Para usar o processamento do progresso

É possível registrar o progresso do projeto para:

  • Elementos (elemento, tipo de elemento/custo, objeto de elemento/custo).
  • Atividades (atividade, tipo de atividade/custo, objeto de atividade/custo).
  • Extensões (tipo de extensão/custo, objeto de extensão/custo). É possível usar o progresso para determinar as quantidades e os custos executados e efetuar o faturamento. Use o registro do progresso do nível do elemento, da atividade ou da extensão para o faturamento e monitoramento do projeto. Somente o progresso da atividade também pode ser usado para a medição de desempenho.

Progresso do elemento: É possível atualizar globalmente o progresso para uma variedade de elementos, atividades, tipos de custo específicos ou todos os tipos de custo. É possível registrar progresso com base nos dados de controle gerados. Se os dados de controle gerados forem baseiam em elementos, será possível registrar o progresso nos elementos. Esse é o caso se, na sessão Projetos (tppdm6100m000):

  • O orçamento de controle lê elementos.
  • O orçamento do projeto lê elementos, mas o orçamento de controle lê atividades (os dados de controle lerão elementos e atividades). No entanto, se os dados de controle gerados forem baseados somente em elementos, não será possível registrar o progresso da atividade.

Use a sessão Progresso fís. do elemento (tpppc1550m000) para inserir o progresso de um elemento selecionado. Essa ação atualiza globalmente o progresso de todos os tipos de custo ou objetos de custo do elemento. É possível inserir o progresso como quantidades ou percentagens. Primeiramente, escolha Ler em elementos, no menu Específico, para ler os elementos do projeto que você deseja controlar e suas quantidades no orçamento. Use a sessão Gerar progresso fís. por elem./Objeto de custo (tpppc1128m000) para inserir o progresso das linhas de orçamento para cada tipo de custo de um elemento ou intervalo de elementos selecionado. Use a sessão Progresso fís. por Tipo custo/Elemento (tpppc1129s000) para inserir o progresso específico de uma ou mais linhas de orçamento de acordo com o tipo de custo para um elemento selecionado. Use a sessão opcional Gerar dados mestre de progresso fís. por Elemento/Atividade (tpppc1110m000) para gerar uma linha de progresso vazia para cada linha de orçamento dos elementos selecionados. Isso facilita a inserção do progresso na sessão Progresso físico (tpppc1821m000). O Nota LN gera uma linha de progresso para os elementos com o campo Registro do progresso definido como Elemento/código de controle e a caixa de seleção Progresso selecionada na sessão Elementos (tpptc1100m000). Use a sessão Progresso físico (tpppc1821m000) para selecionar uma sessão na qual você insere o progresso de objetos de custo individuais para um elemento. Por exemplo, é possível gerar o progresso na sessão Gerar progresso fís. por elem./Objeto de custo (tpppc1128m000) e, em seguida, utilizar a sessão Progresso físico (tpppc1821m000) para inserir exceções ou correções dos dados de progresso gerados. Veja a seguir as sessões disponíveis:

  • Progresso fís. por Atividade/Material (tpppc1540m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Mão de obra (tpppc1541m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Equipamento (tpppc1542m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Subcontratação (tpppc1543m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Custos diversos (tpppc1544m000)

Progresso das atividades: O progresso das atividades pode ser derivado do progresso do planejamento. É possível registrar progresso com base nos dados de controle gerados. Se os dados de controle gerados forem baseados em atividades, será possível registrar o progresso nas atividades. Esse é o caso se, na sessão Projetos (tppdm6100m000):

  • O orçamento de controle lê atividades.
  • O orçamento do projeto lê atividades, mas o orçamento de controle lê elementos (os dados de controle leem elementos e atividades). O progresso das atividades permite visualizar o progresso baseado em tempo do projeto PCS que o acompanha. É possível vincular etapas a itens personalizados no projeto. É possível emitir relatórios sobre o progresso para cada item personalizado na estrutura de produto PCS para o Projeto.

Use a sessão Progresso fís. da atividade (tpppc1560m000) para inserir o progresso de uma atividade selecionada. É possível inserir o progresso como quantidades ou percentagens. Primeiramente, escolha Ler em atividades, no menu Específico, para ler as atividades do projeto que você deseja controlar e suas quantidades no orçamento. Use a sessão Gerar progresso fís. por Atividade/Objeto de custo (tpppc1148m000) para inserir o progresso das linhas de orçamento para cada tipo de custo de uma atividade ou intervalo de atividades selecionado. Use a sessão Progresso fís. por Tipo de custo/Atividade (tpppc1149s000) para inserir o progresso específico de uma ou mais linhas de orçamento de acordo com o tipo de custo para uma atividade selecionada. Se um método de valor agregado for usado, o progresso da atividade também será gerado para os objetos de custo, e será utilizado no nível do tipo de custo para a medição de desempenho. Use a sessão opcional Gerar dados mestre de progresso fís. por Elemento/Atividade (tpppc1110m000) para gerar uma linha de progresso vazia para cada linha de orçamento das atividades selecionadas. Isso facilita a inserção do progresso nas sessões Progresso físico (tpppc1821m000). Use a sessão Progresso físico (tpppc1821m000) para selecionar uma subsessão na qual você insere o progresso de objetos de custo individuais para uma atividade. Por exemplo, é possível gerar o progresso na sessão Gerar progresso fís. por Atividade/Objeto de custo (tpppc1148m000) e, em seguida, utilizar a sessão Progresso físico (tpppc1821m000) para inserir exceções correções dos dados de progresso gerados. Veja a seguir as sessões disponíveis:

  • Progresso fís. por Atividade/Material (tpppc1540m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Mão de obra (tpppc1541m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Equipamento (tpppc1542m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Subcontratação (tpppc1543m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Custos diversos (tpppc1544m000)

progresso da extensão O progresso de uma extensão é o seu nível de conclusão, expresso em porcentagens. Você registra o progresso de uma extensão por tipo de custo ou objeto de custo. Esse é um processo em duas etapas. 1 Primeiramente, você pode, se desejar, executar a sessão apropriada para gerar linhas de progresso para as extensões selecionadas no orçamento de controle. É possível inserir a percentagem de progresso para cada tipo de custo. A geração das linhas de progresso dessa maneira facilita a inserção do progresso real. 2 Em seguida, insira as exceções ou correções no progresso gerado no nível do tipo de custo ou objeto de custo/código de controle nas sessões apropriadas. Os resultados do procedimento O resultado desse procedimento é um conjunto de dados que mostra o progresso das extensões no orçamento de controle. É possível usar esses dados no monitoramento e na previsão.

Para registrar o progresso de uma extensão, é possível usar uma ou mais das sessões a seguir, dependendo do que você deseja fazer. Use a sessão Gerar progresso fís. por extensão/Objeto de custo (tpppc1188m000) para inserir o progresso de linhas de orçamento para cada tipo de custo, para uma extensão ou intervalo de extensões selecionado. Use a sessão Progresso fís. por Tipo de custo/Extensão (tpppc1189s000) para inserir o progresso específico de uma ou mais linhas de orçamento, de acordo com o tipo de custo, para uma extensão selecionada. Use a sessão opcional Gerar dados mestres de progresso fís. por extensão (tpppc1170m000) para gerar uma linha de progresso vazia para cada linha de orçamento das extensões selecionadas. Isso facilita a inserção do progresso na sessão Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000). Use a sessão Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000) para selecionar uma sessão em que você insere o progresso de objetos de custo individuais para uma extensão. Por exemplo, é possível gerar o progresso em Gerar progresso fís. por extensão/Objeto de custo (tpppc1188m000) e utilizar a sessão Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000) para inserir exceções ou correções dos dados de progresso gerados. Veja a seguir as sessões disponíveis:

  • Progresso fís. por Extensão/Material (tpppc1580m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Equipamento (tpppc1584m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Subcontratação (tpppc1586m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Custos diversos (tpppc1587m000)

Gere o progresso Além de inserir manualmente o progresso, também é possível gerá-lo: Você pode gerar o progresso a partir de dados relacionados ou do plano do projeto, conforme definido no módulo Planejamento de necessidade. Dependendo do que você pretende fazer, use as sessões a seguir para gerar o progresso do projeto:

  • Use a sessão Gerar progr. fís. da ativid. usando progr. do elemento (tpppc1254m000) para gerar o progresso da atividade a partir do progresso do elemento.
  • Use a sessão Gerar progresso fís. da extensão do progresso do elemento (tpppc1171m000) para gerar o progresso das extensões selecionadas com base no progresso do elemento.
  • Use a sessão Gerar progresso fís. da extensão do progresso da atividade (tpppc1255m000) para gerar o progresso das extensões selecionadas com base no progresso dos elementos.
  • Use a sessão Gerar progresso fís. do planejamento (tpppc1240m000) para copiar o progresso da atividade (mantido no planejamento do projeto) para o progresso da atividade real e o progresso do elemento real.
  • Use a sessão Gerar progresso fís. no planejamento (tpppc1250m000) para copiar o progresso do elemento ou da atividade (da produção) para o progresso da atividade (em planejamento).
  • Use a sessão Excluir progresso físico (tpppc1205m000) para excluir os dados de progresso de um projeto selecionado. Por exemplo, no caso de um projeto sem dados ou que não foi mantido a partir de uma data especificada.

Se o progresso é inserido e/ou gerado, é possível fazer o seguinte:

  • Criar faturas no módulo Faturamento com base no progresso ou nos custos. Se uma fatura do projeto é impressa no módulo Faturamento, a receita dessa fatura é transferida automaticamente para o módulo Progresso do projeto.

Os relatórios de controle na parte de monitoramento do módulo Progresso do projeto são baseados no progresso, nas receitas e nos custos (somente faturamento de progresso e taxa unitária).

Nota
  • Os custos e receitas são lançados no módulo Contabilidade.
  • A medição de desempenho precisa do progresso da atividade por atividade/tipo de custo quando o método de valor agregado é percentual concluído.
  • O monitoramento examina o progresso no nível do objeto de custo.