Pessoal – visão geral

Você usa o pacote Pessoal para realizar a manutenção dos dados relacionados aos funcionários, bem como para inserir e processar horas e despesas. Os custos que resultam desse processo são registrados para Projeto, Fabricação, Serviço e Finanças.

Após as horas serem registradas, é possível aprová-las e processá-las. As horas reais podem, então, ser comparadas às horas orçadas.

Use Dados mestres para registrar informações e códigos de funcionário usados para horas e despesas gerais. É possível, também, registrar informações sobre funções, habilidades, tarifas e sobretaxas.

Inserir horas e despesas

É possível inserir horas de uma das seguintes maneiras:

  • Registro para um único funcionário ou equipe
    Nas sessões de contabilidade de horas, é possível inserir horas para um único funcionário ou equipe. Nesse último caso, é possível distribuir as horas inseridas entre os membros da equipe usando a opção Distribuir horas de equipe. Para horas de Produção e Projeto (PCS), é possível inserir também o tempo da máquina. Para um único funcionário ou toda uma equipe, é possível distribuir facilmente horas reais para uma tarefa gerando linhas de horas para um intervalo de tempo usando programações de tempo de trabalho. Observe que não é possível usar as programações de tempo de trabalho para tarefas gerais ou para horas do Projeto.
  • Registro global para uma gama de funcionários ou funcionários específicos
    É possível usar a sessão Registro global de horas (bptmm1201m000) para inserir coletivamente as horas para uma gama de funcionários. Use o botão Func. específicos para inserir e usar uma lista de funcionários específicos.

Para acelerar ainda mais a entrada de dados e preservar o desempenho do sistema, é possível usar estas sessões:

  • Perfis de usuário (bpmdm0102m000)
  • Copiar horas e despesas (bptmm1210m000)
  • Excluir horas e despesas (bptmm1206m000)
  • Usar atribuições (bptmm1204m000)

Para inserir despesas manualmente, é possível usar estas sessões:

  • Despesas gerais (bptmm1111m300)
  • Despesas de projeto (bptmm1111m100)
Inserir orçamentos (opcional)

É possível inserir orçamentos por funcionário, equipe ou departamento. Isso permite comparar as horas orçadas com as horas reais inseridas por funcionários. Após o processamento, as horas reais podem ser exibidas juntamente com as horas orçadas na sessão Orçamento por funcionário (bptmm3100m000). Nessa sessão, o campo Variação em horas exibirá a diferença entre as horas orçadas e as horas reais.

Aprovar horas e despesas (opcional)

Se a opção Em lotes for escolhida na sessão Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000), e a caixa de seleção Aprovação exigida for selecionada, realize estas etapas para aprovar horas ou despesas:

  1. Salve horas ou despesas inseridas.
  2. Faça uma das ações a seguir:

    • inicie a sessão (Des)Aprovação global de horas e despesas (bptmm1202m000)
    • aprove horas ou despesas nas sessões aplicáveis para cada linha: no menu Visualizações, Referências o Ações, escolha Aprovar horas.
Processar horas e despesas

Quando as horas são processadas, os custos de mão de obra são calculados com base nas horas reais. Os custos são, então, registrados no pacote de logística adequado e, por fim, em Finanças.

Quando as despesas são processadas, isto acontece:

  • as despesas do projeto são registradas no Projeto e, então, em Finanças
  • as despesas gerais são registradas em Finanças imediatamente.

Dependendo da opção selecionada na sessão Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000), é possível processar horas/despesas usando um destes métodos:

  • Direto
    Horas ou despesas são processadas imediatamente após a sessão aplicável ser fechada. Observe que, se essa opção for selecionada, será possível escolher Processar agora no menu Visualizações, Referências o Ações para ter horas ou despesas processadas sem fechar a sessão.
  • Em lotes
    Horas e/ou despesas são processadas somente após a execução da sessão Processar horas e despesas (bptmm1203m000).
Nota
  • Para verificar as horas e/ou despesas de uma gama de funcionários, os usuários autorizados podem usar a sessão Imprimir horas e despesas (verificação de conclusão) (bptmm1410m000).
  • Para os tipos de transação Ordem de produção, Ordem de montagem e Projeto (PCS), é possível usar a sessão Proc. de contabilidade de horas finais do dia (bptmm1205m000) para processar horas para as atividades ou operações que têm o status Fechado.
Atualizar orçamentos com horas reais (opcional)

Depois de processar as horas, é possível atualizar os orçamentos dos funcionários usando a sessão Atualizar orçam. por funcion. com horas reais (bptmm3201m000).

Arquivar horas e despesas

Dados de orçamento e dados de horas/despesas são armazenados nas tabelas de histórico de Pessoal. Para armazenar esses dados na companhia de arquivamento, selecione a caixa de seleção Companhia de arquivamento na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000). Sucessivamente, os dados de referência e horas/despesas são arquivados para Pessoal, Projeto, Serviço e Fabricação.

Em qualquer uma das sessões de arquivamento, selecione a opção Tipo de execução adequada para indicar as ações a serem realizadas. Também é possível arquivar os dados mestres em Comum e Pessoal.