Programações de compra e Planejamento empresarialNo LN, a compra de itens JIT é gerida por meio de programações de compra. Este tópico descreve como o Planejamento empresarial gerencia o planejamento de compra desses itens. Durante uma simulação de ordem no Planejamento empresarial, os volumes de compra em geral são planejados como ordens de compra planejadas. Contudo, o LN também pode transferir as ordens de compra com uma programação de compra no módulo Controle de compra da Aquisição. O LN faz isso se:
Ao executar a sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000), o LN determina se existe escassez de um item específico para o período simulado e leva em conta a demanda, o fornecimento da empresa e para quais momentos exatos existe possível escassez. Se ocorrer escassez, o LN gera fornecimento. Se o LN usa uma programação de compra para planejar o fornecimento de um item, o LN não gera ordens de compra planejadas, mas armazena o volume de compra na memória interna. Quando o LN tiver gerado todos os volumes de compras necessários para o item, o LN agrupará os volumes de compra ordenados entre dois momentos de entrega em uma linha de programação de compra, e o lote dimensionará os volumes de compra de acordo com as regras de tamanho de lote. Restrições gerais Durante uma execução de planejamento baseado em ordem, o LN verifica se existe escassez para os itens da programação de compra. Em caso afirmativo, o LN registra o fornecimento desses itens nas linhas de programação definidas nos momentos de entrega gerados na sessão Gerar momentos de entrega planejada (tdipu0225m000) para o fornecedor envolvido na programação de compra. Se a programação de compra se basear em remessa, o LN relacionará esses momentos de entrega planejada na sessão Mom. de entr. baseados plan. (Baseados em exped.) (tdipu0125m000); se a programação de compra se basear em recebimento, o LN relacionará os momentos de entrega planejada na sessão Momentos de entrega planejada (Com base no recebimento) (tdipu0126m000). No processo de planejamento baseado em ordem, o LN realiza um passo de reprogramação para conciliar o fornecimento com a demanda. A maneira em que esse mecanismo de reprogramação funciona para itens de programações de compra é ligeiramente diferente do modo como o LN aplica esse mecanismo a itens que não são planejados pelas programações de compra. As seguintes restrições se aplicam aos itens de programação de compra:
Horizontes e zonas congeladas O LN usa um horizonte específico e uma zona congelada para planejar itens de programação de compra. A data final do horizonte de uma programação de compra é aquela em que o LN exibe momentos de entrega na sessão Mom. de entr. baseados plan. (Baseados em exped.) (tdipu0125m000) ou na sessão Momentos de entrega planejada (Com base no recebimento) (tdipu0126m000). O LN agrupa todas as necessidades entre dois momentos de entrega em uma programação de compra. O LN agrupa os volumes de compra situados entre o último momento de entrega definido e a data final do horizonte em uma linha de programação para o último momento de entrega. Além da data final do horizonte, onde não existem momentos de entrega predefinidos, o LN insere os volumes de compra necessários na programação de compra, mas não o tamanho do lote, nem agrupa os volumes de compra em um momento de entrega. Depois que o contrato relacionado à programação de compra expira, o LN converte os volumes de compra necessários em ordens de compra planejadas para um fornecedor vazio e gera uma mensagem para informar o planejador. Além da data final do horizonte, onde não existem momentos de entrega predefinidos, o LN converte os volumes de compra necessários em ordens de compra planejadas para um fornecedor vazio e gera uma mensagem de exceção para avisar o planejador. Para itens de planejamento, o LN usa um horizonte firme como período durante o qual o LN não pode modificar o plano de fornecimento e as ordens planejadas. No entanto, para a parte firme dos itens da programação de compra, o LN usa:
Nota Não especifique um período de limite inferior se quiser que o Planejamento empresarial exclua automaticamente as linhas de programação não entregues e redundantes com data passada. Portanto, é possível selecionar a caixa de seleção Excluir linhas de programação anteriores somente se o campo Quantidade de redução de período congelado for zero nas sessões Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) ou Linha de detalhe de logística da linha de contrato de compra (tdpur3102m100). Itens de programação de compra e horizontes firmes Além de zona congelada-, zona congelada+ e período congelado, é possível definir um horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) para itens em relação aos quais a caixa de seleção Programação de compra em uso da sessão Itens (tcibd0501m000) está selecionada. Embora o uso de horizonte firme para itens de programação de compra tenha resultados complexos e obscuros, o motivo dessa funcionalidade é poder ter várias origens para um item de planejamento. É possível ter vários agrupamentos para um item, cada qual com um agrupamento diferente. Possivelmente, somente um desses itens tem programação de compra, enquanto os outros itens são distribuídos ou fabricados. Portanto, é possível inserir um horizonte firme para itens de planejamento com programação de compra. Contudo, se você inserir um horizonte firme, o LN exibirá um aviso. Nota Não é possível usar programações de compra para itens de projeto ou de distribuição (itens com segmento do agrupamento preenchido). Nota Não é possível definir as restrições de capacidade no Planejamento empresarial para itens de programação de compra, visto que as programações de compra já contêm a capacidade. Portanto, os campos de restrições de capacidade da sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) estão desativados para itens de programação de compra. Nota É possível usar uma estratégia de recurso e/ou uma estratégia de fornecimento para itens de programação de compra. Se você usar uma estratégia de fornecimento, o fornecimento pode ser total ou parcialmente planejado com base em programações de compra. Exemplo de zona congelada e horizonte
Na Figura 1-1, o intervalo de tempo da programação de compra é dividido em quatro períodos. As figuras mostram como Aquisição e o Planejamento empresarial modelam a situação existente e como o LN gerencia as necessidades que ocorrem no Planejamento empresarial:
Exemplo de planejamento e reprogramação A Figura 1-2 mostra a demanda existente para um item de programação de compra. Todos os momentos no tempo estão na zona congelada- e t1 fica após a zona congelada+. Além disso, os seguintes são verdadeiros:
1-2 Planejamento e reprogramação de itens de programação de compra
O LN deve preencher a demanda colocada em t2 e t3 a tempo e, por isso, o LN gera fornecimento de 15 peças em t1, isto é, o momento de entrega planejada disponível mais próximo. O LN deve preencher a segunda demanda de 5 peças, colocada em t5, com um fornecimento de 8 peças (tamanho mínimo do lote) no momento de entrega planejado t4 (veja a Figura 1-3). 1-3 Planejamento de fornecimento para um item de programação de compra
A Figura 1-4 mostra como o LN reage se a demanda colocada em t3 aumenta com 5 peças. 1-4 Reprogramação de fornecimento para um item de programação de compra O LN executa os seguintes passos durante uma execução de planejamento baseado em ordem, se a demanda colocada em t3 aumentar em cinco peças (veja a Figura 1-3):
A Figura 1-5 mostra como o LN reage se a demanda colocada em t3 aumenta em 10 peças. 1-5 Reprogramação de fornecimento para um item de programação de compra O LN executa os seguintes passos durante uma execução de planejamento baseado em ordem, se a demanda colocada em t3 aumentar em 10 peças (veja a Figura 1-5):
Nota Se o Planejamento empresarial não puder atualizar a programação de compra, ele gera uma ordem de compra planejada para o mesmo fornecedor. Note que o Planejamento empresarial bloqueia as ordens de compra planejadas de itens da programação de compra no momento da transferência de ordens planejadas para o nível de execução.
| |||||||||||||||||||||||||||||||