Ordens de venda - processos adicionais

adicionar custos extras a uma ordem de venda

Os itens de custo são usados para definir sobretaxas como tarifas de frete, gestão e administração. Esses custos podem ser inseridos em uma ordem de venda de modo que a ordem de fato reflita os encargos cobrados de um cliente. Vários itens de custo com custos adicionais podem ser atribuídos a uma ordem unindo-os em um conjunto de custo.

Custos adicionais podem ser pedidos com base na ordem ou na expedição.

  • Com base na ordem
    Custos adicionais são calculados para uma ordem de venda. Depois da aprovação da ordem de venda, custos adicionais são colocados em uma ordem como (itens de) custo extra após o último item ser registrado.
  • Baseado em expedição
    Custos adicionais são calculados para uma expedição de vendas. Depois da confirmação de uma expedição, uma ordem de custo de expedição de vendas é gerada com todos os custos adicionais para uma expedição.
bloquear e desbloquear ordens de venda

Podem existir vários motivos para bloquear uma ordem de venda ou uma linha de ordem de venda. Uma ordem pode ser bloqueada por mais de um motivo em qualquer ponto no procedimento de ordem de venda.

Para mais informações, consulte o Bloqueio de ordem.

Alterar dados de vendas após a liberação ao Faturamento

Em alguns casos, é possível atualizar os dados da fatura de venda depois de a data de vendas ser liberada para o Faturamento.

Dependendo do status da fatura, é possível alterar:

Para mais informações, consulte o Alterar dados de vendas após a liberação ao Faturamento.

criar ordens de cross-docking e dividir entregas

Se desejar cumprir uma ordem de venda existente para a qual não haja estoque disponível, é possível pegar mercadorias de entrada imediatamente do local de recebimento para o local de preparação para baixa. Para iniciar esse processo, é necessário gerar uma ordem de cross-dock.

Dividir entregas é, na verdade, dividir linhas da ordem. Se as linhas de ordem tiverem sido geradas, é possível dividi-las em várias linhas de entrega. Assim, várias entregas ocorrem um uma linha de ordem. Se houver uma ordem de cross-docking e uma entrega dividida for necessária, é possível dividir ainda mais uma linha de entrega em várias entregas.

Para mais informações, consulte o Cross-docking e divisão de entregas.

criar ordens de entrega direta

Em uma ordem de venda ou serviço, é possível indicar se você deseja que as mercadorias vendidas sejam entregues diretamente. Em caso de uma entrega direta, uma ordem de venda ou de serviços resulta em uma ordem de compra. Uma vez que o parceiro de negócios fornecedor entrega as mercadorias diretamente ao parceiro de negócios cliente, a Armazenamento não está envolvida.

Para informações detalhadas sobre a geração e o processamento de ordens de entrega direta, consulte os tópicos a seguir:

criar ordens de frete usando ordens de venda

O pacote Frete pode ser usado para gerir necessidades de transporte. Durante a entrada da ordem de venda, é possível identificar e escolher o meio adequado de transporte e gerar uma ordem de frete usando uma ordem de venda.

A integração entre Frete e Vendas inclui estes tópicos:

  • Integração entre controle de ordem de frete e vendas

    Em Controle da ordem de frete, há dois tipos de planejamento:

    • Planejamento bruto, que é usado para planejamento de capacidade de longo prazo.
    • Criação de carga, que é o plano do tempo de execução real das expedições e cargas. Para expedir as mercadorias, o Controle da ordem de frete deve saber quais expedições devem ser movidas em um período de tempo. Se uma ordem de frete for criada usando Vendas, o progresso da expedição e das cargas pode ser trocado e as informações podem ser compartilhadas entre o Controle da ordem de frete e Vendas.
  • Integração entre faturamento de frete e faturamento de vendas

    A taxa de frete que você deve pagar à transportadora é chamada de custos de frete. É possível faturar os custos de frete do parceiro de negócios com base em:

    • Custos de frete.
    • Custos de frete (Atualização permitida).
    • Taxas de cliente.
criar variantes de produto

Se você especificar um item configurável na linha de ordem de venda, é possível configurar ou vincular uma variante de produto.

Um item é configurável se a caixa de seleção Configurável estiver selecionada na sessão Itens - Geral (tcibd0501m000).

  • Os itens Fabricado com a Origem do fornecimento padrão definida como Montagem na sessão Itens - Geral (tcibd0501m000) e itens Genérico sempre são configuráveis.
  • itens Comprado com a caixa de seleção Programação de compra em uso selecionada na sessão Itens - Geral (tcibd0501m000) podem ser configurados.

Para mais informações, consulte o Variantes de produto em vendas.

