Para gerar requisitos críticos de material

Quando é gerado um plano de produção, os componentes críticos necessários para executar esse plano de produção são registrados como requisitos críticos de material. Na seção Plano mestre de item (cprmp2101m000), esses requisitos são visíveis como demanda de material dependente.

Um componente é considerado um material crítico para a produção de um item se estiverem reunidas as seguintes condições:

  • O componente aparece na lista de materiais críticos (BCM) do item (consulte a seção Lista de materiais críticos (cprpd3120m000)).
  • A primeira data com capacidade do período de planejamento em que cai o fornecimento planejado (ou, se não existir essa data, o primeiro dia do período de planejamento) deve situar-se entre a data de efetividade e a data de vencimento registradas para o componente crítico na BCM do item.

Como regra, os requisitos críticos de material são gerados ao atualizar um plano mestre de item (consulte o tópico Para manter um plano mestre de item). (Ao usar a seção Iniciar, Rolar e atualizar cenário (cprpd4200m000), porém, é possível desativar a geração de requisitos.)

Visto que o processo de produção, obviamente, leva tempo, o planejamento de um requisito de material crítico deve cair em algum momento antes do fornecimento planejado do item final. Supondo que o fornecimento do item final está distribuído uniformemente ao longo do período de planejamento, o requisito de material é deslocado para o passado usando a compensação do lead time registrada na BCM do item final.

Compensação de BCM lógica

O LN leva em conta a relação pai/componente ao calcular a demanda dependente de itens críticos. Como resultado disso, o LN planeja um múltiplo da quantidade na lista de materiais críticos (BCM) em cada período de planejamento. A vantagem é que não é preciso esperar até ser executado o plano de produção de todos os períodos em que a demanda dependente está espalhada.

O processo de compensação para planejar os componentes críticos é o seguinte:

  • Crie um plano de produção para o item pai.
  • Compense o lead time do item pai para os períodos de planejamento e divida a quantidade da demanda prevista pelos períodos de planejamento disponíveis.
  • Arredonde a demanda prevista para o conjunto de unidades pai de acordo com o conjunto de unidades definido para o item pai na seção Itens (tcibd0501m000).
  • Multiplique cada quantidade de BCM de componentes críticos do item pai.
  • Arredonde a demanda dependente (crítica) de acordo com o conjunto de unidades de componente.
  • A data inicial do requisito de material crítico é calculada como a data inicial do período de planejamento menos a compensação do lead time (em dias úteis).
  • Da mesma forma, a data final do requisito é calculada como a data final do período de planejamento menos a compensação do lead time (em dias úteis).
  • O período compreendido entre a data inicial e a data final do requisito de material pode se sobrepor a mais de um período de planejamento. Nesse caso, a quantidade necessária é distribuída ao longo desses períodos de planejamento em proporção à capacidade disponível (de acordo com o calendário da companhia) em cada período de planejamento.
  • Para cada combinação de um período de planejamento de origem e período de planejamento necessário, um requisito de material crítico separado é registrado.

É possível visualizar os requisitos críticos de material na seção Necessidades críticas de material (cprmp2505m000). A origem dos requisitos críticos de material é exibida na seção Necessidades críticas de material (cprmp2505m000).

Nota

Para garantir que as explosões de demanda dependente de itens críticos sejam alocadas ao armazém correto, é preciso especificar um armazém na linha de BCM. O LN inserirá automaticamente o armazém especificado para o item na linha de BOM na sessão Lista de material (tibom1110m000), ou o armazém especificado para o item na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000) se nenhum armazém for especificado na linha de BOM. O ATP e a demanda dependente de um item principal são explodidos para itens de planejamento que têm o mesmo agrupamento do armazém especificado na lista de materiais críticos do item principal.