Atividades de ordem de trabalho (tswcs2110m000)

Utilize esta sessão para manter as atividades de ordem de trabalho. As atividades de ordem de trabalho podem ser baseadas nas atividades de referência definidas no módulo Gestão de atividade. Se você não utilizar atividades de referência, poderá identificar a atividade da ordem de trabalho com uma descrição.

Você pode selecionar uma única atividade de referência, um roteiro mestre, uma opção de roteiro ou uma operação para planejar e realizar manutenção em um item (serializado). O roteiro mestre, a opção de roteiro e a operação são identificados por uma atividade de referência.

Você pode modificar os dados padrão que definiu para a atividade de referência no módulo Gestão de atividade – por exemplo, a duração da atividade, os materiais necessários, as horas necessárias ou as ferramentas necessárias. A data da movimentação padrão para uma nova atividade da ordem de trabalho é a data atual. A data da movimentação também é utilizada para identificar a versão das atividades de referência.

Nessa sessão, você pode:

  • Modificar as datas de planejamento da atividade.
  • Inserir as datas reais.
  • Inserir o resultado real de uma inspeção.
  • Adicionar um roteiro à linha de atividade da ordem de trabalho.
  • Adicionar necessidades de recursos a uma atividade da ordem de trabalho.

É possível adicionar atividades a uma ordem de trabalho durante a fase de planejamento, a fase de preparação de ordens de trabalho e a fase de execução. O status da ordem de trabalho deve ser Livre, Planejado ou Liberado. Não é possível adicionar atividades a ordens de trabalho subcontratadas com o status Liberado.

Integração com Gestão da qualidade do Infor LN

O Infor LN permite criar registros de não conformidade para objetos de serviço utilizando a opção Criar registro de não conformidade no menu Ação. É chamada a sessão Registros de não conformidade (qmncm1100m000), na qual você pode criar o relatório para o objeto de serviço.

O Infor LN permite vincular registros de não conformidade para objetos de serviço utilizando a opção Vincular registro de não conformidade no menu Ação. É chamada a sessão Registros de não conformidade (qmncm1100m000), na qual você pode selecionar o relatório a ser vinculado ao objeto de serviço.

Você pode utilizar a opção Desvincular registro de não conformidade no menu Ação para desvincular o registro de não conformidade. É chamada a sessão Ordens relacionadas - Registros de não conformidade (tsmdm4500m100), na qual você pode selecionar o relatório a ser desvinculado.

Nota
  • Essas opções de registro de não conformidade estarão visíveis somente se a caixa de seleção Registros de não conf. estiver marcada na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000).
  • A opção Criar registro de não conformidade será ativada somente se o Item tiver sido especificado para o objeto de serviço.

 

Ordem de trabalho
O código de série que identifica a ordem de trabalho.

É possível definir a série para o grupo de números da ordem de trabalho na sessão Primeiros números livres (tcmcs0150m000). O grupo de números para ordens de trabalho é definido na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000).

Tópico relacionados

Ordem de trabalho
A descrição da ordem de trabalho é selecionada na seguinte ordem:
  1. A descrição do tipo de serviço.
  2. A descrição do item serializado.
  3. A descrição do item.
  4. A descrição da etiqueta.
Status da ordem
O status atual da ordem de trabalho. O status da ordem de trabalho é utilizado para controlar as várias fases do processo de ordem de trabalho.

Você poderá alterar o status da ordem de trabalho a qualquer momento se o status for Livre ou Planejado. Após a liberação da ordem de trabalho, todas as atividades de ordem de trabalho devem ser concluídas antes que a ordem de trabalho possa ser atualizada para o próximo status.

Status da ordem de trabalho/atividade da ordem de trabalho

Item
O item ou o item serializado em que a manutenção deve ser realizada.
Descrição
A descrição do item.
Número de série
O número de série do item serializado.
Linha de atividade
A linha de atividade representa a atividade de referência ou o roteiro mestre que deve ser realizado para a ordem de trabalho. A linha de atividade é identificada por um número de sequência.
Status de ativ
O status atual da atividade da ordem de trabalho. O status da atividade da ordem de trabalho é utilizado para controlar as várias fases do processo da atividade da ordem de trabalho.

As atividades de ordem de trabalho têm um status de atividade relacionado ao status da ordem de trabalho. A tabela a seguir lista os possíveis valores de status da atividade para cada valor de ordem de trabalho.

Status da ordemStatus da atividade
LivreLivre
PlanejadoLivre, Planejado, Cancelado
LiberadoLivre, Planejado, Liberado, Concluído, Aprovado, Fechado, Cancelado
ConcluídoConcluído, Aprovado, Fechado, Cancelado
AprovadoAprovado, Fechado, Cancelado
FechadoFechado

 

Você poderá alterar o status da ordem de trabalho a qualquer momento se o status for Livre ou Planejado. Após a liberação da ordem de trabalho, todas as atividades de ordem de trabalho devem ser concluídas antes que a ordem de trabalho possa ser atualizada para o próximo status.

