Planejamento com iterações

Como regra, a ordem em que os itens de planejamento são planejados no planejamento mestre depende do número de fase da unidade de planejamento à qual cada item pertence. (Se um item de planejamento não estiver vinculado a uma unidade de planejamento, o número de fase do próprio item é usado.) Para obter mais informações, consulte Sequência de planejamento e números de fase.

A ordem de planejamento normal inicia com o número de fase mais baixo e termina com o número de fase mais alto. O LN atribui números de fase de forma que um item manufaturado seja planejado antes de seus componentes serem planejados. Dessa forma, a demanda dependente proveniente do item final é levada em conta quando seu componente é planejado.

No entanto, essa ordem de planejamento cria um problema se as restrições de material forem consideradas. Na verdade, uma passagem de planejamento na direção oposta (começando com o número de fase mais alto: primeiro componente, depois item final) seria a forma mais eficiente de passar as restrições aos níveis mais elevados na lista de materiais críticos (BCM). Depois disso, uma passagem de planejamento no sentido normal é necessária novamente para recalcular as consequências da restrição para todas as partes da estrutura da BCM.

Com essa finalidade, o algoritmo de planejamento de controle de carga de trabalho utiliza iterações. Uma iteração é uma passagem de planejamento bidirecional que consiste em:

  • uma passagem de planejamento inversa (em ordem de número de fase decrescente: primeiro componente, depois item final)
  • uma passagem de planejamento normal (em ordem de número de fase crescente: primeiro item final, depois componente).

Veja um exemplo em Exemplo de planejamento com iterações.

Em princípio, uma iteração pode ser suficiente se todos os itens a serem planejados pertencerem a uma única estrutura de BCM. Normalmente, porém, a situação de planejamento é mais complexa, com diferentes processos de produção que competem por um recurso comum ou por um item de componente comum. Em tais casos, a otimização completa de todo o planejamento exige a utilização de várias iterações. Na sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000), é possível especificar o número máximo de iterações utilizadas para a execução da simulação.