Planejamento mestre — visão geral

O Planejamento mestre é um conceito de planejamento com os seguintes aspectos:

  • método de manter dados de planejamento (em períodos).
  • método de planejamento de fornecimento (gerando um plano de fornecimento).
Visualização de planejamento mestre

O planejamento mestre funciona com os seguintes tipos de planos mestre:

Nesses planos mestre, os dados de planejamento são mantidos ao longo de um horizonte de planejamento, que é dividido em períodos ou períodos de planejamento.

A duração desses períodos de planejamento pode variar. É possível usar períodos com duração fixa ao longo do horizonte de planejamento, mas também é possível usar períodos mais curtos (por exemplo, dias ou semanas) para o futuro imediato e períodos mais longos (por exemplo, meses) para planejamento de prazo mais longo.

A funcionalidade de plano mestre está disponível para itens, combinações de item/canal e recursos para os quais é possível manter um plano mestre. Isso ocorre com todo o horizonte de planejamento, mesmo que você não use o planejamento mestre para planejamento de fornecimento.

Planejamento de fornecimento

Durante uma simulação de plano mestre, o fornecimento é planejado na forma de um plano de fornecimento. É possível realizar uma simulação de plano mestre nas seguintes sessões:

Para o plano de fornecimento, são utilizadas três fontes de fornecimento: produção, compra e distribuição (de outro local de armazém na mesma companhia ou de uma coligada). Assim, o plano mestre de item contém os seguintes campos do plano de fornecimento:

O Planejamento empresarial pode calcular esses planos durante uma simulação de plano mestre. Como opção, é possível inserir diretamente (ou modificar) os volumes de plano de produção ou de compra no plano mestre de item.

Para o plano de produção, o Planejamento empresarial usa:

Mecanismos de planejamento mestre

Para o planejamento de produção baseado em plano mestre, estão disponíveis dois algoritmos de planejamento ou mecanismos de planejamento mestre:

No planejamento infinito, presume-se que não existem restrições sérias sobre a disponibilidade de componentes e capacidade. Portanto, não há restrições a levar em conta. Para obter mais informações, consulte Planejamento mestre infinito.

No controle de carga de trabalho, as restrições de materiais e/ou de capacidade desempenham uma função. Com base na ideia de que a carga de trabalho na produção por encomenda afeta significativamente o lead time de ordem, esse método tem por objetivo controlar e nivelar a quantidade de carga de trabalho. Para obter mais informações, consulte Controle de carga de trabalho.

Por padrão, o Planejamento empresarial executa planejamento infinito. Se quiser usar o controle de carga de trabalho, é necessário atribuir os itens envolvidos a uma unidade de planejamento e definir seu mecanismo de planejamento mestre como Controle de carga de trabalho.

Nota

Se o parâmetro de armazém Disponível para planejamento em Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000) for selecionado, o estoque em quarentena será levado em conta quando as quantidades de material disponível forem calculadas para uma ordem de produção.

Se a caixa de seleção estiver desmarcada, o estoque em quarentena é ignorado pela lógica de planejamento.