Roteiro mestre
A atividade de referência que identifica o roteiro mestre e é selecionada na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000).
Nota
  • Se o item da ordem de trabalho for serializado, o número de série do item deverá estar dentro dos intervalos de item serializado do roteiro mestre.
  • O departamento de serviço especificado no cabeçalho da ordem de trabalho deve ser vinculado ao grupo de atividade vinculado à atividade de referência no módulo Gestão de atividade.
  • O roteiro mestre será utilizado se caixa de seleção Usar roteiro mestre estiver marcada na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000).
Sequência
O número de sequência da atividade da ordem de trabalho.
Atividade de referência
A atividade de referência que deve ser realizada. Você pode inserir uma única atividade de referência ou a atividade de referência especificada para uma operação no roteiro mestre.
Nota
  • Se um departamento principal de serviços precisar executar a ordem de trabalho, você poderá selecionar somente as atividades de referência definidas para o item que deve ser mantido e para o departamento principal de serviços na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000).
  • A atividade de referência não poderá ser modificada se o status da atividade for Liberado, Concluído, Aprovado, Fechado ou Cancelado.
  • Se a caixa de seleção Atividade de ref. obrigatória na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000) for marcada, a atividade de referência deverá ser preenchida.
  • O item serializado deve pertencer aos intervalos de item serializado definidos para a atividade de referência na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000).
Data de efetividade
A primeira data e hora em que a atividade de referência se torna válida.
Nota

A data de efetividade e a data de vencimento são definidas na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000) e têm alterações controladas.

Data de vencimento
A primeira data e hora em que a atividade de referência não é mais válida.
Nota

A data de efetividade e a data de vencimento são definidas na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000) e têm alterações controladas.

Descrição
A descrição da atividade da ordem de trabalho. Se você não utilizar atividades de referência da sessão Atividades de referência (tsacm1101m000), poderá inserir manualmente uma descrição para identificar a atividade da ordem de trabalho.
Nota

Se você tiver inserido uma atividade de referência, a descrição da atividade de referência será selecionada da sessão Atividades de referência (tsacm1101m000).

Argum. de busca
O argumento de busca de atividades de ordem de trabalho. O argumento de busca é derivado da descrição.
Quantidade real
O número de itens/peças mantidos que passaram com êxito por uma etapa ou todas as etapas do processo de ordem de trabalho.
Unidade
A unidade de estoque do item que é mantido (ou a ser mantido).
Centro de trabalho
O centro de trabalho em que as atividades de ordem de trabalho são executadas.

Você pode vincular o grupo de atividade da atividade de referência ao centro de trabalho:

  • Ao definir uma atividade de referência na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000).

Por exemplo, as atividades de limpeza que pertencem ao grupo de atividade Limpeza devem ser realizadas em um centro de trabalho que tenha equipamentos de limpeza disponíveis.

Lista de verificação
A lista de verificação que pode ser utilizada para executar as atividades de ordem de trabalho.
Localizando motivo
O código que identifica o resultado da inspeção.
Texto de decisões
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um texto foi adicionado ao motivo de decisão.

Tópico relacionados

Aprovado por
O funcionário de serviço que aprova a atividade. O funcionário deve ter as habilidades para aprovar necessárias.
Data do cancelamento
A data e hora em que o status da atividade foi alterado para Aprovado.
Primeira data inicial
A primeira data em que você pode começar a executar a atividade da ordem de trabalho.

O valor padrão para a primeira atividade da ordem de trabalho é igual à primeira data inicial da ordem de trabalho. Para atividades de ordem de trabalho subsequentes, a seguinte fórmula é utilizada para calcular a primeira data inicial (EST):

 EST da atividade atual = EST da atividade anterior + duração da atividade anterior 
Última data final
A última data em que você pode finalizar a atividade da ordem de trabalho.

O valor padrão para a última atividade da ordem de trabalho é igual à última data final da ordem de trabalho. Para atividades de ordem de trabalho anteriores, a seguinte fórmula é utilizada para calcular a última data final (LFT):

 LFT da atividade anterior = LFT da próxima atividade - duração da próxima atividade 
Compromisso
Se esta caixa de controle estiver selecionada, existe um compromisso para a atividade da ordem de trabalho e você pode modificar somente a primeira data inicial e a última data final na sessão Compromissos (tsmdm0123m000).
Nota

A caixa de seleção é desmarcada quando a Verificação de ATP é realizada e há uma alteração na data inicial planejada.

