Centros de trabalho (tirou0101m000)

Utilize esta sessão para listar e manter os centros de trabalho. Dados do centro de trabalho são utilizados para estimativa de custo e para propósitos de planejamento.

No menu Visualizar, Referências, Ações, é possível escolher:

Não será possível excluir um centro de trabalho se:

  • O centro de trabalho for um principal com um ou mais subcentros de trabalho.
  • O centro de trabalho ainda estiver ativo no LN.

 

Centro de trabalho
Área de produção específica que consiste em uma ou mais pessoas e/ou máquinas com capacidades idênticas, que podem ser consideradas uma unidade para fins de planejamento de necessidades de capacidade e programação detalhada.

Ao definir um código de centro de trabalho, é necessário saber qual centro de trabalho influencia as estimativas de custo de ordens de produção.

O campo Tipo de taxas operacionais na sessão Parâmetros de cálculo do preço de custo (ticpr0100m000) determina se um centro de trabalho tem influência nos custos estimados. O campo Tipo de taxas operacionais pode ser definido como Taxa relacionamento de tarefa ou Taxa de centro de trabalho.

O número de centros de trabalho não precisa conciliar com o número de centros de trabalho físicos em sua organização, pois nem todo centro de trabalho físico tem um impacto nos custos estimados.

Na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000), é possível modificar o planejamento tendo uma operação realizada em outro centro de trabalho. Nesse caso, as unidades de recurso devem ser similares.

Nota
  • O centro de trabalho não poderá ser excluído se for utilizado em qualquer outra parte do LN.
  • Para poder definir um centro de trabalho, é necessário definir um departamento na sessão Departamentos (tcmcs0565m000).
Tipo de centro de trabalho

Valores permitidos

Tipo de centro de trabalho

Tópico relacionados

Subcontratadoindependente
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o centro de trabalho, definido como Centro de trabalho de subcontratação, não possui subcontratante vinculado.
Nota

Essa caixa de seleção permite que usuários modelem cenários e definam dados mestres para a produção de itens com tarefas ou partes subcontratadas, enquanto que o subcontratante ainda precisa ser determinado.

Geral
Geral
Endereço
Um conjunto completo de detalhes de endereço, que inclui o endereço postal, os números de acesso por telefone, fax e telex, endereços de e-mail e da Internet, identificação para fins tributários e informações de roteiro.
Cidade (Cabeçalho)
O nome da cidade que deve ser impresso antes da data nos cabeçalhos de cartas do departamento.
Companh.
Unidadeempresarial
Uma parte financeiramente independente da sua organização que consiste em entidades como departamentos, centros de trabalho, armazéns e projetos. As entidades da unidade empresarial devem todas pertencer à mesma companhia logística, mas uma companhia logística pode conter várias unidades empresariais. Uma unidade empresarial é vinculada a uma única companhia financeira.

Quando você realizar transações logísticas entre unidades empresariais, elas serão postadas nas companhias financeiras às quais cada unidade empresarial está vinculada. É possível definir os relacionamentos entre as unidades empresariais e, assim, a transferência de mercadorias que pode ocorrer entre as unidades empresariais. Para usar faturamento e preço entre unidades empresariais, você deve vincular as unidades empresariais a parceiros de negócios internos.

É possível usar unidades empresariais para realizar contabilidade financeira separada para partes do seu negócio. Por exemplo, é possível definir unidades empresariais para partes separadas da sua organização que pertencem a uma companhia logística, mas que estão localizadas em países diferentes. A contabilidade de cada unidade empresarial é realizada na moeda nacional de cada país e na companhia financeira vinculada à unidade empresarial.

É possível alterar a unidade empresarial do centro de trabalho na sessão Departamentos (tcemm1124m000). No entanto, após ter configurado a estrutura multi cia, não será mais possível alterar a unidade empresarial.

Companhia Financeira
A companhia financeira à qual a unidade empresarial do centro de trabalho está vinculada. Transações criadas pelo centro de trabalho são lançadas nessa companhia financeira.

