Pulmões de alocação

É possível usar pulmões de alocação para alocar estoque livre (não alocado) se o estoque for insuficiente.

Ao criar um pulmão de alocação, o estoque disponível livre de um armazém, item e, se presente, unidade de efetividade é alocado para uma especificação. O estoque pode então ser consumido por linhas de ordem de saída cujas características de especificação conciliem as do pulmão de alocação. As linhas de aconselhamento de saída, linhas de aviso, linhas de expedição e assim por diante, criadas nos procedimentos de saída e expedição obtêm as características da especificação da ordem de demanda da qual se originam.

É possível criar pulmões de alocação somente se o seguinte se aplicar:

  • A caixa de verificação Usar estoque não alocado está selecionada na seção Termos e condições de rastreamento de demanda (tctrm1165m000).
  • O estoque não alocado está disponível.
Nota

Os pulmões de alocação são gerados com base em um grupo de números e séries definidos na seção Parâmetros de planejamento do estoque (whinp0100m000).

Calcular o estoque não alocado disponível

O LN calcula o estoque não alocado disponível como segue:

{A - (B + C + D)} + E = F Se F > G, G = estoque não alocado disponível H - I = G
SímboloValor do campo na seção Estoque por armazém, Item e Unidade de efetividade (whwmd2516m000):
A Estoque disponível
B Bloqueado
C Comprometido
D Local alocado
F Estoque comprometido em curso
FResultado intermediário
HCampo Estoque disponível da sessão Estoque por armazém, Item e Unidade de efetividade (whwmd2516m000)
ICampo Estoque disponível na seção Estoque por especificação (whwmd2519m000)

 

O estoque comprometido C e o estoque com local alocado D podem sobrepor-se, pois, se o aconselhamento de saída for criado para o estoque comprometido, esse estoque comprometido avisado será relacionado tanto como estoque comprometido como de local alocado. Se C e D forem subtraídos de A para calcular F, o estoque F livre calculado será menor do que o estoque livre real. Portanto, o estoque comprometido no processo E será adicionado para equilibrar o resultado.

Se F for superior à diferença entre o campo Estoque disponível da seção Estoque por armazém, Item e Unidade de efetividade (whwmd2516m000) e o campo Estoque disponível da seção Estoque por especificação (whwmd2519m000), o resultado será ajustado a essa diferença.

Criar pulmões de alocação

Os pulmões de alocação são criados:

É possível visualizar os pulmões de alocação na seção Comprometimento de estoque (whinp2100m000).

Criar pulmões de alocação no Planejamento empresarial

Durante uma execução de planejamento de ordem, o Planejamento empresarial pode criar pulmões de alocação para alocar estoque a uma ordem de demanda.

Para alocar estoque:

  1. O LN verifica se o estoque não alocado está disponível para o item, armazém e especificação da ordem de demanda.
  2. Se não estiver, não ocorre alocação.

  3. Se estiver, o LN procurará pulmões de alocação sem aconselhamento de saída cujas características de especificação conciliem as da ordem de demanda.

  4. Se forem encontrados, a quantidade do pulmão de alocação existente será aumentada com a quantidade necessária para a ordem de demanda, e a quantidade do estoque não alocado será reduzida pela quantidade da ordem de demanda.
  5. Se não forem encontrados, o LN criará um novo pulmão de alocação com uma especificação cujas características são idênticas às da ordem de demanda. A quantidade do novo pulmão de alocação corresponde à quantidade da ordem de demanda.

    Na seção Estoque por especificação (whwmd2519m000), os seguintes campos são aumentados com a nova quantidade do pulmão de alocação:

Criar pulmões de alocação na entrada da linha de ordem de venda

Os pulmões de alocação podem ser criados como segue, a partir da seção Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou da seção Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100):

  • Manualmente no menu de falta de estoque
    Quando ocorre uma escassez de estoque na linha da ordem, a seção Menu de escassez de estoque (tdsls4830s000) é iniciada. Selecione Criar pulmão de alocação para criar um pulmão de alocação na seção Criar pulmões de alocação (tdsls4813s000). O pulmão de alocação é criado quando a linha de ordem de venda é salva.
  • Manualmente, na Armazenamento
    É possível alocar estoque não alocado na seção Comprometimento de estoque (whinp2100m000). No menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Pulmões de alocação para iniciar essa seção e inserir seus dados.
  • Automaticamente na entrada da linha de ordem de venda
    Quando ocorre uma escassez de estoque, um pulmão de alocação é criado automaticamente na entrada da linha de ordem de venda se o campo Gestão automática de escassez de estoque estiver definido como Criar pulmão de alocação para o item relevante na seção Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000).
Consumo de pulmões de alocação

Se o aconselhamento de saída for criado para uma linha de ordem de saída com uma especificação, o LN primeiro avisa o estoque alocado recebido por meio de ordens de fornecimento com as características de especificação correspondentes, aumentando assim a quantidade no campo Local do estoque alocado da seção Estoque por especificação (whwmd2519m000).

Se esse estoque for insuficiente, o LN avisa o estoque dos pulmões de alocação com características de especificação que conciliem as da linha da ordem de saída, aumentando assim a quantidade no campo Local do estoque alocado e no campo Estoque no pulmão de alocação da seção Estoque por especificação (whwmd2519m000).

Nota

Se houver estoque insuficiente de uma especificação em particular disponível a ser baixado no armazém, será possível aconselhar estoque não alocado ou estoque de uma especificação diferente, para compensar a quantidade ausente. Se isso é ou não permitido é determinado pelas caixas de seleção Aconselhamento de estoque não alocado e A rastreabilidade de demanda da linha de saída é vinculante na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000). Consulte Estoque alocado ou não alocado no processo de saída.

Da mesma forma, se o aconselhamento de saída for liberado para uma linha da ordem de saída com uma especificação, o LN primeiro liberará o estoque alocado recebido por meio de ordens de fornecimento com características de especificação correspondentes. Se as linhas de remessa correspondentes forem confirmadas, a quantidade no campo Local do estoque alocado da seção Estoque por especificação (whwmd2519m000) é reduzida.

Se esse estoque for insuficiente, o LN liberará o estoque dos pulmões de alocação com características de especificação que conciliem as da linha da ordem de saída. Se as linhas de remessa correspondentes forem confirmadas, a quantidade no campo Local do estoque alocado da seção Estoque por especificação (whwmd2519m000) é reduzida.

Aconselhar estoque não alocado ou estoque com especificações diferentes

Se houver estoque insuficiente com uma especificação em particular no armazém, será possível criar um aconselhamento de saída para estoque não alocado ou estoque de uma especificação diferente, para compensar a quantidade ausente. Se isso é ou não permitido é determinado pelas caixas de seleção Aconselhamento de estoque não alocado e A rastreabilidade de demanda da linha de saída é vinculante na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000). Consulte Estoque alocado ou não alocado no processo de saída.