Exemplo de planejamento com iterações

Esse exemplo explica como planos mestre de item são simulados quando são usadas iterações para determinar as consequências das restrições de material e/ou de capacidade sobre o planejamento total.

Visão geral

Determinada cadeira é fabricada com assento de couro e estrutura (ambos são componentes críticos). Essa estrutura é fabricada com dois tubos de metal (que são componentes críticos).

O assento de couro também é usado (como componente crítico) na produção de determinada banqueta.

No planejamento, são usados itens com os seguintes códigos de item:

  • CADEIRA
  • ESTRUTURA
  • TUBO DE METAL
  • ASSENTO DE COURO
  • BANQUETA

A estrutura, o tubo de metal e o assento de couro são definidos como restrições.

Situação inicial

Nesse exemplo, um único período de planejamento é considerado.

As seguintes premissas se aplicam:

Uma simulação anterior (ou execução de planejamento infinito inicial) resultou nos seguintes dados do plano mestre para CADEIRA, ESTRUTURA, TUBO DE METAL e ASSENTO DE COURO:

[...]
ADemanda (previsão)
BPlano de produção
CEstoque projetado
DDemanda dependente

Nota A demanda dependente de ASSENTO DE COURO também inclui a dependente proveniente do plano de produção da BANQUETA (50).

Simulação de planos mestre

Suponha que a demanda real por CADEIRA acabe sendo de 60, superando assim a previsão de demanda. Além disso, o recurso onde o TUBO DE METAL é produzido está sobrecarregado, de modo que, na verdade, apenas 80 tubos podem ser produzidos.

Suponha também que os planos mestre de item em questão sejam simulados considerando restrições de materiais e de capacidade e usando uma iteração.

Primeiro, uma passagem de planejamento normal (em ordem de número de fase crescente: primeiro item final, depois componente) é executada.

A seguir, é executada uma iteração, composta de:

  • uma passagem de planejamento inversa (em ordem de número de fase decrescente: primeiro componente, depois item final)
  • uma passagem de planejamento normal (em ordem de número de fase crescente: primeiro item final, depois componente).

A tabela a seguir mostra os resultados da simulação para CADEIRA, ESTRUTURA e TUBO DE METAL. A primeira coluna contém os valores antigos do plano mestre. A segunda coluna contém o resultado da primeira (normal) passagem de planejamento, isto é, antes da iteração; a terceira coluna mostra o resultado da (primeira) iteração.

AntigoNovo
Antes da iteraçãoApós a iteração
CADEIRA
Demanda (previsão)505050
Demanda (real)06060
Plano de produção506040
Estoque projetado00-20
ESTRUTURA
Demanda dependente506040
Plano de produção506040
Estoque projetado000
TUBO DE METAL
Demanda dependente10012080
Plano de produção1008080
Estoque projetado0-400

 

Observações:

  • Se o número de iterações utilizadas for maior do que zero, as restrições de material serão ignoradas durante a primeira passagem de planejamento (antes da primeira iteração) e serão consideradas somente durante a(s) iteração(ões).
  • Na nova simulação, a demanda real pela CADEIRA é usada em vez da previsão de demanda (porque a demanda real é mais alta).
  • Durante a primeira parte da iteração (a passagem inversa: do componente para o item final), a restrição sobre a disponibilidade de TUBO DE METAL é passada para ESTRUTURA e CADEIRA.
  • Durante a segunda parte da iteração (passagem normal: de item final para componente), a redução do plano de produção para a CADEIRA é passada como demanda dependente reduzida para seus componentes (incluindo ASSENTO DE COURO).

A redução da demanda por ASSENTO DE COURO pode implicar que o plano de produção de BANQUETA (outro item que usa ASSENTO DE COURO como componente) pode ser aumentado. Além disso, a capacidade de recurso não é mais necessária para a produção de CADEIRA e pode agora ser utilizada para a produção de um outro item. Em ambos os casos, outra iteração será necessária para realocar os componentes e/ou a capacidade envolvidos.

Especialmente quando há muitas interdependências entre os itens (competindo por componentes comuns e/ou um recurso comum), o uso de várias iterações pode ser necessário para otimizar completamente o planejamento. Na sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000), é possível especificar o número máximo de iterações utilizadas para a execução da simulação.