Tópico relacionados

Companhia operacional
A companhia à qual um departamento, armazém ou projeto pertence. Na maioria dos casos, é a companhia logística em que o departamento, armazém ou projeto foi criado. Transações logísticas originadas de um departamento, armazém ou projeto podem ser criadas somente na sua companhia operacional.

Tópico relacionados

Companhia principal/tipo de compartilhamento
Use esse campo para especificar o tipo compartilhado para um centro de trabalho.
Companhia primária
Exibe a companhia do centro de trabalho primário compartilhado.
Nota

Esse campo não será preenchido se o campo Companhia principal/tipo de compartilhamento estiver definido como Nenhum, ou se o campo for definido como Secundário e o centro de trabalho secundário não estiver vinculado a um centro de trabalho primário compartilhado.

Opções
Código do calendário
Um registro de dias que contenha informações sobre a disponibilidade de, por exemplo, recursos ou parceiros de negócios em um intervalo de tempo especificado.

Esse campo não se aplica quando o campo Tipo de estação estiver definido como Estação de linha ou Pulmão.

Informações extras de Intrastat
Para departamentos de vendas e de compras, esse é o conjunto de Informações extras de Intrastat para ordens de armazém criadas pelo departamento.

Se vincular um armazém aos departamentos de vendas e de compras, o conjunto de informações extras de Intrastat será o conjunto padrão de informações extras de Intrastat para ordens criadas pelo departamento. É possível alterar o conjunto de informações extras de Intrastat nas linhas da ordem de armazém.

Relacionamentos
Tipo
Tipo de centro de trabalho

Valores permitidos

Tipo de centro de trabalho

Tópico relacionados

C/Tprincipal
O centro de trabalho principal referente ao centro de trabalho em questão.

Se o centro de trabalho for um subcentro de trabalho e um centro de trabalho principal, será necessário inserir o código do centro de trabalho principal nesse campo.

Se centros de trabalho compartilhados forem utilizados, o centro de trabalho secundário sempre será um centro de trabalho principal, mesmo se o centro de trabalho primário for um subcentro de trabalho.

Subcontratado
O subcontratante, se o campo Tipo de centro de trabalho for Centro de trabalho de subcontratação.
Nota

Não será possível especificar esse campo se a caixa de seleção Subcontratadoindependente estiver selecionada na sessão Centros de trabalho (tirou0101m000).

Armazém de chão de fábrica
Um armazém que armazena estoque intermediário a fim de fornecer aos centros de trabalho. Um armazém de chão de fábrica é vinculado a um ou mais centros de trabalho e pode ser abastecido com mercadorias por meio de ordens de reabastecimento ou por fornecimento de material baseado em pull.

Os métodos de fornecimento de material baseado em pull são:

  • Ordem controlada/lote (aplicável somente no Controle de montagem).
  • Ordem controlada/SILS (aplicável somente no Controle de montagem).
  • Ordem controlada/Única (aplicável somente no Controle de Chão de Fábrica).
  • KANBAN.
  • Ponto de estoque distribuído no tempo.

Os itens armazenados no armazém de chão de fábrica não fazem parte do WIP. Quando os itens saem do armazém de chão de fábrica para uso na produção, seu valor é adicionado ao WIP.

Será possível inserir um valor nesse campo somente se a caixa de seleção Utilização de armazéns de chão de fábrica na sessão Parâmetros de controle de chão de fábrica (tisfc0100s000) estiver selecionada.

O valor do campo Tipo de armazém na sessão Armazéns (tcmcs0103s000) deve ser definido como WIP.

Funcionário de backflush
O número do funcionário para o qual as horas são lançadas em Pessoal por backflushing.
Custo
Código de taxa oper.
O código de taxa operacional vinculado ao centro de trabalho e que funciona como a taxa do centro de trabalho.

É necessário definir códigos operacionais na sessão Códigos de taxa oper. (ticpr0150m000).

Esse campo estará ativado somente se o seguinte for verdadeiro:

  • O parâmetro Tipo de taxas operacionais na sessão Parâmetros de cálculo do preço de custo (ticpr0100m000) for Taxa de centro de trabalho ou Taxa centro de trabalho/relac. tarefa.
  • O Tipo de centro de trabalho não for Centro de trabalho de subcontratação.
C/T de custos
Um centro de trabalho, quando vinculado a um centro de trabalho de planejamento, usado para calcular os custos por unidade de item final, transferências WIP e resultados de produção. As transações financeiras relacionadas às ordens de produção são, então, lançadas no centro de trabalho de custos.