Tópico relacionados

Tempo de fila
O tempo de fila planejado padrão é igual ao tempo de fila do centro de trabalho. O tempo de fila do centro de trabalho é definido na sessão Departamentos de serviço (tsmdm1100m000).
Tempo de fila
A unidade em que a duração de tempo é expressa. A unidade de tempo da duração é definida na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000).
Tempo de configuração
O tempo de configuração planejado para a atividade da ordem de trabalho. O tempo de configuração é expresso na unidade de duração de tempo definida na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000).
Tempo exec. mão de obra
O tempo de execução de mão de obra planejado é expresso na unidade do parâmetro de duração de tempo.
Tempo execução MdO
O tempo de execução de máquina planejado é expresso na unidade do parâmetro de duração de tempo.
Duração da ativ
A duração da atividade da ordem é a soma do tempo de configuração com o tempo de execução. Você pode inserir o tempo de execução de máquina e o tempo de execução de mão de obra. O maior dos dois tempos de execução é utilizado para calcular a duração da atividade da ordem.

Exemplo

O tempo de configuração para uma atividade da ordem de trabalho é uma hora. Durante o tempo de configuração, o funcionário de manutenção prepara a ordem. O tempo de execução de máquina é de três horas. Durante a primeira hora do tempo de execução de máquina, o funcionário de manutenção mantém a máquina em operação.

Tempohr
Tempo de configuração1
Tempo de execução de máquina3
Tempo de execução de mão de obra2

 

Duração da atividade da ordem resultante: 4 horas (tempo de configuração + tempo de execução de máquina)

Data inicial planejada
A data planejada para começar a executar a atividade da ordem de trabalho. A data inicial planejada pode ser (re)calculada com base na duração da atividade da ordem e na data final planejada. Clique em Determinar para (re)calcular a data inicial planejada com base em um calendário.
Nota

A data inicial planejada deve ser:

  • Igual ou posterior à primeira data inicial.
  • Igual ou anterior à última data final.
Data final planejada
A data planejada em que você deve finalizar as atividades de ordem de trabalho. A data final planejada pode ser (re)calculada com base na duração da atividade da ordem e na data inicial planejada. Clique em Determinar para (re)calcular a data final planejada com base em um calendário.
Nota

A data final planejada deve ser:

  • Igual ou posterior à primeira data inicial.
  • Igual ou anterior à última data final.
Data inicial real
A data e hora em que o trabalho na atividade de ordem de trabalho começou.
Data final real
A data e hora em que o trabalho na atividade de ordem de trabalho foi finalizado.
Opções de roteiro
Um subconjunto do roteiro mestre. Um conjunto predefinido de operações que podem ser realizadas. Cada operação é identificada por um número de sequência exclusivo.
Tipo de cobertura
O tipo de cobertura para a atividade da ordem de trabalho é utilizado para cobrir os custos gerais da atividade da ordem de trabalho em Finanças.
Nota

Não é possível alterar o tipo de cobertura depois de reservar os custos reais em Finanças. Porém, você poderá alterar o tipo de cobertura para custos WIP reservados em Finanças.

Cotação
A cotação de ordem de venda de manutenção vinculada à ordem de trabalho.
Linha de cotação
A linha de cotação de ordem de venda de manutenção vinculada à atividade da ordem de trabalho.
Subcontratado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a atividade da ordem de trabalho é subcontratada.
Material
Status de verificação de estoque
O status do estoque geral para todas as linhas de material pertencentes à atividade.

Valores permitidos

Status do estoque

Estoque ATP disponível
Indica se o estoque para todas as linhas de material pertencentes à atividade, calculado pela verificação de ATP, está disponível.
Data disponível
Última data ATP para todas as linhas de material que pertencem à atividade.
Data de verificação
Última data de verificação de ATP para todas as linhas de material que pertencem à atividade.
Estoque planejado disponível
Indica se o estoque para todas as linhas de material que pertencem à atividade, calculado pela verificação de estoque planejado, está disponível.
Data disponível
Última data disponível planejada para todas as linhas de material que pertencem à atividade.
Data de verificação
Última data de verificação planejada para todas as linhas de material que pertencem à atividade.
Estoque disponível
Indica se o estoque para todas as linhas de material que pertencem à atividade, calculado pela verificação de estoque disponível, está disponível.
Data de verificação
Última data de verificação de estoque disponível para todas as linhas de material que pertencem à atividade.
Restrição de baixa de material
O nível em que as linhas de material devem ser totalmente expedidas.
Nota
  • O valor padrão nesse campo é obtido da sessão Ordens de trabalho (tswcs2100m000).
  • Esse campo será desativado se:
    • O Status da Número da linha de atividade é definido como Concluído.
    • Para uma Número da linha de atividade Liberado, existe uma ordem de armazém relacionada que não pode ser modificada.
Subcontratado
O código que identifica o parceiro de negócios fornecedor se a atividade da ordem de trabalho é realizada por terceiros.
Nota

Esse campo será aplicável e obrigatório somente se:

  • a caixa de seleção Criar solicitação de compra não estiver marcada.
  • a caixa de seleção Subcontratado estiver marcada.
Item de serviço/custo
O serviço a ser realizado por um subcontratante.
Nota

Esse campo será aplicável e obrigatório se a caixa de seleção Subcontratado estiver marcada.

