Itens de projeto no Planejamento empresarial

Este tópico descreve como o Planejamento empresarial lida com o planejamento de itens de projeto.

Planejamento de itens de projeto derivados versus não derivados

Se o segmento de projeto de um item é preenchido (ou seja, o item é um item personalizado ou um item padrão para ordem, a maneira em que esse item é tratado no Planejamento empresarial depende de o item ser ou não derivado de um item padrão. (Para um item específico de projeto derivado, o campo Item derivado de da sessão Itens (tcibd0501m000) é preenchido; para um item não derivado, ele fica vazio.)

No planejamento mestre, o planejamento de um item padrão inclui todos os itens específicos do projeto derivados desse item como indicado na sessão Itens (tcibd0501m000). Isso é válido para todos os dados de planejamento mestre (demanda, fornecimento, estoque e ATP). Não é possível manter um plano mestre de item separado para um item de projeto específico derivado. Para um item não derivado, é possível manter um plano mestre.

Estrutura do projeto de itens de projeto derivados

É possível inserir diretamente ordens para itens por ordem na sessão Ordens de venda (tdsls4100m000). Ao salvar a linha de ordem de venda da ordem, é possível iniciar a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000) e personalizar a estrutura do item por ordem de um projeto. Além da lista de material (BOM) e do roteiro, o LN também personaliza automaticamente as relações de fornecimento, estratégias de recurso e estratégias de fornecimento. Em outras palavras, a estrutura do item derivado é usada como modelo para o item personalizado. Tão logo o item é personalizado, todas as relações com esse item no Planejamento empresarial também são personalizadas.

No entanto, o método de personalização é diferente ao gerar uma estrutura do projeto para um item de projeto com uma das seguintes sessões:

  • Copiar estrutura de produto padrão para estr. personalizada (tipcs2230m000)
  • Copiar estrutura de produto personal para estrut. personal. (tipcs2231m000)
  • Copiar estrutura de produto personal. para estrutura padrão (tipcs2232m000)

Se você percorrer as sessões mencionadas anteriormente, o LN pesquisará o armazém vinculado ao derivado do item na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000) e ao item de planejamento relacionado na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). A seguir, o LN personalizará o item geral correspondente e o item de planejamento no agrupamento ao qual pertence o armazém, como definido na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000). Isso significa que ainda é preciso personalizar as relações de fornecimento subjacentes, para que o LN possa planejar para o item de projeto. É possível usar a sessão Copiar estrut. de fornecim. de vários níveis (cprpd7200m000) para isso.

No planejamento de ordem, um item específico de projeto derivado não é incluído no planejamento do item padrão do qual é derivado: ambos são planejados separadamente.

Planejamento do módulo

É possível definir módulos para projetos no módulo Controle de projeto em Fabricação.

Ao selecionar a caixa de seleção Quantidade de planejamento fixa na sessão Planejamento do módulo (tipcs4120m000), é possível inserir a quantidade necessária diretamente no campo Quantidade de planejamento. Ao desmarcar a caixa de seleção Quantidade de planejamento fixa, o LN determina a quantidade necessária com base na BOM.

O LN determina a data da necessidade com base no planejamento de rede do módulo Controle de projeto.

Ao planejar um item personalizado com planejamento baseado em ordem, a quantidade de planejamento do módulo serve de base para a geração de ordens planejadas.

Se você desejar gerar ordens com base em planejamento de módulo, o item precisará ter plano de mestre item. Não use esse plano mestre para simulações de plano mestre; o plano mestre é utilizado somente para armazenar temporariamente as necessidades.

Se você transferir ordens planejadas do Planejamento empresarial para o nível de execução, o LN reduzirá automaticamente a quantidade de planejamento na sessão Planejamento do módulo (tipcs4120m000) pela quantidade da ordem para permitir o planejamento da quantidade de planejamento restante durante um cálculo de RRP subsequente.

ATP e CTP para itens personalizados

O LN dá suporte às verificações de ATP e CTP para itens de projeto. Para isso, o LN leva em conta a BOM genérica e o roteiro genérico do item genérico se o item de projeto for um item derivado. Se o item de projeto não for derivado de um item genérico, o LN usará a lista de material (BOM) normal e o roteiro normal do item para executar verificações de CTP.

Nota

Para executar verificações de ATP e CTP em itens genéricos configurados no Configurador de CPQ, você deve gerar uma BOM genérica e um roteiro nas sessões Planejamento - BOM genérica (cprpd3140m000) e Planejamento - Roteiro genérico (cprpd3150m000) para uso no Planejamento empresarial.