Completar ordens (tisfc0520m000)Essa sessão lista as ordens de produção. Clique duas vezes em uma ordem de produção para manter os detalhes na sessão de detalhes Completar ordens (tisfc0520m000). Agora, é possível relatar as ordens de produção como concluídas. Também é possível relatar as quantidades dos produtos finais para entregar ao estoque e a quantidade de itens rejeitados.
Ordem de produção O código da ordem de produção. Item O item produzido na ordem de produção. Ordenada A quantidade da ordem a ser produzida. Entregue A quantidade de produtos finalizados lançada no estoque. Unidade A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro. A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou ordem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque. Status da ordem O status da ordem da ordem de produção. Valores permitidos Projeto (PCS) O projeto para o qual a ordem de produção é destinada. Se esse campo estiver vazio, o produto da ordem de produção será um item anônimo. Txto Se esta caixa de controle estiver selecionada, o texto escrito para a ordem será mostrado no relatório. Oculto inicial Revisão de item de engenharia A revisão do item. Armazém O armazém no qual o item é armazenado após a conclusão. Ordem de retrabalho Se esta caixa de controle estiver selecionada, a ordem de produção é uma ordem de retrabalho. Roteiro O roteiro para a produção do item fabricado. Se nenhum roteiro for inserido, não haverá nenhum custo de produção estimado definido para a ordem de produção. Valor padrão O roteiro padrão é baseado no campo Roteiro padrão na sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000), a menos que roteiros dependentes da quantidade da ordem sejam utilizados. Clique em Recuperar roteiro padrão para determinar o roteiro padrão. Data de referência Essa data determina a seleção das linhas de operação e linhas da BOM definidas nas sessões:
Método de planejamento Se o Método de planejamento for Avançar, a data de entrega será planejada no futuro com base na data inicial de produção. Se o Método de planejamento for Retroceder, a data inicial de produção será planejada retroativa com base na data de entrega planejada. Data de entrega solicitada A data que o cliente deseja que a ordem de produção seja entregue. Data de entrega confirmada A data que o cliente deseja que a ordem de produção seja entregue. Distribuição da ordem presente Operações presentes Se esta caixa de controle estiver selecionada, a ordem de produção tem pelo menos uma operação. Grpo ordens SFC O grupo de ordens ao qual a ordem de produção pertence. Planejador O funcionário responsável pelo planejamento. Planejador de chão de fábrica O funcionário responsável pelo planejamento no chão de fábrica. Roteiro de grupo Um grupo de itens com atributos de roteiro similares, por exemplo, o mesmo centro de trabalho, operação de roteiro, BOM e assim por diante. Um grupo de roteiro é definido pelo usuário como um critério de seleção para ordens de produção. O LN recupera o grupo de roteiro padrão do campo Grupo de roteiro da sessão Item - Ordem (tcibd2100s000). Prioridade A prioridade de uma ordem determina a sequência de impressão na sessão Imprimir planejamento da ordem de produção por prioridade (tisfc1410m000). A prioridade mais alta é indicada por 1, a mais baixa por 999. Valor padrão Por padrão, a prioridade 999 é atribuída a uma ordem. O valor nesse campo também é utilizado para decidir em qual ordem retornar uma ferramenta. Subcontratação Permitir que outra companhia (subcontratante) realize trabalho em um item. Esse trabalho talvez diga respeito à totalidade do processo de produção ou somente a uma ou mais das operações do processo de produção. Propriedade Parceiro de negócios cliente Se uma ordem for uma ordem de venda, esse campo exibe o parceiro de negócios para o qual é feita a venda. Departamento de cálculo Um centro de trabalho que determina a unidade empresarial para um projeto ou ordem de produção e que tem função administrativa. Para ordens de produção, as operações podem ser realizadas no departamento de cálculo, porque este pode atuar como centro de trabalho regular. Operações bloqueadas Se esta caixa de controle estiver selecionada, a ordem de produção tem uma operação que é bloqueada, o que significa que a ordem de produção não pode ser relatada como concluída. Imprimir etiqueta ao completar ordens Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma etiqueta será impressa para cada ordem de produção na programação concluída. Data inicial real de produção A data real em que o trabalho foi iniciado na ordem de produção. Data de conclusão A data em que o trabalho em um projeto ou ordem é finalizado.
