Centro de trabalho 360 (timfc1501m000)

Utilize esta sessão para verificar a capacidade e a utilização do centro de trabalho para realizar as ordens de produção na programação. Se ocorrerem problemas, eles poderão ser identificados precocemente para que medidas adequadas sejam tomadas.

Tópico relacionados

 

Capacidade semanal [horas]
A capacidade semanal de cada unidade de recurso no centro de trabalho. Esse valor é utilizado para calcular a capacidade normal de um centro de trabalho por semana, o que é exibido em relatórios de utilização do centro de trabalho.
Tempo de fila
A quantidade de tempo que uma ordem permanece em um centro de trabalho antes de ser realizada configuração ou trabalho nela.

O tempo de fila é utilizado no cálculo de lead time. O tempo de fila é expresso em dias ou horas. Os dias ou horas devem ser interpretados como dias e horas no calendário de horas de trabalho vinculado ao centro de trabalho.

Tópico relacionados

Capacidade básica diária
A capacidade diária de cada unidade de recurso no centro de trabalho. Esse valor é utilizado para calcular a capacidade normal de um centro de trabalho por dia, o que é exibido em relatórios de utilização do centro de trabalho.
Tempo de espera
O tempo que uma ordem permanece em um centro de trabalho, após uma operação ser concluída até que seja movida para a próxima operação.

O LN não planeja tempos de espera de acordo com um calendário específico. O planejamento do tempo de espera é baseado em uma programação semanal de 7 * 24 horas.

Um exemplo típico é o tempo necessário para a secagem após a aplicação da tinta.

Quando o LN calcula as horas iniciais e finais das ordens planejadas com base no roteiro, o LN leva em consideração o tempo de espera.

O pulmão de planejamento permite criar certa tolerância entre operações sucessivas, o que possibilita mudar operações.

O tempo de espera é expresso em dias ou horas. Os dias ou horas não estão relacionados ao calendário. A disponibilidade de tempo é considerada como 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nota

Esse campo não será utilizado se o campo Tipo de centro de trabalho for Centro de trabalho de custeio.

Tópico relacionados

Número de máquinas
O número de máquinas disponíveis para produção no centro de trabalho. Esse valor pode ser calculado e atualizado na sessão Calcular recursos (tirou0201m000).

O LN busca todas as máquinas alocadas a um centro de trabalho por meio da sessão Máquinas (tirou0102m000). O número de máquinas de um centro de trabalho é calculado da seguinte forma:

Número de máquinas = Soma de capacidades semanais de todas as
			 máquinas vinculadas ao centro de trabalho / Capacidade semanal do centro de
			 trabalho

A capacidade semanal do centro de trabalho é definida no campo Capacidade semanal [horas].

Os números de máquinas e de operadores vinculados a um centro de trabalho são utilizados para calcular a capacidade disponível do centro de trabalho.

Exemplo

Centro de trabalho A40 horas/semana
Máquina A40 horas/semana
Máquina B60 horas/semana

 

Número de máquinas = (40+60)/40 = 2,50
Tempo de movimento
O tempo que uma mercadoria semiacabada está em trânsito de uma operação até a próxima. Após a última operação, o tempo de movimento é o tempo para transferir a mercadoria acabada para o armazém.

O tempo de movimento é um dos elementos de lead time que o LN planeja de acordo com um calendário específico.

Número de operadores
O número de operadores disponíveis no centro de trabalho. Esse valor pode ser calculado e atualizado na sessão Calcular recursos (tirou0201m000).

Cada centro de trabalho é um departamento. O LN busca todos os operadores atribuídos ao departamento por meio da sessão Funcionários - Geral (tccom0101m000) e soma suas capacidades semanais. O número de operadores de um centro de trabalho é calculado da seguinte forma:

Número de operadores = Soma de capacidades semanais de todos os
			 operadores vinculados ao centro de trabalho / Capacidade semanal do centro de
			 trabalho

As capacidades semanais dos funcionários são inseridas no campo Emprego na sessão de detalhes Funcionários - Pessoas (bpmdm0101m000). A capacidade semanal do centro de trabalho é definida na sessão de detalhes Centros de trabalho (tirou0101m000).

