Pessoal – entrada de dados mestres

Para inserir dados mestres, em Pessoal, Dados mestres, acesse estas sessões:

  • Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000)
  • Funcionários - Pessoas (bpmdm0101m000)
  • Tarefas gerais (bpmdm0150m000)
  • Códigos de despesa geral (bpmdm0155m000)
  • Atribuições (bpmdm0130m000)
  • Códs. programação tempo trabalho (tcppl1101m000)
Nota

Para especificar padrões de inicialização gerais, bem como várias configurações específicas da sessão, use a sessão Perfis de usuário (bpmdm0102m000).

Para inserir dados mestres:
Passo 1.  Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000)

Na sessão Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000), é possível especificar várias configurações que afetem diretamente o registro de horas e o procedimento de processamento.

Por exemplo, se você selecionar a caixa de seleção Aprovação exigida na guia Processar custos/despesas de mão de obra, é preciso aprovar as horas e não é possível usar processamento direto. Se você selecionar a opção Direto, o processamento de horas é feito automaticamente.

Se você selecionar a caixa de seleção Atualizar orçam. funcion. com Orçam. equipe na guia Geral, é possível acelerar o orçamento das horas. Para obter mais informações, consulte Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000).

Nota

Na guia Geral, essas configurações também afetam a entrada, a aprovação e o processamento de horas:

  • Registro de tempo direto
  • Usar autorização de registro
  • Usar autorização de aprovação
Passo 2.  Funcionários - Pessoas (bpmdm0101m000)

Os dados na sessão Funcionários - Pessoas (bpmdm0101m000) são um subconjunto dos dados na sessão Funcionários - Geral (tccom0101m000). É possível inserir informações sobre controle de funcionários, como número fiscal, horas de emprego e data de emprego.

Nota

  • Insira as horas de emprego se desejar que o LN compare as horas regulares inseridas com o número de horas regulares especificado aqui.
  • Se você deixar o campo Departamento vazio em uma sessão de contabilidade de horas, o LN insere automaticamente o departamento do funcionário. Se, por qualquer motivo, você desejar registrar as horas de outro departamento, é possível ignorar o padrão.
Passo 3.  Tarefas gerais (bpmdm0150m000)

Na sessão Tarefas gerais (bpmdm0150m000), é possível criar tarefas gerais. Horas gerais são registradas somente em Finanças, como custos de contabilidade, e para análise de custo em Contabilidade de custos.

Passo 4.  Códigos de despesa geral (bpmdm0155m000)

Insira os códigos de despesa ( Infor XM: tipos de despesa) na lista da sessão Códigos de despesa geral (bpmdm0155m000). Os códigos de despesa gerais podem ser usados na sessão Despesas gerais (bptmm1111m300) para registrar um custo relacionado específico para, por exemplo, milhagem. O preço e a unidade inseridos para o código de despesa são valores padrão para a entrada de despesa.

Passo 5.  Atribuições (bpmdm0130m000)

É possível criar atribuições para um funcionário na sessão Atribuições (bpmdm0130m000). Uma atribuição possui uma data fixa de início e fim e pode ser recorrente. Nas sessões de horas, é possível recuperar as atribuições planejadas com o comando Usar atribuições. O uso de atribuições é opcional, mas acelera o processo de contabilidade de horas.

É possível gerar atribuições do Projeto. Essas atribuições originam-se do orçamento do projeto (linhas de mão de obra) e são atualizadas para Pessoal com a sessão Atualizar atribuições no apontamento de horas (tpptc2211m000).

Passo 6.  Códs. programação tempo trabalho (tcppl1101m000)

Use a sessão Códs. programação tempo trabalho (tcppl1101m000) para definir um código. Então, com o código selecionado, no menu Visualizações, Referências o Ações, escolha Progr. tempo de trabalho. Na sessão Progr. tempo de trabalho (tcppl1100m000), defina uma programação de tempo de trabalho para cada dia de trabalho. Para dividir o dia em partes com taxas de custo diferentes, é possível usar um tipo de mão de obra diferente para cada parte do dia. Um tipo de mão de obra diferente pode significar uma sobretaxa diferente sobre a taxa do funcionário. Um tipo de mão de obra diferente também pode significar que a mesma taxa é aplicada, mas é usada uma definição diferente das horas nos termos (hora regular ou hora extra). A sobretaxa para a linha de tipo de mão de obra é definida na sessão Tipo mão de obra - Sobretaxas (tcppl0131m000). Essa sobretaxa é aplicada além da taxa definida para o funcionário.

Insira seu código de WTS e o número de horas trabalhadas dentro de um período na sessão de detalhes de contabilidade de horas e salve a linha. O LN distribui automaticamente o número inserido de horas de acordo com a programação de tempo de trabalho. As linhas de horas programadas aparecem na folha de horário. É possível editar a folha de horário depois de gerar as horas programadas.

Nota

É possível especificar as horas para cada funcionário na sessão Progr. tempo de trabalho (tcppl1100m000), não somente para gerar facilmente linhas de horas, mas também para obter mais detalhes sobre as horas reais. Isso pode ser útil, por exemplo, para funcionários de meio turno.