento de ordem.

Nota

Se o LN tiver tentado primeiro cobrir uma necessidade selecionando a origem de Compra e essa origem não puder atender à necessidade, o próximo passo dependerá de saber se o fornecedor do item de planejamento é um fornecedor de origem única.

O comportamento depende do campo Preferencial na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000):

  • Preferencial é definido como Origem única
    Se o fornecedor não puder atender à demanda necessária, o LN usará as origens de fornecimento de prioridade menor ( Produção (JSC) ou Distribuição) da estratégia de recurso.
  • Preferencial é definido como Preferencial
    Se o fornecedor não puder atender à demanda necessária, o LN gerará uma ordem de produção planejada com um campo de fornecedor vazio.
Volume mínimo e máximo

Defina os volumes mínimos e máximos por origem de fornecimento e especifique o período durante o qual esses limites se aplicam.

Se o volume da ordem para uma origem específica exceder o volume máximo (dentro do período especificado), o LN poderá mover parte do volume para outra origem.

Se o volume da ordem para uma origem específica ficar abaixo do volume mínimo, o LN poderá usar uma parte maior da quantidade necessária para gerar ordens planejadas para essa origem. Assim, a quantidade total ordenada de outras origens será reduzida.

Nota

Não confunda os campos de volume mínimo com a quantidade mínima de ordem definida nos dados do item. O LN não cria ordens para mais do que a quantidade necessária, mesmo que o volume de ordem fique abaixo do volume mínimo.