Itens com Origem do fornecimento padrão definida como Chão de fábrica

É necessário decidir se você deseja usar um projeto de Controle de projeto ao produzir variantes de produto ou uma Conf. de Produto (PCF) sem PCS. Um projeto PCS é usado para planejar, produzir e controlar o processo de fabricação. Como consequência, a estrutura da variante do produto é gerada pelo projeto. A vantagem de usar PCS é que ele fornece um item com uma rolagem de custo detalhada e a possibilidade de rastreamento. Porém, em ambientes de alto volume, uma rolagem de custo detalhada costuma não ser necessária. Além disso, usar PCS requer tempo extra para calcular os custos do projeto e excluir a estrutura do projeto posteriormente.

Se você deseja usar PCS para PCF, a política de ordem na sessão Item - Ordem (tcibd2100s000) deve ser Em ordem. Se você deseja usar PCS sem PCF, a política de ordem deve ser Anônimo.

Depois que a variante de produto for configurada na sessão Configurador de produto (tipcf5120m000), é necessário usar a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000) para gerar a estrutura do projeto e/ou a estrutura do produto para a variante de produto.

Para mais informações, consulte o Como usar um modelo de produto em uma ordem de venda.

Criar ordens urgentes

Toda companhia lida com solicitações urgentes dos clientes. Essas solicitações normalmente requerem termos de pagamento e entrega especiais. Para determinar se uma solicitação urgente é razoável ou não, e para poder informar o parceiro de negócios sobre a data de entrega de uma ordem, condições da ordem urgente padrão devem ser definidas para uma companhia.

As duas situações de urgência possíveis são:

  • o cliente pede uma entrega urgente durante a entrada da ordem em si
  • o cliente pede urgência em uma ordem já baixada.

Para mais informações, consulte o Ordens urgentes.

Rastreamento de demanda

Se a funcionalidade de rastreamento de demanda for usada em uma companhia, o estoque será alocado quando as ordens de venda forem criadas. Além disso, uma especificação é vinculada a essas ordens.

Para mais informações, consulte o Visão geral de rastreamento de demanda.

Gerir ATP/CTP

A funcionalidade ATP faz parte de uma técnica de promessa de ordem mais ampla, chamada capacidade de vendas (CTP).

É possível verificar a ATP/CTP para itens do plano durante o horizonte de ATP/CTP como especificado na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Para poder especificar um item do plano na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), é necessário definir o campo Sistema de ordem para Planejado na sessão Item - Ordem (tcibd2100s000).

Para verificar a ATP/CTP de um item na entrada da ordem de venda:

  1. Selecione a caixa de seleção Verificação de CTP para vendas na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000). Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma verificação de capacidade de vendas (CTP) é realizada quando uma ordem de venda para um item está fechada. Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN não realiza nenhuma verificação de CTP, não importa os valores de parâmetros relacionados a CTP na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).
  2. Indique os tipos de verificações de ATP e CTP que devem ser aplicadas e especifique as configurações para as verificações na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Se o estoque livre disponível (ATP) e componentes e capacidades críticos adicionais (CTP) forem insuficientes para atender a ordem, várias possibilidades serão apresentadas para gerir a escassez. Uma maneira de gerir a escassez para uma ordem de venda é propor uma programação de entrega, que pode ser especificada na sessão Gestão ATP (cprrp4800m000).

Também é possível usar a sessão Gestão ATP (cprrp4800m000) para realizar verificações de ATP/CTP offline. Por exemplo, é possível coletar várias ordens por escrito e depois usar a sessão Gestão ATP (cprrp4800m000) para executar as verificações de ATP/CTP.

Para mais informações, consulte o Tipos de verificações de ATP e CTP.

gestão de ordens de reposição

Se somente uma parte das mercadorias ou nenhuma das mercadorias listadas na ordem de venda for expedida, é possível criar ordens de reposição.

Uma ordem de reposição pode ser criada nos seguintes módulos:

  • Controle de vendas

    Uma ordem de reposição pode ser criada da seguinte maneira:

    • É possível inserir manualmente uma quantidade de retenção.
    • A ordem de compra de entrega direta criada para a ordem de venda não é completamente entregue.
  • Gestão de estoque

    A quantidade de expedição pode ser reduzida em dois pontos no módulo Ordens de armazém da Armazenamento:

    • antes da confirmação do aconselhamento de saída
    • antes da confirmação da expedição.

Para mais informações, consulte o Gestão de ordem de reposição para ordens de venda.

gerir componentes

Se você desejar entregar componentes, em vez de itens principais, no procedimento de ordem de venda, é possível definir como os componentes são geridos.

Para mais informações, consulte o Visão geral da gestão de kits em vendas.

gerir ordens parceladas

Faturar os parceiros de negócios é uma parte normal e necessária dos negócios. O faturamento pode ocorrer de várias maneiras. Faturar por parcelas permite enviar faturas para valores parciais ou percentagens do valor líquido total antes ou depois de as mercadorias pedidas serem de fato entregues. Para estabelecer as parcelas, adicione várias linhas de parcelas à ordem de venda. O faturamento por parcelas permite usar programações de pagamento, que são baseadas em faturamento de percentagens do valor da ordem em diferentes intervalos de tempo.

