CRM – funcionalidade

Você pode usar o CRM para fazer o seguinte:

Oportunidades

As oportunidades são usadas por vendedores para registrar e monitorar informações sobre vendas relacionadas a um parceiro de negócios para fins de venda de um produto ou serviço para esse parceiro de negócios.

É possível criar oportunidades na sessão Oportunidade (tdsmi1610m000).

É possível usar essa sessão para fazer o seguinte:

Gerar uma cotação de vendas de uma oportunidade

Uma vez que a cotação de vendas pode ser gerada de uma oportunidade, uma oportunidade pode ser a base para as ofertas de produto para um parceiro de negócios. Se forem adicionados itens a uma oportunidade, será possível gerar linhas de cotação para os itens ao gerar uma cotação de vendas usando uma oportunidade.

Nota

Na sessão Oportunidade (tdsmi1610m000), é possível:

O seguinte se aplica ao processo de geração:

  • Somente itens cuja caixa de seleção Selecionar estiver selecionada na guia Itens da sessão Oportunidade (tdsmi1610m000) são inseridos como linhas de cotação na cotação de vendas.
  • Quando a cotação de vendas for gerada, o número da oportunidade será preenchido como um número de referência no campo Oportunidade da sessão Cotação de venda (tdsls1600m000).
  • Quando a cotação de vendas for gerada, o número da cotação de vendas será preenchido como um número de referência na guia Referência da sessão Oportunidade (tdsmi1610m000), que se refere à sessão Referências por oportunidade (tdsmi1115m000).
  • a série do número usado para gerar cotações de venda é assumida como padrão da seguinte maneira:
    1. Departamentos de venda (tdsls0512m000)
    2. Perfis de usuário de venda (tdsls0139m000)
    3. Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000)
    4. Parâmetros de cotação de venda (tdsls0100s100)
  • A origem da cotação de vendas gerada é Oportunidade.
  • A Origem de preço das linhas de cotação de vendas geradas é Manual, de modo que preços e descontos não são recalculados automaticamente.
  • se o item da oportunidade tiver uma rastreabilidade vinculada, a rastreabilidade será copiada para a linha de cotação de vendas gerada
  • se nenhum item estiver vinculado a uma oportunidade, você poderá escolher gerar somente um cabeçalho de cotação de vendas e nenhuma linha de cotação.
Nota

Não será possível gerar uma cotação de vendas usando uma oportunidade se seu Status for Inativo, Ganho, Perda ou Cancelado

Atividades

Uma parte essencial da funcionalidade de gestão de relações com o cliente é a habilidade de criar atividades para programar para objetos de negócios (parceiros de negócios, contatos, oportunidades ou outras atividades) e rastrear o progresso dessas atividades.

Uma atividade é um compromisso, um chamado, uma tarefa, uma correspondência ou um e-mail que deve ser criado ou executado por um usuário e que é registrado no LN. As atividades incluem, por exemplo, ligações telefônicas, correspondências, visitas e pesquisas. Opcionalmente, tarefas, compromissos e chamados podem ser sincronizados com o Microsoft Exchange.

Na sessão Atividades (tccom6100m000), as atividades podem ser criadas e vinculadas a objetos de negócios. As atividades podem ser criadas manualmente ou geradas automaticamente.

Criação manual de atividades

Na sessão Atividades (tccom6100m000), é possível criar manualmente estas atividades:

Nota

A sessão Atividades (tccom6100m000) pode ser iniciada de modo independente, mas também aparece como uma guia nestas sessões:

  • Parc. de neg. (tccom4100s000)
  • Oportunidade (tdsmi1610m000)
  • Contato (tccom1640m000)
  • Atividades (tccom6100m000)
Atividades de acompanhamento

Uma atividade também pode resultar em outra atividade. Portanto, de um compromisso, chamada, tarefa, mala direta ou e-mail, é possível criar atividades de acompanhamento dos tipos Chamada, Tarefa, Compromisso e E-mail.

