Seleção de parceiro de negócios com base na unidade de efetividade

Geral

No LN, é possível usar a unidade de efetividade para adaptar o procedimento de negócios padrão aos itens e modelar exceções que se originam de necessidades específicas do cliente. O conceito de unidade de efetividade dá suporte a situações em que os clientes têm necessidades específicas com relação às características dos produtos que solicitaram. É possível vincular necessidades a unidades de efetividade e vice-versa, e definir exceções que podem ser vinculadas ao aspecto de negócios afetado pela exceção. Dessa forma, é possível modelar pequenos desvios da configuração do produto padrão.

Para poder definir exceções, é preciso configurar uma estrutura de unidade de efetividade para o item envolvido no módulo Unidade de efetividade (UEF) de Comum. Para obter mais informações sobre o uso da unidade de efetividade, consulte o tópico do manual online Para configurar a unidade de efetividade.

Em seguida, é possível definir exceções para os seguintes aspectos do negócio:

  • linhas da BOM
    clique em Exceções na sessão Lista de material (tibom1110m000) para definir as exceções correspondentes
  • clique em Item - Roteiros (tirou1101m000) no menu Visualizar, Referências, Ações da sessão Exceções para definir exceções para o roteiro
  • escolha Exceções na sessão Operações de roteiro (tirou1102m000) do menu Visualizar, Referências, Ações
  • clique em Exceções na sessão Estratégia de recurso (cprpd7110m000) para definir exceções para o roteiro
  • Parceiros de negócios de compra de item
    clique em Exceções na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para definir parceiros de negócios de compra de unidade efetiva.
Nota

Para obter mais informações sobre a definição de exceções para linhas da BOM, roteiros, operações e estratégias de recurso, veja a ajuda online nas sessões correspondentes. Esse tópico do manual online refere-se somente à seleção de um item específico - combinações de parceiro de negócios de compra com base na unidade de efetividade.

Parceiros de negócios de compra de item

Na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), as seguintes caixas de seleção da unidade de efetividade estão disponíveis:

  • Configuração padrão
  • Exceções presentes

Ambas as caixas de seleção são usadas para:

  • recuperar parceiros de negócios válidos para devolvê-los ao Planejamento empresarial durante o processo de seleção de parceiro de negócios aprovado do planejamento da ordem durante esse processo, o Planejamento empresarial comunica a unidade de efetividade da sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000) para Controle de compra. o PUR então usa essas caixas de seleção para determinar quais parceiros de negócios de compra são válidos para o item e podem ser retornados para o Planejamento empresarial
  • verifique a validade da combinação de parceiro de negócios de compra e item ao inserir manualmente uma linha de ordem de compra à qual uma unidade de efetividade esteja vinculada.

Se a caixa de seleção Configuração padrão for selecionada, a combinação de parceiro de negócios de compra e item é válida, a menos que haja exceções anexadas que definam ao contrário. Se esta caixa de controle estiver selecionada, e a ordem de compra não tem unidade de efetividade vinculada a si, o parceiro de negócios é considerado válido.

Se a caixa de seleção Configuração padrão estiver desmarcada, o Planejamento empresarial considerará a combinação de parceiro de negócios de compra e item inválida, a menos que haja exceções anexadas que definam ao contrário para a unidade de efetividade da ordem de compra.

Se a caixa de seleção Exceções presentes estiver selecionada, a combinação de parceiro de negócios de compra e item tem exceções anexadas que podem suplantar os ajustes da configuração padrão.

Nota

A configuração padrão determina se uma combinação de parceiro de negócios de compra e item é válida ou não, mas a configuração padrão não pode ser substituída por exceções.

Exceções

Com uma exceção, você pode especificar se uma combinação de parceiro de negócios de compra e item é válida para uma unidade de efetividade ou necessidade específica.