O link entre um centro de trabalho de custos e um de planejamento permite replanejar operações da ordem de produção. Se necessário, é possível alterar o centro de trabalho utilizado para realizar uma operação sem perturbar o processo de custo.

Nota

Se o centro de trabalho for do tipo Subcentro de trabalho, o centro de trabalho de custos do centro de trabalho principal do subcentro de trabalho será exibido automaticamente. No entanto, é possível alterar o centro de trabalho de custos nesse campo.

Tópico relacionados

Montagem
Tipo de estação
O tipo de centro de trabalho utilizado no módulo Controle de montagem (ASC).

Esse campo pode ter seguintes valores:

Tipo do pulmão
Se o campo Tipo de estação for Pulmão, será possível selecionar um tipo de pulmão. Um tipo de pulmão define em qual sequência os componentes no pulmão saem da estação.

Valores permitidos

Número de locais de acesso aleatório
O número de locais de acesso aleatório de um pulmão de acesso aleatório de que o LN pode optar por obter a sequência desejada para o próximo segmento de linha de montagem. O número de locais de acesso aleatório determina o número de produtos que podem ir diretamente do pulmão para a linha de montagem.

Suponhamos que você defina 10 locais de acesso aleatório para um pulmão. Isso significa que, durante o processo de sequenciamento de linha, o LN pode escolher aleatoriamente entre um total de 10 produtos (diferentes) no pulmão para obter a sequência apropriada da ordem de montagem.

O valor desse campo é utilizado no módulo Controle de montagem (ASC). Será possível inserir um valor se o seguinte for verdadeiro:

  • O centro de trabalho for do tipo Subcentro de trabalho.
  • O Tipo de estação for do tipo Pulmão.
Importante!

Se quiser poder alterar a sequência de ordens do segmento de linha anterior para o seguinte, será necessário inserir um valor maior que 1.

Se esse campo tiver o valor 1, não haverá locais disponíveis que podem ser utilizados para alterar a sequência das ordens.

Nesse caso, o LN não pode sequenciar o próximo segmento de linha de montagem.

Nota

Se o Tipo do pulmão for Pulmão PEPS, o valor desse campo será um.

Utilização otimizada do pulmão
O número máximo de produtos que pode ser armazenado no pulmão. Durante o processo de sequenciamento de linha, o LN pode preencher o pulmão com a quantidade especificada nesse campo, que é o valor máximo de unidades que pode ser gerido pelo pulmão.
Nota

Será possível inserir um valor somente se o seguinte for verdadeiro:

  • O centro de trabalho for do tipo Subcentro de trabalho.
  • O Tipo de estação for do tipo Pulmão.
Planejamento
Capacidade
Capacidade semanal [horas]
A capacidade semanal de cada unidade de recurso no centro de trabalho. Esse valor é utilizado para calcular a capacidade normal de um centro de trabalho por semana, o que é exibido em relatórios de utilização do centro de trabalho.
Cap. básica diária[hs]
A capacidade diária de cada unidade de recurso no centro de trabalho. Esse valor é utilizado para calcular a capacidade normal de um centro de trabalho por dia, o que é exibido em relatórios de utilização do centro de trabalho.
Número de máquinas
O número de máquinas disponíveis para produção no centro de trabalho. Esse valor pode ser calculado e atualizado na sessão Calcular recursos (tirou0201m000).

O LN busca todas as máquinas alocadas a um centro de trabalho por meio da sessão Máquinas (tirou0102m000). O número de máquinas de um centro de trabalho é calculado da seguinte forma:

número de máquinas = soma de capacidades semanais de todas as máquinas vinculadas ao centro de trabalho / capacidade semanal do centro de trabalho

A capacidade semanal do centro de trabalho é definida no campo Capacidade semanal [horas] dessa sessão.

Os números de máquinas e de operadores vinculados a um centro de trabalho são utilizados para calcular a capacidade disponível do centro de trabalho.

