Aplicação de verificações de CTP

É possível usar a funcionalidade de capacidade de vendas (CTP) no LN de várias maneiras.

Se você deseja basear o processo de aceitação de ordem no planejamento existente para um item, poderá usar a funcionalidade de ATP básica.

Contudo, é possível suplementar isso com verificações de CTP estendidas. Dessa forma, o processo de vendas pode levar em conta sua capacidade de produzir quantidades extras de um item. Se desejar, é possível até mesmo basear todas as vendas em verificações de CTP estendidas para não precisar criar planejamento de produção com antecedência.

O processo de vendas pode ser ainda mais aprimorado com canal ATP.

Finalmente, a funcionalidade de CTP de família no LN permite executar a promessa de entrega da ordem em longo prazo em um nível de família de produtos mais geral. Na verdade, é possível redirecionar as verificações de ATP e CTP de um item de planejamento para qualquer outro item de planejamento.

Verificações imediatas versus offline

Para a aceitação da ordem, é possível usar verificações de CTP de duas maneiras:

  • verificação de CTP imediata: se você selecionar a caixa de seleção Verificação de CTP para vendas na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), o LN verifica CTP durante a entrada da ordem de venda.
  • verificação de CTP offline: é possível coletar várias ordens por escrito e depois usar a sessão Gestão ATP (cprrp4800m000) para executar as verificações de CTP.
Nota

As verificações de CTP realizadas durante o processo de vendas são sempre baseadas no cenário real.

Gestão de escassez de estoque antecipada

Se o CTP na data de entrega planejada for insuficiente, o LN oferece uma série de possibilidades para gerir a escassez, como:

  • Reduzir a quantidade da ordem.
  • escolher uma data de entrega posterior.
  • selecionar um item alternativo.
Planejamento de distribuição

O LN também pode usar a funcionalidade CTP ao gerar ordens de distribuição planejadas. Se você usar uma estratégia de fornecimento com uma regra de alocação que envolva a capacidade do fornecedor interno, a seleção de fornecedores será restrita por:

  • o CTP de item de fornecimento, dependendo das configurações de CTP desse item.
  • o ATP de item de fornecimento.