Regras de linha (tiasl1570m000)

Utilize esta sessão para visualizar ou definir regras de sequenciamento para aplicar a linhas de montagem. Essas regras são utilizadas para calcular custos de penalidade na sessão Simular e criar sequências de linhas (tiasl4200m000). É possível vincular as regras a segmentos de linha na sessão Segmento de linha - Regras de linha (tiasl1571m000). As regras utilizadas no sequenciamento são aquelas do segmento pivô.

É possível definir regras de mistura, regras de colocação ou regras de prioridade. Para obter detalhes adicionais, consulte a ajuda do Campo e o tópico Sequenciamento de linha e tipos de regra no Controle de montagem.

 

Regra
Condição lógica que determina a ação.
Tipo de regra
Insira o tipo de regra para essa linha de montagem.

Regras de MISTURA

Os tipos de regra a seguir existem para regras de mistura: regras de restrição de capacidade, regras proporcionais e regras proporcionais relativas.

Restrição de capacidade

A capacidade total da linha é limitada, por exemplo: no máximo 500 bicicletas com a combinação de opções Cidade em um dia.

Para Restrição de capacidade, é possível selecionar um dos três tipos de dispersão no campo Método de dispersão:

  • Dispersão média
  • Dispersão média da janela desliz.
  • Restrição de capacid de janela desliz.

Proporcional

As combinações de opções devem estar presentes na proporção fixa da ordem total, por exemplo, o rateio de Bicicleta urbana para outras ordens deve ser de 1:2.

É possível definir dois tipos de dispersão para as regras Proporcional:

  • Dispersão média
  • Dispersão média da janela desliz. É definido no campo Método de dispersão.

Proporcional relativa

Igual a Proporcional, exceto que o Método de dispersão sempre é dispersão relativa. É preciso especificar uma segunda combinação de opções em que a primeira é dispersa em relação a ela.

Regras de COLOCAÇÃO

Existem as seguintes regras de colocação: regras de agrupamento, regras de bloqueio e regras de prioridade.

Agrupando

Use essa regra para colocar combinações de opções uma ao lado da outra com as mesmas opções, ao mudar entre as opções, quando isso envolver um longo tempo de troca. Por exemplo, coloque todas as Bicicletas azuis uma ao lado da outra, porque a mudança da cor da pintura leva muito tempo.

Bloqueio

Certas combinações de opções não devem ser colocadas ao lado de outras combinações de opções determinadas. Por exemplo, cores claras não devem ser pintadas depois de cores escuras, para minimizar os efeitos de contaminação da tinta.

Prioridade

Prioridade Regras de prioridade levam três fatores em consideração:

  • A data de saída da ordem de montagem.
  • A prioridade inserida manualmente da ordem de montagem.
  • Se a ordem de montagem foi vendida ou não. As ordens que foram vendidas têm prioridade mais alta do que ordens não vendidas.
Prioridade da regra
Regras com um número de prioridade de regra mais alto têm precedência com relação a regras com um número de prioridade mais baixo.
Combinação de opções críticas
Uma combinação de opções identificada por um código. Esse código pode ser usado nas regras de linha.

A combinação de opções inserida nesse campo depende do tipo de regra que você tem:

  • Restrição de capacidade Especifique a combinação de opções restrita nesse campo.
  • Proporcional Especifique a combinação de opções. Insira uma combinação de opções e o rateio nesse campo. Isso restringe a combinação de opções específica com relação a qualquer outra combinação de opções.
  • Proporcional relativa

Especifique a combinação de opções restrita com relação à outra combinação de opções. A outra combinação de opções é inserida no campo Combinação de opções relativas. Insira duas combinações de opções e um rateio no campo atual para restringir a combinação de opções específica com relação a outras combinações de opções específicas.

Combinação de opções relativas
Especifique a combinação de opções relativas que restringe a combinação de opções inserida no campo Combinação de opções críticas se estiver utilizando a regra proporcional relativa.

Uma regra proporcional relativa é utilizada para definir o rateio do número de ordens que consistem em uma combinação de opções específica com relação ao número de ordens que consistem em outra combinação de opções específica.