Exemplo

Centro de trabalho A40 horas/semana
Máquina A40 horas/semana
Máquina B60 horas/semana

 

Número de máquinas = (40+60)/40 =
				 2,50
Número de operadores
O número de operadores disponíveis no centro de trabalho. Esse valor pode ser calculado e atualizado na sessão Calcular recursos (tirou0201m000).

Cada centro de trabalho é um departamento. O LN busca todos os operadores atribuídos ao departamento por meio da sessão Funcionários - Geral (tccom0101m000) e soma suas capacidades semanais. O número de operadores de um centro de trabalho é calculado da seguinte forma:

número de operadores = Soma de capacidades semanais de todos os	 operadores vinculados ao centro de trabalho / Capacidade semanal do centro de	 trabalho

As capacidades semanais dos funcionários são inseridas no campo Emprego na sessão de detalhes Funcionários - Pessoas (bpmdm0101m000). A capacidade semanal do centro de trabalho é definida na sessão de detalhes Centros de trabalho (tirou0101m000).

Os números de máquinas e de operadores vinculados a um centro de trabalho são utilizados para calcular a capacidade disponível do centro de trabalho.

Exemplo

Data atual: 07-11-2000

Centro de trabalho A: 40 horas /semana

FuncionárioPrimeira dataÚltima dataHoras/semana
A01-01-200031-12-200040
B01-01-200031-10-200020
C01-01-2000030

 

Número de operadores = (40 + 30) /40 = 1,75, porque as horas do funcionário A são 40 e do funcionário C são 30. As horas do funcionário B são ignoradas, pois a Última data está definida como 31-10-2000 (data anterior à data atual) e, portanto, B não é mais o funcionário para a data definida.

Capacidade crítica para planejamento
Esse campo é utilizado pelo Planejamento empresarial e por atividades de rede PCS:
  • Planejamento empresarial
    Dependendo do valor, o Planejamento empresarial utiliza a capacidade de mão de obra ou máquina para expressar o uso de capacidade no plano mestre de recursos/de ordem.
  • Atividades de rede PCS
    Dependendo do valor, as atividades de rede PCS utilizam capacidade de mão de obra ou máquina para calcular o valor do campo Cap. estim. agr. [H] nas sessões Atividades (tipcs4101m000) e Visão geral de atividade por projeto (tipcs4502m000).

SFC não utiliza esse campo, pois no SFC, o uso de capacidade sempre é expresso em termos de capacidade de mão de obra, bem como em termos de capacidade máquina.

Valores permitidos

Tipo de capacidade crítica

Lead times
Unidade de tempo
A unidade de tempo em que Tempo de espera e Tempo de fila são expressos. A unidade de tempo do subcentro de trabalho pode ser a mesma que de seu centro de trabalho principal.

Se a unidade de tempo estiver relacionada ao tempo de fila, Dias e Horas devem ser interpretados como dias e horas no calendário de tempo de trabalho vinculado ao centro de trabalho. Se a unidade de tempo estiver relacionada ao tempo de espera, nenhum calendário será utilizado. A disponibilidade de tempo é considerada como 24 horas por dia, sete dias por semana.

Valores permitidos

  • Horas
    Lead times são expressos em horas e valores fracionados são permitidos.
  • Dias
    Lead times são expressos em dias e valores fracionados serão arredondados para valores de número inteiro.
Tempo de fila
A quantidade de tempo que uma ordem permanece em um centro de trabalho antes de ser realizada configuração ou trabalho nela.

O tempo de fila é utilizado no cálculo de lead time. O tempo de fila é expresso em dias ou horas. Os dias ou horas devem ser interpretados como dias e horas no calendário de horas de trabalho vinculado ao centro de trabalho.

Se o campo Unidade de tempo for Dias, o LN arredondará os valores inseridos dos lead times para valores de número inteiro.

Tópico relacionados

Tempo de espera
O tempo que uma ordem permanece em um centro de trabalho, após uma operação ser concluída até que seja movida para a próxima operação.

O LN não planeja tempos de espera de acordo com um calendário específico. O planejamento do tempo de espera é baseado em uma programação semanal de 7 * 24 horas.

