Para calcular o atraso total de demanda

O atraso total de demanda é um dos indicadores de performance usados no módulo Análise e otimização de recursos do Planejamento empresarial. Esses termos referem-se à demanda que não pode ser entregue imediatamente a partir do estoque.

O atraso total de demanda é calculado com base nas alterações no estoque projetado de um período de planejamento para o próximo.

Em geral, o estoque projetado é expresso como nível final de um período de planejamento. Assim, o estoque projetado para determinado período de planejamento é realmente o nível projetado para o fim desse período. Ao mesmo tempo, esse nível é também o nível projetado para o início do próximo período de planejamento.

Procedimento de cálculo

O cálculo do atraso total de demanda inicia com o período de planejamento em que cai a data atual. Para esse período de planejamento, o estoque disponível é usado como estoque inicial. Esse estoque inicial (suposto) é comparado ao estoque projetado no fim do período de planejamento. Por sua vez, esse estoque final serve de estoque inicial para o próximo período de planejamento, e assim por diante.

Para cada período de planejamento que começa a partir do atual, o seguinte procedimento de cálculo é utilizado:

  • se, no decurso de um período de planejamento, o estoque projetado cair de positivo para negativo, esse estoque final negativo é incluído no valor do atraso total de demanda (expresso como um valor positivo).
  • se, no decurso de um período de planejamento, o estoque projetado cair de negativo para mais negativo, esse aumento no estoque negativo é incluído no valor do atraso total de demanda.
  • nenhum outro caso tem impacto sobre o valor do atraso total de demanda.
Exemplo
 Estoque disponível = 20 
Período1234567
Estoque projetado10-70-80-95-5020-20
Aumento do est. neg.07010150020

 

Nesse exemplo, o atraso total de demanda é 115 (= 70 + 10 + 15 + 20).

O estoque disponível e o estoque projetado localizam-se na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000).