Fornecer item a subcontratado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item subcontratado é fornecido ao armazém do subcontratante.
Nota
  • Esse campo será aplicável somente se:
    • o campo Subcontratação com fluxo de material estiver selecionado em Comps. software implementados (tccom0100s000)
    • a caixa de seleção Subcontratado estiver marcada.
    • a atividade estiver vinculada a uma submontagem de saída.
Fornecer material a subcontratado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o material é fornecido ao armazém do subcontratante.
Nota
  • Esse campo será aplicável somente se:
    • o campo Subcontratação com fluxo de material estiver selecionado em Comps. software implementados (tccom0100s000)
    • a caixa de seleção Subcontratado estiver selecionada.
Criar solicitação de compra
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a solicitação de compra pode ser gerada, pois o subcontratante não é identificado para a atividade.
Nota
  • Esse campo será aplicável somente se:
    • a caixa de seleção Subcontratado estiver marcada.
    • o valor no campo Subcontratado não for especificado.
  • Quando a caixa de seleção Fornecer item a subcontratado está desmarcada, o Infor LN verifica no item de custo em Itens – Compra, se uma solicitação é obrigatória. Se for obrigatória, essa caixa de seleção será marcada e se tornará um campo de exibição.
  • Quando a caixa de seleção Fornecer item a subcontratado está marcada, o Infor LN verifica na submontagem de saída em Itens – Compra, se uma solicitação é obrigatória. Se for obrigatória, essa caixa de seleção será marcada e se tornará um campo de exibição.
Tipo de medida
O código da medida.
Descrição
A descrição ou nome do código.
Posição
O ID da posição do local em que o item está localizado.
Descrição
A descrição ou nome do código.
Medido em
A data e hora em que a medição é realizada.
Motivo do cancelamento
O motivo para cancelar a atividade da ordem de trabalho.
Nota

O LN assume como padrão para esse campo o valor do campo Motivo do cancelamento na sessão Cancelar ordem de trabalho (tswcs2260m000).

Iniciar cancelamento
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cancelamento de uma atividade da ordem de trabalho é iniciado.
Nota

Essa caixa de seleção indica que a atividade está iniciada para cancelamento e será cancelada somente após seu fechamento.

Data do cancelamento
A data e hora do cancelamento da atividade da ordem de trabalho.
Nota

O LN assume como padrão para esse campo o valor do campo Data de cancelamento na sessão Cancelar ordem de trabalho (tswcs2260m000).

Atividad montagem
O código da atividade da ordem de trabalho que remonta as submontagens em um Item finalizado.

 

Recursos de materiais
Escolha essa opção para adicionar recursos de materiais - montagens a uma atividade da ordem de trabalho.
Calcular
Calcula a data inicial planejada para a atividade da ordem de trabalho com base na duração da atividade, na data final planejada e nos calendários aplicáveis.

Você poderá calcular a data inicial planejada se o status da atividade da ordem de trabalho for Livre, Planejado ou Liberado.

Calcular
Utilize essa opção para calcular a data final planejada para a atividade da ordem de trabalho com base na duração da atividade, na data inicial planejada e nos calendários aplicáveis.

Você poderá calcular a data final planejada se o status da atividade da ordem de trabalho for Livre, Planejado ou Liberado.

Planejar
Define o status da atividade da atividade da ordem de serviço selecionada como Planejado.
Determinar
Determina a duração da atividade.

Se a caixa de seleção Usar duração da atividade de roteiro mestre em reparo feito na oficina estiver marcada na sessão Operações (tsacm2100m100), a duração de uma operação de roteiro mestre (com base no campo Tipo de duração da sessão Operações (tsacm2100m100)) para um reparo na oficina deverá ser considerada para determinar a duração da atividade da ordem de trabalho derivada. Caso contrário, a duração da atividade de referência será utilizada. Caso não seja possível determinar a duração a partir da operação ou da atividade de referência, a duração será determinada utilizando:

Exemplo: (runtime de máquina ou runtime de mão de obra (o que for maior) x quantidade passível de manutenção) + tempo de configuração.