Ainda é possível realizar determinadas transações financeiras na ordem, depois de sua conclusão, até fechá-la. O mesmo acontece com projetos. Data de entrega real A data real em que os itens finalizados foram entregues. Data real de término A data na qual o LN lança os resultados financeiros da ordem de produção. A data de fechamento deve atender às seguintes condições:
Método de movimentação de operações anteriores Esse campo determina o efeito da reprogramação da operação no planejamento das operações anteriores. Ao mover a operação 30 da estrutura de operação a seguir, as operações 10 e 20 são afetadas pelo campo do método de movimentação de operações anteriores. ![]() O método de movimentação de operações não é levado em consideração ao mudar o planejamento de produção por meio da sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) ou Mudar planejamento de produção (tisfc1202m000). O método de movimentação é utilizado somente ao mudar no nível da operação na sessão de detalhes Planejamento de produção (tisfc0110m000). Valor padrão O padrão desse campo é o campo Método de movimentação de operações anteriores na sessão Dados da ordem produção padrão (tisfc0102m000). Método de movimentação de próximas operações Esse campo determina o efeito da reprogramação da operação no planejamento das operações subsequentes. O valor nesse campo é o valor padrão do campo Operações subsequentes na sessão de detalhes Ordens de produção (tisfc0501m000). Ao mover a operação 30 da estrutura de operação a seguir, as operações 40, 50 e 60 são afetadas pelo campo do método de movimentação de próximas operações: ![]() O método de movimentação de operações não é levado em consideração ao mudar o planejamento de produção por meio da sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) ou Mudar planejamento de produção (tisfc1202m000). O método de movimentação é utilizado somente ao mudar no nível da operação na sessão de detalhes Planejamento de produção (tisfc0110m000). Valores permitidos Quantidade inicial O valor do campo Quantidade ordenada no momento que a ordem de produção foi liberada. Quantidade a entregar O valor cumulativo valor da parte da ordem de produção que está esperando para ser entregue ao estoque. Quando a Armazenamento finaliza o procedimento de entrada para os itens entregues, o LN soma o valor do campo Quantidade a entregar ao campo Entregue e define o campo Quantidade a entregar de volta para zero. Quantidade descartada A quantidade dos itens produzidos que foi rejeitada. Essas rejeições consistem nas seguintes partes:
Nota Se a caixa de seleção Dividir ordem ao relatar quantidade rejeitada estiver selecionada na sessão Parâmetros de controle de chão de fábrica (tisfc0100s000), será possível dividir essa quantidade em vez de rejeitá-la na sessão Dividir ordem de produção (tisfc0208m000). Motivo da rejeição O motivo da rejeição. Use um motivo do tipo Rejeição de resultado de produção. Para definir os motivos da rejeição, use a sessão Motivos (tcmcs0105m000). Materiais de backflushing Se esta caixa de controle estiver selecionada, os materiais da ordem de produção serão baixados por backflushing. O backflushing poderá ser aplicado a itens serializados somente se, na sessão de detalhes Itens - armazenamento (whwmd4500m000), a caixa de seleção Núm. de série no estoque for desmarcada e o campo Registrar baixa nº de série durante as built for Sim. Em todos os outros casos, os itens serializados não podem receber backflushing. Se o item serializado for controlado por lote, o lote do qual os itens recebem backflushing será baseado no método de saída ( Último a entrar, primeiro a sair (UEPS), Prim. a entrar, prim. a sair (PEPS)) conforme definido na sessão de detalhes Itens - armazenamento (whwmd4500m000). Horas de backflush Se esta caixa de controle estiver selecionada, é possível efetuar backflush das horas gastas para fabricar o item para um funcionário de backflush. Quantidade para backflushing A quantidade que ainda precisa de backflushing. Quantidade backflushed A quantidade já com backflushing. Dividir horas em configuração e produção Se esta caixa de controle estiver selecionada, as horas estimadas e reais de uma operação serão divididas. As horas estimadas e reais de uma operação podem ser divididas em horas de tempo de configuração e de tempo do