Densidade
O valor da densidade inserido nesse campo depende do tipo de regra que você usa:
  • Regra de restrição de capacidade. Insira o número máximo de combinações de opções críticas permitidas para um dia.
  • Regra proporcional. Insira o número de combinações de opções restritas com relação a um número de qualquer outra combinação de opções. Exemplo Sua regra proporcional é Vermelho:Qualquer outra combinação de opções, e o rateio é 1:5. Assim, é possível ter somente um produto vermelho para cada cinco produtos que tenham outra combinação de opções. O valor inserido no campo atual, neste exemplo, é 1.
  • Regra proporcional relativa. Insira o número de ordens com a combinação de opções críticas restrita com relação à combinação de opções inserida no campo Combinação de opções relativas. O número de ordens relacionadas à combinação de opções críticas, definida nesse campo, e a uma outra combinação de opções específica inserida no campo Intervalo recuperativo. Exemplo Sua regra proporcional relativa é Vermelho:Azul, e o rateio é 1:5. Assim, é possível ter somente um produto vermelho para cada cinco produtos azuis. O valor inserido no campo atual, neste exemplo, é 1.
Intervalo recuperativo
Esse é o número de ordens para o qual o campo Densidade é calculado. É possível usar uma de duas regras:
  • Regra Proporcional. O valor inserido no campo atual é o número de ordens relacionadas à combinação de opções críticas, definida no campo Densidade, e qualquer outra combinação de opções. Por exemplo, sua regra proporcional é Vermelho:Qualquer outra combinação de opções, e o rateio é 1:5. Assim, é possível ter somente um produto vermelho para cada cinco outros produtos. O valor inserido no campo atual, neste exemplo, é 5.
  • Regra Proporcional relativa. O valor inserido no campo atual é o número de ordens relacionadas à combinação de opções críticas, definida no campo Densidade, e uma outra combinação de opções específica. Por exemplo, sua regra proporcional relativa é Vermelho:Azul, e o rateio é 1:5. Isso significa que é possível ter somente um produto vermelho para cada cinco produtos azuis. O valor inserido no campo atual, neste exemplo, é 5.
Método de dispersão
Não foi selecionada uma regra de mistura (o Tipo de regra era Agrupando, Bloqueio ou Prioridade).

Dispersão média

A Combinação de opções críticas é igualmente distribuída pelas ordens. Aplicável a:

  • Restrição de capacidade
  • Proporcional

Dispersão relativa

A Combinação de opções críticas é igualmente distribuída com relação à Combinação de opções críticas. Aplicável somente à Proporcional relativa.

Restrição de capacidade de janela deslizante

A janela é um determinado número de segmentos de linha adjacentes e é deslizante porque as janelas podem se sobrepor. A regra é proporcional e indica o seguinte: um rateio máximo de uma determinada combinação de opções e qualquer outra combinação de opções. Por exemplo, para cada combinação de opções de Bicicleta vermelha, deve haver pelo menos uma outra combinação de opções dentro de quaisquer quatro combinações de opções (densidade = 50%, janela = 4). Aplicável à Restrição de capacidade

Dispersão média da janela desliz.

A regra é a mesma que Restrição de capacid de janela desliz., no entanto, em cada janela deslizante, a combinação de opções deve ser dispersa da forma mais uniforme possível. Aplicável a:

  • Restrição de capacidade
  • Proporcional
Tamanho da janela
O tamanho da janela, se Método de dispersão for Restrição de capacid de janela desliz. ou Dispersão média da janela desliz.. Por exemplo, se o tamanho da janela for quatro, a regra deve se aplicar a quaisquer quatro estações de linha adjacentes.
Penalidade de desvio positivo
O custo de penalidade para sequenciamento de mais combinações de opções críticas do que especificado na regra de mistura.
Penalidade de desvio negativo
O custo de penalidade para sequenciamento de menos combinações de opções críticas do que especificado na regra de mistura.
Lista de opções
Se você selecionar Bloqueio ou Agrupando no campo Tipo de regra, as combinações de opções não sequenciadas juntas (bloqueio) ou sequenciadas juntas (agrupamento).
  • Regras de Bloqueio. Uma lista de combinação de opções é chamada de bloqueio na Configuração de linha de montagem (LAC). A lista de combinação de opções é vinculada a uma regra de bloqueio. É possível definir qual combinação de opções não pode suceder uma outra combinação de opções na lista de combinação de opções e LN bloqueia a ocorrência. Se houver diversas combinações de opções, é possível definir qual combinação de opções não pode suceder a combinações de opções múltiplas.
  • Regras de Agrupando. Uma lista de combinação de opções também é chamada de um agrupamento na Configuração de linha de montagem (LAC). Essa lista de combinação de opções é vinculada a uma regra de agrupamento. É possível definir várias combinações de opções em um agrupamento e o LN agrupa essas combinações. O número de sequência é anexado a cada combinação de opções.

 

Lista combinação opções
Inicia a sessão Listas de combinações de opções (tiasl1511m000).