Exemplo 1

Uma linha de ordem de venda é criada para o Item RADAR ao qual a unidade de efetividade 232 está atribuída. O parceiro de negócios cliente fez as seguintes especificações para o item:

  • O item deve ser um modelo LEVE
  • o item deve cumprir os regulamentos dos EUA
  • uma peça específica, chamada DISPOSITIVO-X, deve ser comprada do parceiro de negócios de compra Advanced Electronics Inc.

Assim, é preciso vincular as seguintes necessidades à unidade de efetividade 232 na sessão Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000) ou na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000):

  • EUA - em conformidade com os regulamentos dos EUA
  • LEVE - Modelo Leve 4.
  • DISPOSITIVOX – o dispositivo X a ser comprado de Advanced Electronics Inc.

É possível modelar exceções às necessidades, o que normalmente ocorre ao configurar os dados mestres. Com essas exceções, é possível definir a validade de uma linha da BOM, roteiro, operação, estratégias de recurso ou uma combinação de parceiro de negócios de compra e item.

Presuma que a BOM e o roteiro contenham exceções válidas para as necessidades EUA e LEVE. Assim, as ordens de compra geradas e as ordens de produção para RADAR e sua peça são projetados para o modelo LEVE para o mercado dos EUA.

Para definir a Advanced Electronics Inc. como o único parceiro de negócios de compra válido para a peça do item DISPOSITIVO-X, é preciso realizar as seguintes etapas:

  1. Desmarque a caixa de seleção Configuração padrão na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para a combinação de parceiro de negócios de compra e item DISPOSITIVOX/Advanced Electronics Inc.
  2. Defina uma exceção para essa combinação de parceiro de negócios de compra e item clicando em Exceções na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). Defina a exceção como válida selecionando a caixa de seleção Válido para a necessidade do DISPOSITIVOX na sessão Exceções (tcuef0105m000). Assim, o item pode ser comprado da Advanced Electronics Inc., mas outros parceiros de negócios de compra ainda podem ser válidos.
  3. Defina uma exceção para todos os outros parceiros de negócios de compra para esse item clicando em Exceções na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). Defina a exceção como inválida desmarcando a caixa de seleção Válido para a necessidade DISPOSITIVOX na sessão Exceções (tcuef0105m000). Assim, o item não poderá ser comprado de um parceiro de negócios de compra que não a Advanced Electronics Inc.
Exemplo 2

Se você pegar o mesmo exemplo, mas desejar que o Item RADAR seja vendido somente para o mercado alemão, deve realize as seguintes etapas:

  1. Insira uma necessidade chamada GER (mercado alemão) na sessão Requisitos (tcuef0106m000).
  2. Vincule a necessidade na unidade de efetividade 232 na sessão Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000) ou na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000).
  3. Desmarque a caixa de seleção Configuração padrão na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para todas as combinações de parceiro de negócios de compra e item para as quais o item seja RADAR e o parceiro de negócios de compra seja alemão e clique em Exceções.
  4. Selecione a necessidade GER e marque a caixa de seleção Válido na sessão Exceções (tcuef0105m000).

Assim, durante o processo de seleção de parceiro de negócios aprovado do Planejamento empresarial, o Planejamento empresarial somente recupera parceiros de negócios de compra alemães para o item RADAR.

Depois de o Planejamento empresarial ter recuperado parceiros de negócios válidos, as ordens de compra planejadas são convertidas para ordens de compra reais e a unidade de efetividade é transferida para o campo Unidade de efetividade da sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).

Nota
  • quando uma ordem de compra é criada, seja manual ou automaticamente usando o Planejamento empresarial, o LN verifica se o parceiro de negócios de compra é válido para a unidade de efetividade na linha da ordem de compra
  • quando parceiros de negócios de compra válidos são selecionados (com base em exceções), também é possível definir o fabricante do qual os parceiros de negócios de compra devem comprar seus componentes. Para obter mais informações sobre componentes de compra de fabricantes, consulte configurar e usar itens de fabricantes múltiplos.