Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000)

Utilize esta sessão para gerar as seguintes estruturas para itens na linha de ordem de venda com o campo Política de ordem na sessão Item - Ordem (tcibd2100s000) definido como Em ordem ou Anônimo:

O que determina se uma estrutura de projeto e/ou uma estrutura de produto é gerada para itens Em ordem ou Anônimo são as configurações das seguintes caixas de seleção:

  • A caixa de seleção Personalizar na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000)
  • A caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço na sessão atual
  • A caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens na sessão atual
Nota
  • Se a política de ordem de um item genérico for Anônimo, não será gerada uma estrutura de projeto para o item, somente uma estrutura de produto. Assim, o item genérico é convertido em um item padrão recém-configurado, em vez de um item personalizado. A configuração de um item genérico sem um projeto PCS vinculado é vantajosa porque não é preciso calcular custos de projeto desnecessários, nem excluir as estruturas de projeto depois.
  • É possível gerar uma estrutura de projeto para cada ordem de venda ou consolidar um intervalo de ordens de venda em uma única estrutura de projeto.
  • Se você optar por criar uma estrutura de projeto para cada ordem, será possível usar o número de ordem de venda como o número do projeto.
  • Se você gerar a estrutura de um item genérico sem um projeto PCS vinculado, o item padrão recém-configurado não terá um código de projeto como característica distintiva. Para tornar o código do item distintivo, desmarque Identificar código do item na sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000). Assim, o LN adiciona um número de sequência ao código do item genérico para gerar novos códigos de item para cada variante de produto. São gerados novos códigos do item final derivado do item genérico e para todos os materiais do item final que estão Em ordem.
Para personalizar itens de unidade de efetividade

Se você quiser personalizar um item de unidade de efetividade usando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000), será usado um método de cópia completa. Isso significa que a lista de material completa e todas as operações aplicáveis a todas as unidades de efetividade são copiadas para o projeto PCS. Além disso, todas as exceções vinculadas às linhas e operações da BOM são copiadas.

Se você fizer alterações em uma unidade de efetividade em um projeto PCS, por exemplo, alterando a unidade de efetividade na ordem de venda vinculada, não será necessário gerar novamente o projeto PCS, uma vez que todos os dados relacionados ao item de unidade de efetividade já estarão presentes. Além disso, o design alterado de uma unidade de efetividade é automaticamente considerado para a próxima execução de planejamento de ordem no Planejamento empresarial.

Nota
  • Roteiros efetivos da unidade não são copiados para o projeto PCS. De modo similar aos roteiros que não são efetivos em termos de unidade, o roteiro padrão do item efetivo de unidade ou um roteiro baseado em uma quantidade fixa ou econômica de ordem é copiado para o projeto PCS.
  • Essa funcionalidade não se aplica a itens genéricos.

 

Método de geração
Selecione o método de geração de ordem usado para gerar uma estrutura de item para ordens de venda.
  • Engenharia por ordem
    O LN cria um item personalizado para o item inserido na linha de ordem de venda, além de uma BOM personalizada e um roteiro personalizado. Assim, se um filho em uma BOM tiver Política de ordem definido como Em ordem, será criado um item personalizado para o filho, após o qual é inserido na BOM personalizada do pai.
  • Padrão por ordem
    O LN cria somente um item personalizado para o item Em ordem na linha de ordem de venda. O LN não cria uma BOM personalizada ou roteiro personalizado em qualquer nível da estrutura de projeto.
Nota

A despeito do valor desse campo, o LN sempre gera a estrutura de itens genéricos Anônimo seguindo o método de geração Engenharia por ordem. Assim, o LN cria um item padrão configurado para o item na linha de ordem de venda, com uma BOM personalizada e um roteiro personalizado.

