Item - Roteiros (tirou1101m000)Utilize esta sessão para listar, definir e realizar a manutenção dos códigos de roteiros para roteiros específicos do item e standard routing. É possível definir diversos roteiros atribuindo diversos códigos de roteiros a um item. Para itens RPT e para cada roteiro definido para itens RPT, o centro de trabalho (que é o gargalo do roteiro em questão) é determinado. A taxa de produção para a operação de gargalo também é determinada. Nota É necessário ter um código de roteiro igual ao código especificado no campo Roteiro padrão da sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000). O LN utiliza o código de roteiro como um padrão, a menos que um roteiro dependente da quantidade da ordem seja aplicável.
Item O item produzido pelo roteiro. Se esse campo estiver vazio, o roteiro definido nessa sessão será um roteiro padrão. Roteiro A sequência de operações necessárias para a fabricação de um item. Para cada operação, são especificados a tarefa, a máquina e o centro de trabalho, além de informações sobre os tempos de configuração e de ciclo. O código do roteiro identifica a folha de roteiro que o LN deve imprimir para ordens de produção que utilizam o roteiro correspondente. Diversos roteiros (alternativos) podem existir para cada item fabricado padrão. A seleção de um roteiro pode depender da quantidade da ordem ( Roteiro dependente da quantidade na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000)). Padrão Se esta caixa de controle estiver selecionada, a sequência de operação será vinculada a um roteiro padrão e poderá se aplicar a diversos itens. O campo Código de roteiro padrão contém o código de roteiro padrão. Código de roteiro padrão Se a caixa de seleção Padrão estiver selecionada, esse campo deverá conter um código de roteiro padrão. Unidade A quantidade do item fabricado em que o roteiro se baseia. A quantidade de roteiro permite incluir tempos de operação muito curtos no roteiro de um item. Exemplo
Em um intervalo de tempo de 60 minutos, são produzidos 100 itens. Com isso, o tempo de operação de um item é de 0,6 minuto. Se a caixa de seleção Padrão tiver sido selecionada, o LN exibirá a quantidade do roteiro padrão selecionado. Essa quantidade de roteiro pode ser alterada somente após a caixa de seleção Padrão ser desmarcada. Unidade de roteiro A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro. A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou odem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque. Até a qtd A quantidade máxima para o roteiro. Dependendo da quantidade da ordem, o LN determina uma sequência de operação. Exceções presentes Se esta caixa de controle estiver selecionada, exceções serão vinculadas a esse roteiro. Ou seja, o roteiro é controlado por unidade efetiva. Se você excluir as exceções do roteiro no módulo Unidade de efetividade, a caixa de seleção será desmarcada. Nota Não é possível definir exceções para um roteiro padrão. Configuraçãopadrão Se esta caixa de controle estiver selecionada, o roteiro faz parte da configuração padrão de um item. Os custos relacionados ao roteiro são incluídos no preço de custo padrão. Se a caixa de seleção Configuração padrão estiver desmarcada, o roteiro não fará parte da configuração padrão de um item. Os custos relacionados ao roteiro não são incluídos no preço de custo padrão. A caixa de seleção Configuração padrão em combinação com a configuração da caixa de seleção Válido na sessão Exceções (tcuef0105m000) indica se o roteiro é utilizado para uma unidade de efetividade específica.
Nota Se o roteiro tiver exceções anexadas, mas você não quiser utilizar exceções, por exemplo, para vender peças sobressalentes ou para um item final que não seja unidade efetividade, então, poderá desmarcar essa caixa de seleção. Exceções presentes Se esta caixa de controle estiver selecionada, essa linha de BOM terá exceções vinculadas a ela. As exceções fazem parte do conceito de unidade de efetividade. Txto Se essa caixa de seleção estiver selecionada, um texto estará presente.
| |||||||