Os números de máquinas e de operadores vinculados a um centro de trabalho são utilizados para calcular a capacidade disponível do centro de trabalho.

Exemplo

Data de hoje: 07-11-2000
Centro de trabalho A: 40 horas/semana
FuncionárioPrimeira dataÚltima dataHoras/semana
A01-01-200001-01-200040
B01-01-200001-06-200020
C01-01-2000030

 

Número de operadores = (40 + 30) /40 = 1,75
Fila desejada
A diferença que o usuário deseja entre a saída e a entrada de um centro de trabalho. Esse valor é o padrão para cálculos iniciais de filas.
Imprimir instruções
Se usar um microrroteiro, será possível definir instruções para ordens de produção para cada operação e para cada passo da operação. Se o valor desse campo for Sim, essas instruções serão impressas.

Tópico relacionados

Centro de trabalho
Área de produção específica que consiste em uma ou mais pessoas e/ou máquinas com capacidades idênticas, que podem ser consideradas uma unidade para fins de planejamento de necessidades de capacidade e programação detalhada.
Tipo de centro de trabalho

Valores permitidos

Tipo de centro de trabalho

Tópico relacionados

C/Tprincipal
Centro de trabalho subdividido em centros de trabalho subordinados.
Tipo do C/T compartilhado
Especificação do centro de trabalho.

Valores permitidos

Tipo do C/T compartilhado

Crítico no planejamento
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o tipo de centro de trabalho será crítico. Assim, o centro de trabalho é incluído na lista de capacidades críticas utilizada no Planejamento empresarial.
Companh.
Um ambiente de trabalho em que é possível realizar transações logísticas ou financeiras. Todos os dados da transação são armazenados no banco de dados da companhia.

Dependendo do tipo de dado que a companhia controla, a companhia é:

  • uma companhia logística
  • uma companhia financeira
  • uma companhia tanto logística quanto financeira.

Em uma estrutura multilocais, algumas tabelas do banco de dados podem ser únicas para a companhia, e a companhia pode compartilhar outras tabelas do banco de dados com outras companhias.

Subcontratado
O subcontratante, se o campo Tipo de centro de trabalho for Centro de trabalho de subcontratação.
Nota

Não será possível especificar esse campo se a caixa de seleção Subcontratadoindependente estiver selecionada na sessão Centros de trabalho (tirou0101m000).

Unidadeempresarial
Uma parte financeiramente independente da sua organização que consiste em entidades como departamentos, centros de trabalho, armazéns e projetos. As entidades da unidade empresarial devem todas pertencer à mesma companhia logística, mas uma companhia logística pode conter várias unidades empresariais. Uma unidade empresarial é vinculada a uma única companhia financeira.

Quando você realizar transações logísticas entre unidades empresariais, elas serão postadas nas companhias financeiras às quais cada unidade empresarial está vinculada. É possível definir os relacionamentos entre as unidades empresariais e, assim, a transferência de mercadorias que pode ocorrer entre as unidades empresariais. Para usar faturamento e preço entre unidades empresariais, você deve vincular as unidades empresariais a parceiros de negócios internos.

É possível usar unidades empresariais para realizar contabilidade financeira separada para partes do seu negócio. Por exemplo, é possível definir unidades empresariais para partes separadas da sua organização que pertencem a uma companhia logística, mas que estão localizadas em países diferentes. A contabilidade de cada unidade empresarial é realizada na moeda nacional de cada país e na companhia financeira vinculada à unidade empresarial.