Série do projeto
A série para o Grupo de números do projeto, exibida na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000).
Status inicial do projeto
O status do projeto, que restringe a funcionalidade que pode ser utilizada no projeto.
  • Livre
    O LN cria o item personalizado, mas não pode gerar ordens planejadas para o projeto em Planejamento empresarial.
  • Simulado
    O planejamento é permitido, mas não é possível transferir as ordens planejadas do projeto para o nível de execução. Normalmente, esse status é usado para determinar o lead time de um projeto na fase de negociação com o cliente.
  • Ativo
    É possível executar todas as atividades do projeto, como planejamento, transferência e execução de ordens.
Criar um projeto (PCS) por ordem de venda
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um projeto é criado para cada ordem de venda. Todos os itens nas várias linhas de ordem de venda recebem o mesmo código de projeto quando o projeto é gerado.
Nota

Se a caixa de seleção Vincular parcelas a projetos estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), essa caixa de seleção estará selecionada e indisponível como padrão.

Igualar Projeto (PCS) com Ordem de venda
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o número criado para o projeto é igual ao número de ordem de venda. Se esta caixa de controle estiver limpa, defina Série do projeto para gerar um código de projeto.
Verificar estoque de item padrão
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o estoque é verificado para descobrir se o item final personalizado desejado já está disponível no estoque como um item padrão. Em caso positivo, o novo item finalizado personalizado não é criado.
Nota

Essa verificação é realizada somente para itens finais genéricos com a política de ordem Em ordem. Para os itens finais genéricos com a política de ordem Anônimo, a verificação de estoque não é realizada e um novo item personalizado é sempre gerado, independente de a caixa de seleção estar ou não selecionada.

Ignorar armazém de BOM
Se esta caixa de controle estiver selecionada, é escolhido um armazém padrão para a linha de ordem usando a lógica de padronização de armazém padrão para inserir manualmente uma linha de ordem.

Lógica de padronização do armazém padrão

  1. Variante de produto (somente para itens Fabricado com a origem do fornecimento padrão definida como Montagem na sessão Itens - Geral (tcibd0501m000)).
  2. Parceiro de negócios receptor.
  3. Dados de venda do item.
  4. Cabeçalho da ordem de venda.
  5. Perfil do usuário.
  6. Dados de ordem de item.
  7. Departamento de vendas.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o Armazém da sessão Lista de material (tibom1110m000) é usado para a linha de ordem.

Imprimir para dispositivo predefinido
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o relatório é impresso na impressora padrão.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o relatório é impresso em uma impressora alternativa a ser especificada.

Criar linhas ordem para fantasma
Se esta caixa de controle estiver selecionada, linhas de ordem de venda para itens fantasmas são substituídas por linhas de ordem de venda para os componentes do mesmo fantasma.
Nota

O preço da ordem de venda dos componentes é calculado com base no seguinte:

  • O preço, o desconto e a quantidade do item genérico originalmente inserido na linha de ordem de venda.
  • O número de componentes diferentes.
  • A quantidade de ordens solicitada de cada componente.

O preço/desconto original do item pai (genérico) é incorporado ao preço de venda do componente. Após o cálculo do preço de venda de um componente, o vínculo com o preço original é quebrado.

Cuidado!

Após o cálculo do preço de venda das linhas de ordem com os componentes, caso você queira recalcular o preço/desconto de um componente na sessão Recálculo de preço e desconto (tdpcg0240s000), leve em conta que o preço da variante de produto é atribuído à linha e que o LN não usa o preço e/ou o desconto do item pai. Assim, é sua tarefa dividir e calcular o novo preço das diferentes linhas com os componentes.

Exemplo

ItemPreço (euro)
Variante de produto GEN1120
Item genérico A90
Componente 130
Componente 230
Componente 330

 

  1. O item genérico A e a variante de produto GEN1 são inseridos na linha de ordem de venda 10. O item genérico A, vinculado à variante de produto GEN1, é definido como um item fantasma. Dado que foi inserido um desconto de 30 euros nessa linha de ordem de venda, o preço é 90 euros.
  2. A variante de produto é configurada com os recursos (componentes) 1, 2 e 3.
  3. A sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000) é executada com a caixa de seleção Criar linhas ordem para fantasma selecionada.
  4. Na linha de ordem de venda 10, o LN substitui automaticamente o item genérico A pelo componente 1 e adiciona as linhas de ordem 20 e 30 para os componentes 2 e 3.

