Revisar variantes de produto

Uma variante de produto no módulo Controle de montagem é uma configuração exclusiva de um item genérico ou padrão. A configuração exclusiva resulta de informações do processo de configuração, como opções de característica, companhia e linha de montagem.

Iniciar Fabricação > Planejamento de montagem > Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000).

Use essa sessão para exibir ou manter as informações de configuração, referência, preço e status das variantes do produto criadas a partir de ordens de venda e daquelas inseridas manualmente.

Uma variante do produto armazena os dados de um item configurado ou de vários itens configurados que pertencem à mesma estrutura do produto. Os dados armazenados são, por exemplo, a linha de saída da ordem de montagem, as datas de saída planejada e solicitada e assim por diante. A variante de produto representa todos os itens configurados que compõem uma estrutura de produto configurada. Qualquer referência a um item configurado é feita por meio da variante do produto.

Visto que as variantes do produto contêm dados de produção e vendas, a variante do produto é atualizada, tanto quanto o andamento do processo de produção permita, se esses dados forem alterados. É possível alterar os dados da sessão atual, Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000), somente se sua companhia atual é definida como companhia mestre e você trabalha no Modo de teste, definido na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0500m000).

Calcular necessidades de peça de montagem

Iniciar Fabricação > Planejamento de montagem > Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000).

Use essa sessão para calcular as necessidades de peças de montagem de variantes de produto cujas peças de montagem ainda não foram alocadas. Se forem geradas as variantes de produtos e suas estruturas, as necessidades de peças de montagem poderão ser calculadas, e as ordens de montagem poderão ser criadas. As necessidades de peças de montagem são calculadas com base nas estruturas de variante de produto e as peças da montagem aplainadas. As necessidades de peças de montagem são calculadas para variantes de produtos cuja data de saída planejada caia no horizonte firme de demanda. O horizonte firme de demanda é definido nos detalhes da sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0500m000). O cálculo é baseado nas programações de segmento que indicam em que data as peças de montagem são necessários para cada segmento, com base na data de saída da ordem de montagem. As programações de segmento são exibidas na sessão Programação de segmentos (tiapl4500m000). Quando as necessidades de peças de montagem são calculadas, elas são transferidas para o Planejamento empresarial.

As necessidades de peças de montagem são calculadas para variantes de produto que atendem aos seguintes critérios:

Nota
  • Se você insere uma Data fora do horizonte firme de demanda, é exibida uma mensagem de advertência.
  • Variantes de produtos que caem no horizonte firme de demanda podem cair no horizonte firme de alocação. Nesse caso, as peças de montagem provavelmente já estão alocadas pelo Controle de montagem, ou seja, pela sessão Criar alocação de peças da montagem (tiasc7240m000). Se as peças não estiverem alocadas ou se nem todas as peças estiverem alocadas, as linhas de montagem às quais as peças não estão alocadas serão levadas em conta pela sessão atual. Consulte a sessão Variante de produto - Linhas de montagem (tiapl3520m000) para o status de alocação por linha de montagem.
  • As peças da montagem para as quais a caixa de seleção Estoque do chão de fábrica está selecionada na sessão BOM de montagem e operações (tiapl2520m000) não são levadas em conta pela sessão atual.
  • A sessão atual calcula as necessidades de peças de montagem com base em programações de segmento, o que é um cálculo preliminar útil para altos volumes. As programações de segmento aparecem na sessão Programação de segmentos (tiapl4500m000).
  • Ao contrário da atribuição de peça de montagem executada em Controle de montagem, a sessão atual calcula as necessidades para todas as companhias e linhas de montagem na seleção simultaneamente.

Para garantir que as necessidades de peças de montagem sejam calculadas de acordo com os dados mais recentes, a sessão atual primeiro executa os seguintes passos:

  • Atualiza programações de segmento. As programações de segmento são atualizadas se forem detectadas alterações que afetam a programação, ou se você tiver selecionado a caixa de seleção Atualizar programações de segmento.
  • Atualiza status de alocação. O status de alocação é lido de Controle de montagem e copiado para o Planejamento de montagem. O status de alocação aparece no Planejamento de montagem na sessão Variante de produto - Linhas de montagem (tiapl3520m000) e os detalhes da sessão Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000).
  • Gera estruturas de variante de produto que correspondem aos critérios de seleção descritos anteriormente. Após a estrutura de variante de produto ser criada, a caixa de seleção Estrutura da variante do produto gerada é selecionada nos detalhes da sessão Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000). Note que a estrutura de variante de produto é gerada somente se a caixa de seleção Estrutura da variante de produto externa está desmarcada na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000).

Após esses passos de preparação, as necessidades de peças de montagem são calculadas para as variantes de produtos selecionadas, e as necessidades são transferidas para o Planejamento de montagem de todas as companhias relacionadas. As necessidades são transferidas usando arquivos que os armazenam por companhia, por data. O diretório em que esses arquivos são gravados é definido no campo Diretório de solicitação de peças da montagem nos detalhes da sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000).

Após as necessidades de peças de montagem serem calculadas e transferidas, é criado um relatório de conclusão.

Se tiverem ocorrido erros, o botão Mensagens será ativado. Clique nesse botão para exibir as mensagens de erro.