 

Relacionamentos de tarefa
Clique para iniciar a sessão Relacionamentos de tarefa (tirou0104m000).
Relações de C/T compartilhadas
Imprimir centros de trabalho
Clique para iniciar a sessão Imprimir centros de trabalho (tirou0401m000).
Calcular recursos
Clique para iniciar a sessão Calcular recursos (tirou0201m000).
Utilização por semana
Clique para iniciar a sessão Utilização de centro de trabalho por semana (tisfc1501m000), que exibe o planejamento detalhado e o uso da capacidade de um centro de trabalho específico. As programações de ordem no chão de fábrica são exibidas para uma semana específica. Informações detalhadas podem ser exibidas, como operação, status da operação, horas da máquina e horas de mão de obra. Esses dados são muito importantes para planejadores. Eles podem ver o progresso do centro de trabalho e, com base nessas informações detalhadas, agir.
Utilização por dia
Clique para iniciar a sessão Utilização de centro de trabalho por dia (tisfc1506m000), que exibe o planejamento detalhado e o uso da capacidade de um centro de trabalho específico. As programações de ordem no chão de fábrica são exibidas para uma semana específica. Informações detalhadas podem ser exibidas, como operação, status da operação, horas da máquina e horas de mão de obra. Esses dados são muito importantes para planejadores. Eles podem ver o progresso do centro de trabalho e, com base nessas informações detalhadas, agir.
Criar utilização
Clique para atualizar os cálculos de quanto planejou utilizar as máquinas e centros de trabalho.
Controle de entrada/saída
Clique para iniciar a sessão Controle de entrada/saída de C/T (tisfc3510m000). O controle de entrada/saída pode ser usado para avaliar a eficiência de operação dos seus centros de trabalho. Os valores de entrada/saída são expressos em número de horas. Se a entrada real for inferior à entrada planejada, não há trabalho suficiente no centro de trabalho ou na máquina, o que resulta em produtividade baixa. Uma saída real inferior à saída planejada pode indicar problemas no centro de trabalho ou na máquina. A diferença entre a entrada e a saída é a fila. Para garantir um fluxo contínuo de produção no centro de trabalho, um planejador visa uma quantidade mínima de trabalho em espera no centro de trabalho, o que é chamado de fila desejada. Com base em todas essas informações, um planejador de chão de fábrica pode tomar ações corretivas.
Gerar controle de E/S
Os valores de controle de entrada e de saída devem ser gerados antes de poderem ser analisados. Clique para fazer isso. Também é possível gerar dados de entrada/saída diretamente na sessão Controle de entrada/saída de C/T (tisfc3510m000).
Excluir controle de E/S
Os dados de entrada/saída de um centro de trabalho específico que não é mais usado devem ser excluídos. Clique para fazer isso. Também é possível excluir dados de entrada/saída diretamente na sessão Controle de entrada/saída de C/T (tisfc3510m000).
Plano de ordem de recurso
Clique para iniciar a sessão Plano de ordens do recurso - Localizar (cprrp0530m000). O plano de recursos exibe o uso da capacidade planejada de um centro de trabalho específico em médio e longo prazo. O plano de recursos leva em conta as ordens planejadas (ainda não transferidas) e aquelas já transferidas. Esses dados são importantes para os planejadores do chão de fábrica, pois, com base nesses dados, eles podem agir em um estágio inicial, antes mesmo de as ordens de chão de fábrica serem criadas.
Solicitações de ferramentas
Clique para iniciar a sessão Solicitações de ferramentas (titrp0515m000). A lista de solicitações é exibida por centro de trabalho. Para cada solicitação, o LN mostra se a ferramenta solicitada está disponível. Essas informações podem ser importantes para os planejadores. Embora esteja disponível uma capacidade suficiente, uma ferramenta pode estar indisponível, de modo que a operação não pode ser realizada.
Solicitar/devolver ferramentas
Clique para iniciar a sessão Solicitar e devolver ferramentas (titrp0215m000) e realmente solicitar uma ferramenta para um centro de trabalho. Também é preciso usar essa sessão para devolver uma ferramenta após a utilização do centro de trabalho para o armazém ou para outro centro de trabalho.