Em uma das sessões de atividades, é possível criar manualmente estas atividades de acompanhamento:

  • compromisso de acompanhamento
    Clique em Compromisso de follow up para inserir um compromisso de follow up na sessão Compromisso (tccom6600m100).
  • chamada de acompanhamento
    Clique em Chamada follow up para inserir a chamada de follow up na sessão Chamada (tccom6600m200).
  • tarefa de acompanhamento
    Clique em Tarefa follow up para inserir uma tarefa de follow up na sessão Tarefa (tccom6600m300).
  • e-mail de acompanhamento
    Clique em E-mail de acompanhamento para inserir um e-mail de acompanhamento na sessão E-mail (tccom6600m500).
Nota

Se uma atividade for gerada usando outra atividade:

  • As referências de Contato, Parceiro de negócios e Objeto de negócios serão copiadas para a nova atividade.
  • uma referência à atividade original será especificada na nova atividade. Você poderá atualizar todas as referências na atividade de acompanhamento, exceto pela referência à atividade original
  • os participantes ou destinatários da atividade original serão copiados para a nova atividade.
Geração automática de atividades

Na sessão Adição global de atividades (tdsmi2210m100), é possível adicionar globalmente atividades a vários parceiros de negócios, oportunidades, e assim por diante, de uma só vez.

Com base no modelo de atividade, que pode ser definido na sessão Modelos de atividade (tdsmi0155m000), é possível gerar automaticamente estas atividades:

Vincular a atividades

O seguinte pode ser vinculado a uma atividade:

  • Atributos
    É possível vincular atributos a uma atividade na sessão Atributos por atividade (tdsmi2101m000), que aparece como uma guia na maioria das sessões da atividade. Por exemplo, a atividade é uma pesquisa, e as perguntas a serem feitas ao parceiro de negócios são criadas como atributos e vinculadas à atividade. Quando os funcionários realizam essa atividade, eles abrem os campos de atributos e inserem as respostas à pesquisa nos campos de atributos conforme obtêm as informações pelo telefone.
  • Notas
    É possível vincular notas a uma atividade na sessão Notas (tcstl1550m000), que aparece como uma guia em todas as sessões da atividade.
  • Referências
    É possível vincular referências a uma atividade na sessão Referências por atividade (tccom6115m000), que aparece como uma guia em todas as sessões da atividade.
  • Participantes
    É possível convidar participantes para um chamado ou um compromisso na sessão Participante (tccom6105m000), que aparece como uma guia nas sessões Chamada (tccom6600m200) e Compromisso (tccom6600m100). Se a caixa de seleção Sincronizar for selecionada nessas sessões, as chamadas e compromissos são sincronizados com os eventos do calendário de um participante no Microsoft Exchange.
  • Destinatários
    Você pode selecionar destinatários para um e-mail na sessão Destinatários (tccom6600m900), que pode ser iniciada na sessão E-mail (tccom6600m500).
  • Anexos
    Você pode vincular anexos a um e-mail na sessão Anexos (tccom6110m000), que pode ser iniciada na sessão E-mail (tccom6600m500).
Cartas

Cartas aos parceiros de negócios e correspondência em massa são atividades de marketing comuns. No CRM, é possível criar, salvar e modificar as cartas. É possível usar a funcionalidade de mesclar correio para imprimir uma carta genérica contendo informações específicas do parceiro de negócios. É possível exportar cartas para outros programas de processamento de texto para usar funcionalidades como corretores ortográficos.

O procedimento para criar e imprimir cargas inclui as seguintes etapas:

Passo 1. Criar cartas

Na sessão Cartas (tdsmi1150m000), é possível criar cartas para enviar aos parceiros de negócio. É possível criar as cartas em um formato genérico, que pode ser mesclado posteriormente com informações do parceiro de negócios específico.

É possível usar um editor de texto para definir o corpo real da carta. Para mais informações, consulte o CRM- Editor de texto.

Passo 2. Usar mesclagem de correio

Na sessão Mala direta por carta padrão (tdsmi2410m000), é possível imprimir ou processar cartas para parceiros de negócios (em potencial ou clientes), oportunidades, contatos ou atividades. Você pode especificar uma variedade de dados que devem ser impressos em uma mesclagem de correio.

Expressões de seleção

Uma expressão de seleção permite ao usuário definir critérios de pesquisa para criar um grupo de destino. Esse grupo de destino pode ser usado para especificar quem inclui em uma ação em particular. Expressões de seleção são usadas para criar intervalos almejados para oportunidades, adições globais de atributos e atividades, cartas (mesclagens de correio) e relatórios. Expressões de seleção são similares a critérios de destino usados em programas de planilha e banco de dados, como Microsoft Excel.

Expressões de seleção são criadas na sessão Seleções (tdsmi0170m000), após o que são usadas para cartas, relatórios e assim por diante. Elas podem ser simples ou complexas, o que depende dos critérios usados. É possível usar um editor de texto para definir as expressões. Para mais informações, consulte o CRM- Editor de texto.

Exemplo

Uma companhia criou um atributo para anexar aos seus parceiros de negócios que lista a data em que os parceiros de negócios se tornaram um parceiro de negócios. Uma expressão de seleção pode ser criada para localizar os parceiros de negócios que se tornaram um parceiro de negócios nos últimos 45 dias. A expressão de seleção pode usar o atributo para criar esse grupo de destino. A companhia também usa fases para rastrear o progresso feito com seus parceiros de negócios. Uma fase indica que o parceiro de negócios requer informações extras. A expressão de seleção pode usar essa fase para almejar parceiros de negócios para os quais a companhia deve ligar ou enviar informações.

A sessão Seleções (tdsmi0170m000) lista os códigos e as descrições das seleções definidas pelos usuários. Caixas de seleção indicam se há texto para uma seleção ou se uma expressão está definida para uma seleção. Os textos e expressões são criados usando a funcionalidade de texto no menu Editar. No menu Visualizar, Referências, Ações, é possível selecionar Compilar expressão para verificar a sintaxe da expressão de seleção. Isso não é obrigatório, mas você pode usar essa opção como precaução.

Relatórios

É possível definir relatórios para visualizar dados definidos pelo usuário. As informações incluídas em um relatório são determinadas por vários critérios. No CRM, é possível criar relatórios para visualizar dados com base em suas necessidades.

O procedimento para definir relatórios inclui as seguintes etapas:

Passo 1. Definir um relatório

Para criar um relatório, é necessário definir um código, uma descrição e algumas informações gerais de cabeçalho e rodapé na sessão Relatórios (tdsmi0180s000).

Passo 2. Criar formatos de relatório

As definições de coluna, que indicam as informações que devem ser incluídas nas colunas do relatório, são definidas na sessão Formatos de relatório (tdsmi0181s000). Essas informações podem incluir campos ou atributos de tabela.

Passo 3. Imprimir relatórios

Na sessão Impressão flexível (tdsmi2410m100), é possível imprimir e processar os relatórios definidos no CRM.

Cliente 360

Em uma companhia, os gerentes de conta são responsáveis pela manutenção das relações com parceiros de negócios clientes, também chamadas de contas ou relações comerciais. Eles passam muito tempo gerindo solicitações e propostas de parceiro de negócios. Assim, eles devem ter um bom insight sobre o status dos parceiros de negócios clientes pelos quais são responsáveis.

A sessão Cliente 360 (tdsmi1500m000) fornece uma visão geral das informações do parceiro de negócios cliente e permite que um gerente de conta facilmente realize várias tarefas relacionadas ao parceiro de negócios. Com essa sessão, os gerentes de conta têm suporte nas suas tarefas diárias de gerir solicitações e propostas do parceiro de negócios de maneira flexível e correta.

Nota

Se você selecionar a caixa de seleção Mostrar apenas os PN para gestor de contas, somente os parceiros de negócios relevantes para o gerente de conta específico são exibidos.