Para utilizar um orçamento distribuído no tempo

Um orçamento distribuído no tempo (TPB) é um orçamento com escala de tempo baseado em atividades e criado a partir de um orçamento descendente.

Passo 1. 

Crie uma versão descendente para o seu projeto. Com mais de uma versão, é possível rastrear as alterações no orçamento descendente.

Os valores de versão para o orçamento que devem ser definidos são:

  • O valor de contrato da versão.
  • A taxa de lucro.
  • A reserva de gestão.

    Essa fórmula se aplica ao valor do contrato da versão:

    Valor do contrato da versão = taxa de lucro + reserva de gestão + valor distribuído
Passo 2. 

Se o status da versão do orçamento for Real, você poderá inserir o tempo inicial do orçamento para o cálculo.

É possível alterar o status da versão de Livre para Real somente se:

  • As outras versões têm um status diferente de Real.
  • O status do projeto é Livre ou Ativo.
Passo 3. 

Para suportar orçamentos distribuídos no tempo com várias moedas, especifique a data do orçamento para fixar a data para as taxas de transação da moeda.

Passo 4. 

Em um orçamento distribuído no tempo, é necessário distribuir os valores pelas atividades, vinculá-los à versão e inserir os dados relacionados ao valor agregado, (consulte Para utilizar valores distribuídos). Também é possível copiar um orçamento ascendente em um orçamento descendente. Em seguida, o valor do orçamento fica disponível como valor distribuído para a versão.

Passo 5. 

Com a sessão Gerar estrutura e orçamento descendente (tpptc5210m000), é possível vincular atividades a uma versão do orçamento descendente em uma ação. Essa sessão opcional pode ser usada somente se ainda não houver um orçamento atribuído à versão. Após a execução dessa sessão, cada atividade precisará de um valor de orçamento. Será possível derivar esse orçamento do orçamento ascendente da atividade se a caixa de seleção Copiar linhas de orçamento da atividade estiver selecionada. Caso contrário, os valores de orçamento são zero e devem ser inseridos manualmente.

Passo 6. 

Gere o orçamento distribuído no tempo com a sessão Gerar orçamento distribuído no tempo (tpptc5200m000). É possível gerar o código de análise do TPB ou criá-lo manualmente na sessão Códigos de análise do orçamento distribuído no tempo por Projeto (tpptc5120s000). O código de análise é a combinação da uma versão, um tipo de taxa de câmbio e uma linha de base.

Passo 7. 

Na sessão Orçamento distribuído no tempo (Valor planejado por período) (tpptc5521m000), o orçamento distribuído no tempo é exibido como valor planejado.

Passo 8. 

Para monitorar o orçamento distribuído no tempo, use os dados a seguir:

Passo 9. 

Execute a sessão Gerar medição de desempenho (tpppc5200m000) e compare os custos de unidade com o progresso e o orçamento: