Selecionar dados de ordem para faturamento

É necessário criar um lote de faturamento para criar seleções de dados de faturamento para os quais a aplicação gera faturas.

Se você criar um novo lote de faturamento na sessão Lotes de faturamento (cisli2100m000), será necessário selecionar um modelo de lote de faturamento para o lote de faturamento. O modelo de lote de faturamento determina os tipos e o número de linhas de dados da fatura que podem ser selecionados para o lote de faturamento.

Nota

Um modelo deve definir exatamente o número e os tipos de ordens para os quais deseja criar faturas em um lote de faturamento. No lote de faturamento, não é possível ignorar as seleções definidas no modelo de lote de faturamento. Para todos os tipos de ordens para os quais o modelo define que é possível selecionar Diversos, o intervalo completo de dados de faturamento é selecionado no lote de faturamento por padrão. É possível especificar um intervalo menor no lote de faturamento. No entanto, não é possível selecionar Nenhum.

Por exemplo, para criar somente faturas de juros, o modelo de lote de faturamento deve ter o valor Nenhum para todos os outros tipos de ordens.

Se você criar as faturas para os dados selecionados por meio do lote de faturamento, a aplicação poderá gerar uma fatura separada para cada linha de dados da fatura ou combinar os dados da fatura nas faturas.

O agrupamento ou não dos dados em uma fatura depende destes critérios e parâmetros:

  • Tipo de transação e série
    A série e o tipo de transação usados para o número de documento da fatura. Não é possível agrupar em uma fatura as ordens, para as quais os números de documento da fatura são gerados com séries ou tipos de transação diferentes.
    • Na sessão Tipos de transação de faturamento (cisli0101m000), é possível especificar, para todos os tipos de ordem, a série e o tipo de transação padrão para o número de documento da fatura. Dessa forma, é possível configurar a maneira padrão de agrupar linhas de fatura por fatura. Para agrupar faturas de diferentes tipos de ordem em uma única fatura, especifique a mesma série e tipo de transação para o tipo de ordem.

      Em um tipo de origem específico, o agrupamento é feito com base no tipo de transação regular: se a fatura final for uma nota de crédito, o tipo de transação de nota de crédito desse tipo de origem será usado. No entanto, se você agrupar tipos de origem diferentes na fatura (com base no método de faturamento e configurando o mesmo tipo de transação para os tipos de origem), será necessário definir o tipo de transação de nota de crédito para o mesmo valor para esses tipos de origem.

    • Se a seleção do lote de faturamento incluir faturas de ordem e notas de crédito relacionadas de ordens de devolução, a aplicação primeiro liquidará as faturas de ordem com as notas de crédito e gerará uma fatura de venda para o valor restante. A companhia operacional, o tipo de transação da fatura e o número da fatura da ordem devem estar disponíveis no Faturamento.
    • Na sessão Opções de faturamento (cisli1120s000), é possível permitir a substituição do tipo de transação ao criar um lote de faturamento. É possível usar esse recurso para substituir a forma como as linhas da fatura são agrupadas por padrão.
  • Critérios de composição
    As linhas da fatura poderão ser agrupadas em uma fatura somente se os critérios de composição tiverem os mesmos valores. Por exemplo, não é possível agrupar linhas da fatura para parceiros de negócios faturados diferentes em uma fatura. Para obter uma lista dos critérios de composição predefinidos, consulte Critérios de composição.
  • método de faturamento
    O método de faturamento define se várias ordens e tipos de ordens podem ser agrupados em uma fatura. Especifique os métodos de faturamento na sessão Métodos de faturamento (tcmcs0155s000) e depois vincule os métodos ao parceiro de negócios na sessão Parceiro de negóc. faturado (tccom4112s000).
  • Modelo de lote de faturamento
    O modelo de lote de faturamento controla o número e o tipo de ordens que podem ser selecionados para faturamento em um lote de faturamento. Se o modelo de lote de faturamento e o método de faturamento aplicável permitirem diferentes tipos de agrupamento, a aplicação aplicará o agrupamento mais restrito.
Substituir a série e os tipos de transação

Se o modelo de lote de faturamento permitir, você poderá especificar um tipo de transação e uma série na sessão Lotes de faturamento (cisli2100m000) que serão usados para gerar os números de documento em vez da série e do tipo de transação definidos para a fatura e as faturas de nota de crédito na sessão Tipos de transação de faturamento (cisli0101m000).

É possível usar esse recurso para dois fins:

  • Se o modelo de lote de faturamento permitir a seleção de vários tipos de ordens para os quais você definiu diferentes séries e tipos de transação padrão e deseja coletar as ordens em uma fatura.
  • Se você criar lotes de faturamento para um conjunto de lotes de faturamento, o modelo de lote de faturamento permitirá a seleção de um tipo de ordem e você distinguirá as faturas criadas, por exemplo, por vários departamentos. Para obter detalhes, consulte Processamento de trabalho de faturas.
Criar faturas separadas para cada tipo de ordem

Existem vários tipos de fatura, como faturas de venda, faturas de projeto e faturas de serviço. Para faturar cada tipo de ordem separadamente, é possível realizar algumas ou todas as seguintes ações:

  • Criar métodos de faturamento separados para cada tipo de ordem na sessão Métodos de faturamento (tcmcs0155s000).
  • Especificar diferentes séries e/ou tipos de transação para os diversos tipos de ordens na sessão Tipos de transação de faturamento (cisli0101m000).
  • Criar modelos de lote de faturamento em que cada um selecione um único tipo de dados de faturamento.