Faturas de juros

É possível gerar faturas de juros para faturas pagas, parcialmente pagas e não pagas. Além disso, após gerar e enviar uma fatura de juros, é possível gerar uma fatura de juros subsequente para o próximo período.

Configurar o faturamento de juros

É possível configurar o faturamento de juros em Contas a receber e na Contabilidade.

Para configurar o faturamento de juros, use estas sessões:

  • Parceiro de negóc. faturado (tccom4112s000)
    Para parceiros de negócios faturados para os quais você deseja gerar faturas de juros, selecione a caixa de seleção Cobrar juros. Se a caixa de seleção estiver selecionada, será possível selecionar o Código de taxa de juros. Esse código de taxa de juros é atribuído ao parceiro de negócios. Se esse valor for especificado, o Código de taxa de juros especificado na sessão Grupos financeiros de parceiros de negócios (tfacr0110m000) será ignorado. A taxa de juros definida para esse Código de taxa de juros é usada para calcular o valor dos juros em cartas de cobrança e faturas de juros.
  • Esquema de mapeamento (tfgld4573m000)
    Utilize esta sessão para define the mapping of the Fatura de juros/análise de receitas integration document type.
  • Percentagens de juros (tfacr5102m000)
    Utilize esta sessão para define the interest percentages for each financial business-partner group, and for different periods of days.
  • Parâmetros da fatura de juros (tfacr5101s000)
    Utilize esta sessão para define whether interest must be calculated on unpaid invoices, partly paid invoices, interest invoices, and/or fully paid invoices. Também é possível indicar que o LN deve considerar pagamentos adiantados, pagamentos não alocados e notas de crédito para a geração de faturas de juros.
  • opcionalmente, defina condições.

    Exemplo: LN only generates an interest invoice advice entry if these conditions are met:

    • o total de todas as entradas de aviso em uma moeda é maior que o valor mínimo permitido de uma fatura de juros definido no campo Valor mínimo para fatura de juros.
    • a fatura está vencida há um número de dias maior do que o número de dias definido no campo Mínimo de dias p/ fatura de juros.
Processar faturas de juros

Para gerar faturas de juros:

  1. Em Contas a receber, use estas sessões:

    • Selecionar faturas para faturas de juros (tfacr5210m000)
      Utilize esta sessão para select invoices for which interest invoices can be generated and calculate the interest amounts according to the parameter settings of the Parâmetros da fatura de juros (tfacr5101s000) session.
    • Aviso da fatura de juros (tfacr5510m000)
      É possível usar esta sessão para visualizar os dados de faturamento de juros selecionados e excluir alguns registros se for necessário.
    • Transferir faturas de juros para faturamento (tfacr5220m000)
      Utilize esta sessão para transfer the interest invoice advice from Contas a receber to Faturamento.
    Quando você transferir as faturas de juros para Faturamento, o LN excluirá as linhas de aviso de juros de Contas a receber.
  2. Em Faturamento:

    1. Na sessão Linhas faturáveis (cisli8110m000), é possível opcionalmente visualizar os dados de fatura de juros. É possível alterar o status de linhas individuais para Confirmado ou Aguardando conforme necessário.
    2. Crie um lote de faturamento para processar os dados de fatura de juros, ou processe um conjunto de lote de faturamento que contenha tal lote de faturamento.

Se já existirem faturas de juros para o parceiro de negócios em Faturamento que possuam o status Impresso ou Lançado, o LN gerará uma nova fatura de juros. Se existir uma fatura de juros anterior com o status Selecionado para o parceiro de negócios em Contas a receber, o LN alterará a fatura de juros existente para incluir o novo número de dias e o novo valor de juros.

Quando você lança as faturas de juros, o LN cria entradas em aberto para os valores de juros em Contas a receber. As faturas de juros são lançadas nas contas contábeis para as quais você mapeou o tipo de documento de integração Fatura de juros/análise de receitas.