Para mais informações, consulte o Parcelas.

Gerir promoções

Em Preço sob Comum, as promoções são definidas para itens e parceiros de negócios. As promoções são usadas para oferecer descontos extras e/ou presentes grátis (prêmios) sobre ordens de venda ou linhas de ordem de venda.

Para verificar se uma promoção foi definida para o item e/ou parceiro de negócios de uma ordem de venda, o LN usa matrizes de promoção.

O LN procura promoções válidas nas matrizes de promoção para as quais um número de sequência de matriz é definido. A recuperação de matrizes de promoção é controlada pelas configurações de parâmetro na sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000).

Para recuperar promoções de uma matriz de promoções, o LN procura matrizes de promoção com uma definição da matriz e atributos de matriz que conciliem as propriedades da ordem de venda relevante. Observe que todos os atributos de matriz devem corresponder às propriedades da ordem. Quando encontrada, a promoção vinculada à matriz de promoção é aplicada à ordem de venda.

Nota

Se você inserir uma ordem de venda ou uma linha de ordem de venda, é possível exibir e selecionar as promoções qualificadas e/ou aplicadas na sessão Link de dados de promoções de ordens de vendas (tdsls4536m000).

Para obter detalhes sobre a configuração de promoções, consulte Configurar uma matriz de promoção.

gestão de ordens de devolução

Se as mercadorias precisarem ser devolvidas em uma ordem de venda, uma ordem de devolução pode ser criada. Uma ordem de devolução pode conter somente valores negativos. Várias etapas estão envolvidas no processo de ordem de devolução.

Para mais informações, consulte o Ordens de devolução de vendas.

preços de material em ordens de venda

Se a caixa de seleção Preço de material em vendas estiver selecionada na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000), depois de configurar os dados mestres de preço de material, o LN pode recuperar informações sobre preços de material e calcular os preços de material para uma linha de ordem de venda.

Informações sobre preços de material vinculadas podem ser visualizadas na sessão Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000).

Para mais informações, consulte o Informações sobre preço de material - ordens de venda.

Rastreamento de projeto

O rastreamento do projeto em Vendas inclui o rastreamento dos custos do projeto para linhas de ordem de venda e linhas de cotação de vendas. Se o rastreamento de projeto for obrigatório para o item na linha de ordem de venda ou de cotação, uma rastreabilidade deve ser especificada, que é uma combinação de projeto/orçamento, elemento de projeto e/ou atividade do projeto. Por exemplo, se a demanda for rastreada para uma linha de ordem de venda, as mercadorias são vendidas e os custos são reservados para o projeto, elemento e atividade na linha de ordem de venda.

Para mais informações, consulte o Rastreamento de projeto em vendas.

configurar e usar itens alternativos

Sempre que ocorrer uma escassez de estoque para um item, é possível oferecer ao parceiro de negócios cliente um item alternativo. Para evitar o risco de um item se tornar obsoleto, é possível primeiro consumir o estoque disponível do item original e então preencher a escassez restante com uma alternativa.

Para mais informações, consulte o Itens alternativos.

usar estoque consignado

Se você desejar usar o estoque consignado no procedimento de ordem de venda, é possível definir como o estoque consignado é gerido.

Para mais informações, consulte o Consignação em vendas e aquisição.

Usar modelos de cópia

No LN, é possível indicar se modelos de cópia são usados no processo de copiar (linha) de ordem de venda. Com modelos de cópia, é possível especificar como os dados (da linha) de ordem são copiados.

Um modelo de cópia contém um conjunto padrão de exceções de cópia com o qual é possível fazer o seguinte:

  • Copiar ordens existentes para ordens de destino na sessão Copiar ordem de vendas (tdsls4201s000).
  • copiar linhas de ordem de venda existentes para linhas de ordem de destino
  • copiar as linhas de ordem de venda do documento original para linhas de ordem de destino no processo de ordem de devolução.

Para mais informações, consulte o Modelos de cópia.

usar materiais fornecidos pelo cliente

Para permitir que os clientes ou seus fornecedores enviem os materiais necessários para produzir um item do cliente específico, é possível implementar os Materiais fornecidos pelo cliente. O fornecimento de materiais do cliente é iniciado de uma linha de ordem de venda, que inclui o item contendo os materiais fornecidos pelo cliente. A linha de ordem de venda possui uma rastreabilidade de demanda vinculada para a demanda do cliente.

Para mais informações, consulte o Materiais fornecidos pelo cliente em Vendas e Aquisição.

usar simulações de prioridade

As simulações de prioridade da ordem ajudam a determinar a prioridade pela qual as ordens de venda são geridas no armazém para entrega. É possível usar uma simulação de prioridade para calcular a prioridade com que o estoque é alocado a ordens. Para definir prioridades reais para ordens de venda, é preciso aceitar os resultados da simulação. É possível modificar esses resultados antes de aceitá-los.

Para mais informações, consulte o Prioridade da ordem (simulações).