    Se for necessário solicitar o componente 3 duas vezes, os preços das linhas de ordem serão:

    • Linha de ordem 10: 30 euros
    • Linha de ordem 20: 30 euros
    • Linha de ordem 30: 15 euros
  5. Se você decidir recalcular o preço/desconto da linha de ordem 20, o LN calculará o preço da variante de produto de 120 euros.

    Assim, será necessário:

    • Alterar o preço da linha de ordem 10 de 30 para 40 euros.
    • Alterar o preço da linha de ordem 10 de 120 para 40 euros.
    • Alterar o preço da linha de ordem 10 de 15 para 20 euros.

Tópico relacionados

Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço
Junto com a caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens, essa caixa de seleção determina se é possível vincular itens anônimos comprados, fabricados, de custo ou de serviço a um projeto como parte do projeto.

Configuração 1

As caixas de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço e Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens estão desmarcadas.

Nesse caso, o LN leva em conta somente as ordens de venda com, pelo menos, uma linha de ordem de venda com a caixa de seleção Personalizar referente ao item selecionado.

Para essas ordens:

  • Os itens de custo e serviço anônimos não são vinculados como partes do projeto.
  • Os itens comprados e fabricados anônimos são vinculados como partes do projeto.

Configuração 2

A caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço está selecionada, mas Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens não está.

Nesse caso, o LN leva em conta somente as ordens de venda com, pelo menos, uma linha de ordem de venda com a caixa de seleção Personalizar referente ao item selecionado.

Para essas ordens:

  • Os itens de custo e serviço anônimos são vinculados como partes do projeto.
  • Os itens comprados e fabricados anônimos são vinculados como partes do projeto.

Configuração 3

A caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço não está selecionada, mas Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens está.

Nesse caso, o LN leva em conta todas as ordens de venda e não somente aquelas com a caixa de seleção Personalizar referente a uma das linhas selecionada.

Para essas ordens:

  • Os itens de custo e serviço anônimos não são vinculados como partes do projeto.
  • Os itens comprados e fabricados anônimos são vinculados como partes do projeto.

Configuração 4

As caixas de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço e Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens estão selecionadas.

Nesse caso, o LN leva em conta todas as ordens de venda e não somente aquelas com a caixa de seleção Personalizar referente a uma das linhas selecionada.

Para essas ordens:

  • Os itens de custo e serviço anônimos são vinculados como partes do projeto.
  • Os itens comprados e fabricados anônimos são vinculados como partes do projeto.
Nota
  • Para evitar o processamento das mesmas ordens e a vinculação dos mesmos itens como partes do projeto, nessa sessão, o LN não leva em conta as linhas de ordem de venda com a caixa de seleção Personalizar desmarcada, mas o Projeto é preenchido na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).
  • É possível visualizar e realizar a manutenção de partes do projeto na sessão Partes do projeto (tipcs2111m000).
Gerar partes do projeto (PCS) para todas as ordens
Junto com a caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço, essa caixa de seleção determina se é possível vincular itens anônimos comprados, fabricados, de custo ou de serviço a um projeto como parte do projeto.
Importante!

Se você adicionar, por exemplo, uma nova linha de ordem de venda a uma ordem existente para a qual já foi gerada uma estrutura de projeto, poderá selecionar essa caixa de seleção para indicar que o novo item também deve ser vinculado ao projeto como parte do projeto. Além disso, se a caixa de seleção Criar um projeto (PCS) por ordem de venda estiver selecionada nessa sessão, o projeto da ordem de venda será usado. Se a caixa de seleção Criar um projeto (PCS) por ordem de venda estiver desmarcada, a parte do projeto será vinculada a um novo projeto.

Nota
  • Para evitar o processamento das mesmas ordens e a vinculação dos mesmos itens como partes do projeto, nessa sessão, o LN não leva em conta as linhas de ordem de venda com a caixa de seleção Personalizar desmarcada, mas o Projeto é preenchido na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).
  • É possível visualizar e realizar a manutenção de partes do projeto na sessão Partes do projeto (tipcs2111m000).

Para ver uma explicação das configurações, consulte a ajuda online da caixa de seleção Gerar partes do projeto (PCS) para itens de custo/serviço.