Autorizações da programação de compra

Os fornecedores enviam itens de programação de compra com base no tipo de necessidade. O tipo de necessidade Firme, porém, pode se desviar do tipo de necessidade Planejado recebida anteriormente.

Se você usar autorizações, antes de o tipo de necessidade Firme ser comunicado, um comprador dará ao fornecedor permissão para fabricar mercadorias ou comprar matérias-primas até um determinado nível de quantidade. A essência de uma autorização é que você assuma o risco se não precisar das mercadorias. Em outras palavras, você deve pagar pela fabricação e/ou matérias-primas, sejam as mercadorias de fato necessárias ou não.

Autorizações

Os seguintes tipos de autorizações estão disponíveis:

Para usar autorizações, siga estas etapas:

  1. Selecione a caixa de seleção Autorizações na sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) e/ou na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
  2. Se desejar dar uma autorização FAB, defina um período FAB no campo Período FAB da sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) e/ou na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
  3. Se desejar dar uma autorização RAW, defina um período RAW no campo Período RAW da sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) e/ou na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).

Na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdpur3534m000), é possível visualizar as várias autorizações para uma programação de compra específica.

As autorizações para a programação são atualizadas na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdpur3534m000) assim que:

  • as autorizações e cumulativos forem redefinidos na sessão Reiniciar cumulativos (tdpur3230m000)
  • uma liberação de compra receber o status Enviado. Assim, a maioria dos campos na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdpur3534m000) é assumida como padrão da sessão Liberação de compra (tdpur3121m000).
Nota

As autorizações são usadas somente para programações sem referência enviadas ao fornecedor em uma liberação de material.

Calcular autorizações FAB e RAW para programações push

Autorizações FAB e RAW são calculadas usando a data de baixa da programação.

  • Autorização FAB
    CUM necessário na data de baixa da programação + necessidades de linhas de programação liberadas para as quais nenhum recebimento foi agendado ainda na data de baixa da programação + soma de todas as necessidades da programação que se enquadram no período FAB.
  • Autorização RAW
    CUM necessário na data de baixa da programação + necessidades de linhas de programação liberadas para os quais nenhum recebimento foi agendado ainda na data de baixa da programação + soma de todas as necessidades da programação que se enquadram no período RAW.
Calcular autorizações FAB e RAW para programações de previsão pull

Autorizações FAB e RAW são calculadas usando a data atual.

  • Autorização FAB
    CUM necessário na data atual + necessidades de linhas de programação liberadas para os quais nenhum recebimento foi agendado ainda na data atual + soma de todas as necessidades da programação que se enquadram no período FAB.
  • Autorização RAW
    CUM necessário na data atual + necessidades de linhas de programação liberadas para os quais nenhum recebimento foi agendado ainda na data atual + soma de todas as necessidades da programação que se enquadram no período RAW.
Nota
  • A programação de previsão pull recupera o CUM necessário da programação de pull call-off, conforme armazenado na sessão Cumulativos necessários (tdpur3130m000)
  • Para programações de previsão pull, não é possível usar a data de baixa da programação para calcular as autorizações FAB e RAW, pois as programações de pull call-off não são liberadas com base na data de baixa da programação. Se você usar a data de baixa da programação, várias linhas de programação call-off podem ser excluídas do cálculo FAB e RAW devido ao curso horizonte dessas linhas de programação.

    Portanto, a data atual é usada, que pode ser uma das seguintes:

    • a data em que as linhas de programação são geradas na sessão Gerar linhas de liberação (tdpur3222m000)
    • a data em que a liberação é atualizada, o que pode ser feito clicando em Atualizar liberação no menu Visualizar, Referências, Ações da sessão Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000)
    • a data em que uma liberação é reconstruída, o que pode ser feito selecionando a caixa de seleção Recriar liberação na sessão Aprovar linhas de liberação (tdpur3222m100)
Exemplo Autorização
Tipo de necessidadePeríodo de tempo
Firme01/01 - 15/01
Planejada15/01 --->

 

  • o período de tempo de 01/01 a 15/01 contém ordens reais. A entrega é certa.
  • para o período de 15/01 a 01/02, é possível dar, por exemplo, uma autorização FAB
  • para o período de 01/02 a 15/02, é possível dar, por exemplo, uma autorização RAW.
Exemplo Autorização alta
períodoAutorização FABAutorização FAB mais altaData de baixa da programação
15/1 - 1/21001001/1
15/1 - 1/21501505/1
15/1 - 1/212515010/1

 

Nota

O período durante o qual autorizações altas são válidas é calculado da data de reinicialização de CUM até o momento em que a data de reinicialização de CUM é redefinida na sessão Reiniciar cumulativos (tdpur3230m000).

Às vezes, é possível ajustar uma autorização. Nesse caso, a autorização mais alta dada ao parceiro de negócios fornecedor para o período específico é válida. Em outras palavras, o comprador deve pagar a quantidade autorizada mais alta para o período específico.