ciclo. Isso resulta em uma parte da configuração e da produção para as horas de mão de obra e máquina estimadas e reais, conforme é possível visualizar na sessão Custos por hora estimados vs. reais (ticst0502m000), por exemplo. A caixa de seleção Dividir horas em configuração e produção é introduzida na sessão de detalhes Ordens de produção (tisfc0501m000) e na sessão Dados da ordem produção padrão (tisfc0102m000) para determinar se as horas devem ser divididas. Nota A seleção dessa caixa de seleção pode ter impacto negativo no desempenho do sistema se ocorrer backflushing das horas. Ocorre backflushing das horas se a caixa de seleção Horas de backflush estiver selecionada na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000). Componente de custo de transferência WIP O componente de custo no qual transferências WIP entre centros de trabalho são lançadas. O componente de custo inserido deve ser do tipo Custos de transferência WIP. Se a caixa de seleção Trans. fin. por centro de trabalho tiver sido desmarcada, será possível deixar o campo Componente de custo de transferência WIP vazio. Não será possível alterar esse campo após as estimativas terem sido congeladas ou a primeira transferência WIP ter sido executada. O valor nesse campo é o valor padrão do campo Componente de custo de transferência WIP na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000). Momento de previsões congeladas O momento em que o LN congela os custos estimados da ordem. Quando os custos estimados da ordem tiverem sido congelados, não será mais possível modificar os dados na sessão Materiais estimados (ticst0101m000). Valor padrão O padrão desse campo é o campo Momento de previsões congeladas na sessão Dados da ordem produção padrão (tisfc0102m000). Momento da conclusão do lançamento O momento em que o LN lança as transações financeiras para as quantidades concluídas em Finanças. Esse campo pode ter seguintes valores:
Nota Para limitar o número de lançamentos e obter o melhor desempenho, recomenda-se estabelecer esse campo para Status de ordem Completo, a menos que precise de lançamento de transações mais frequente. Esse campo obtém o padrão do campo Momento da conclusão do lançamento na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000). É possível alterar o campo nessa sessão para uma ordem de produção específica até o status de ordem de produção ser definido como Liberado. Data de cálculo A data na qual o cálculo dos custos estimados por unidade de item final é baseado. A data no campo Data de cálculo na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) não é necessariamente a data em que o cálculo é executado, pois é possível definir outra data na sessão Calc. custo estimado de unidade de item final (ticst0210m000) diferente da data atual do cálculo. Nota
Data/hora inicial de produção A data e hora em que o LN planeja iniciar a hora da produção. Se a data e/ou hora do campo Data inicial restante forem alteradas, o LN recalculará o valor do campo Data inicial de Configuração+Execução. A data inicial da operação é copiada de ordens de produção planejadas, que são geradas no Planejamento empresarial, quando as ordens são transferidas de Planejamento empresarial para Controle de Chão de Fábrica. Se a ordem de produção for transferida da sessão Aconselhamento de ordem de produção (whina3100m000) em Armazenamento, o LN copiará a data inicial da operação dessa sessão. Ao inserir manualmente uma ordem na sessão Ordens de produção (tisfc0101s000), o LN calcula o valor do campo Data inicial de Configuração+Execução utilizando elementos de lead time da operação especificada na sessão Operações de roteiro (tirou1102m000). Data de entrega planejada A data em que você planeja entregar o item. Trans. fin. por centro de trabalho Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível visualizar os resultados da produção por centro de trabalho. Os custos de materiais e os custos de horas são lançados no centro de trabalho ao qual esses custos se aplicam. Se esta caixa de controle estiver limpa, será possível visualizar os resultados da produção por ordem de produção. As sobretaxas, assim como os custos de materiais e os custos de horas, são lançadas no departamento de cálculo da ordem de produção. Nota A moeda do departamento de cálculo também é utilizada para materiais não vinculados, ou seja, se uma ordem de produção não tiver operações e centros de trabalho, somente materiais. Moedas Ao calcular os custos estimados e se um sistema monetário Dependente for utilizado, a caixa de seleção Trans. fin. por centro de trabalho também determina a moeda que será utilizada:
Custos estimados por unidade de item final O cálculo dos custos estimados por unidade de item final depende da caixa de seleção Trans. fin. por centro de trabalho e da visualização de custo, ou seja, se os custos são baseados no centro de trabalho ou no item:
1: O total dos custos por unidade de item final é lançado para cada centro de trabalho por componente de custo detalhado. O único centro de trabalho disponível é o departamento de cálculo. Os custos são expressos na moeda do departamento de cálculo. 2: O total dos custos por unidade de item final é lançado para o departamento de cálculo pela estrutura de componente de custo efetivo do item. Os custos são expressos na moeda do departamento de cálculo. 3: O total dos custos por unidade de item final é lançado para um centro de trabalho de custos ou um departamento de cálculo por componente de custo detalhado. Os custos em um centro de trabalho incluem custos operacionais e de materiais. Os custos no departamento de cálculo incluem sobretaxas do item final (adicionadas) e os custos para materiais não vinculados. Os custos são expressos na moeda local do centro de trabalho de custos. 4: O total dos custos por unidade de item final é lançado para o departamento de cálculo pela estrutura de componente de custo efetivo do item. Os custos são expressos na moeda do departamento de cálculo. Nota É possível visualizar os custos por unidade de item final, baseados no centro de trabalho assim como no item, na sessão Custos por unidade de item final (ticst0510m000). Transferências WIP Se a caixa de seleção Trans. fin. por centro de trabalho estiver desmarcada, transferências WIP não serão calculadas. Como os resultados da produção são visualizados por ordem de produção, os custos são lançados no departamento de cálculo da ordem de produção e nenhum custo é lançado nos centros de trabalho. Consequentemente, não há necessidade de calcular transferências WIP entre diferentes centros de trabalho. Calculando eficiência/variações de preço Se uma ordem de produção for fechada, a caixa de seleção Trans. fin. por centro de trabalho determina em qual nível as variações de eficiência e de preço serão calculadas. A postagem, no entanto, depende dos métodos de postagem definidos nos campos a seguir:
Aspectos de desempenho A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Transações financeiras por centro de trabalho. Custos estimados estão congelados Se esta caixa de controle estiver selecionada, os custos estimados por unidade de item final foram congelados, o que significa que não podem mais ser modificados. O momento em que os custos estimados por unidade de item final são congelados depende do campo Momento de previsões congeladas. Utiliz preço custo real para lançam. receb. Se esta caixa de controle estiver selecionada, os itens finais serão recebidos no estoque com seus custos reais e avaliados de acordo com o método de valorização real definido. Nota Variações do departamento de cálculo podem ocorrer para ordens SFC com rastreabilidades de projeto se rastreabilidades de projeto planejadas desviarem das rastreabilidades reais do item final. Aspectos de desempenho A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Preço real de custo para lançamento de recebimento. Definitivamente fechado Se esta caixa de controle estiver selecionada, todas as transações financeiras do projeto serão excluídas pela sessão Excluir transações financeiras por projeto (tipcs3200m000). Não mais é possível redefinir o status do projeto.
Materiais a dar baixa p/ordens produção Clique para iniciar a sessão Materiais a dar baixa p/ordens produção (ticst0101m100). Completar operações Clique para utilizar a sessão Completar ordens (tisfc0520m000). Operações bloqueadas por ordem produção Clique para iniciar a sessão Operações bloqueadas (tisfc0540m000). Nos. de série Clique para iniciar a sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000). Imprimir ordens de armazém Clique para iniciar a sessão Imprimir ordens de armazenamento (whinh2400m000).
| ||||||||||||