Um exemplo típico é o tempo necessário para a secagem após a aplicação da tinta.

Quando o LN calcula as horas iniciais e finais das ordens planejadas com base no roteiro, o LN leva em consideração o tempo de espera.

O pulmão de planejamento permite criar certa tolerância entre operações sucessivas, o que possibilita mudar operações.

O tempo de espera é expresso em dias ou horas. Os dias ou horas não estão relacionados ao calendário. A disponibilidade de tempo é considerada como 24 horas por dia, sete dias por semana.

Se o campo Unidade de tempo for Dias, o LN arredondará os valores inseridos dos lead times para valores de número inteiro.

Nota

Esse campo não estará acessível se o campo Tipo de centro de trabalho for Centro de trabalho de custeio ou se o Tipo de estação for Estação de linha ou Pulmão.

Tópico relacionados

Tempo de movimento
O tempo que uma mercadoria semiacabada está em trânsito de uma operação até a próxima. Após a última operação, o tempo de movimento é o tempo para transferir a mercadoria acabada para o armazém.

O tempo de movimento é um dos elementos de lead time que o LN planeja de acordo com um calendário específico.

Se o campo Unidade de tempo for Dias, o LN arredondará os valores inseridos dos lead times para valores de número inteiro.

Diversos
Fila desejada
A diferença que o usuário deseja entre a saída e a entrada de um centro de trabalho. Esse valor é o padrão para cálculos iniciais de filas.
Crítico noplanejamento
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o tipo de centro de trabalho será crítico. Assim, o centro de trabalho é incluído na lista de capacidade crítica utilizada no Planejamento empresarial.
Use necessidade de capacidade PCS preliminar
No planejamento de rede PCS, a capacidade do centro de trabalho pode ser consumida por:
  • Capacidade preliminar PCS, definida na sessão Atividades (tipcs4101m000).
  • Capacidade necessária para ordens de produção SFC e ordens de produção planejadas no Planejamento empresarial.

Essa caixa de seleção determina como a capacidade do centro de trabalho é consumida:

  • Se esta caixa de controle estiver limpa, a capacidade disponível do centro de trabalho será consumida pela capacidade necessária para as ordens de produção SFC e as ordens de produção planejadas no Planejamento empresarial. As necessidades preliminares de capacidade definidas na sessão Atividades (tipcs4101m000) não são levadas em consideração.
  • Se esta caixa de controle estiver selecionada, a capacidade preliminar PCS definida para atividades no PCS e a capacidade necessária para ordens de produção SFC e ordens de produção planejadas no Planejamento empresarial serão subtraídas da capacidade disponível do centro de trabalho. Portanto, ocorre o consumo duplo de capacidade do centro de trabalho.
Imprimir instruções
Se usar um microrroteiro, será possível definir instruções para ordens de produção para cada operação e para cada passo da operação. Se o valor desse campo for Sim, essas instruções serão impressas.

É possível utilizar Não aplicável como um valor somente se o Tipo de centro de trabalho for Subcentro de trabalho. Nesse caso, o subcentro de trabalho herda o valor de seu centro de trabalho principal do campo Imprimir instruções.

Tópico relacionados

 

Relacionamentos de tarefa
Inicia a sessão Relacionamentos de tarefa (tirou0104m000) na qual é possível listar e manter relacionamentos entre tarefas, máquinas e centros de trabalho.
Relações de C/T compartilhadas
Inicia a sessão Relações de C/T compartilhadas (tirou3100m000) na qual é possível definir os relacionamentos para centros de trabalho compartilhados.
Calcular recursos
Inicia a sessão Calcular recursos (tirou0201m000) na qual é possível calcular o número de máquinas e operadores para um centro de trabalho.
Calcular recursos
Calcula o número de operadores e de máquinas. Para exemplos de cálculo, consulte a Ajuda dos campos Número de máquinas e Número de operadores.
Where-used
Inicia a sessão Operações de roteiro (tirou1102m000) na qual é possível visualizar a(s) operação(ões) de roteiro em que um centro de trabalho específico é utilizado.
Atualizar operações de roteiro