Para definir um calendário

Este tópico descreve como definir um calendário único. Para obter informações sobre o procedimento geral para a definição e o uso de calendários, consulte Para configurar a estrutura do calendário.

Pré-requisitos

Para poder definir um calendário, os seguintes dados devem ser definidos:

Para obter mais informações sobre os pré-requisitos, consulte Para configurar a estrutura do calendário.

Procedimento
Passo 1. Definir o código do calendário

Para definir um código de calendário, inicie a sessão Códigos do calendário (tcccp0110m000).

Campos importantes são os seguintes:

  • Calendário pai
    Insira um calendário pai para o calendário ou deixe o campo vazio. Se o campo Calendário pai ficar vazio, o LN reverterá para o calendário padrão para preencher as datas ausentes. Para obter mais informações, consulte Hierarquia de calendário.
  • Data inicial do calendário e Data final calendário

    Especifique o período para o qual esse calendário tem detalhes da capacidade e horas.

    A data inicial de um calendário não pode ser antes da data inicial do seu pai e a data final de um calendário não pode ser depois da data final do seu pai.

    Por motivos de desempenho, configure um período de menos de cinco anos.

Passo 2. Especificar tipos de disponibilidade do calendário

Inicie a sessão Tipos disponibilidade de calendário (tcccp0150m000) e especifique os tipos de disponibilidade para os quais é possível usar o código de calendário.

Depois dessa etapa, é preciso configurar um calendário com datas de disponibilidade que podem ser visualizadas na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000). Agora, todos os dados do calendário são derivados do calendário pai ou do calendário padrão. Nas próximas etapas, é possível especificar as diferenças entre esse calendário e o calendário pai.

Passo 3. Definir as recorrências

Para definir recorrências que especifiquem datas recorrentes, o que será necessário fazer na próxima etapa, use a sessão Recorrências (tcccp0143m000).

Para obter mais informações, consulte Para definir recorrências.

Passo 4. Especificar recorrências de calendário

Para definir exceções recorrentes aos dados do calendário derivados dos calendários de nível mais alto, use as recorrências de calendário.

Os tipos de exceções a seguir podem ser definidos usando recorrências de calendário:

  • É possível alterar horas de trabalho, fatores de eficiência, percentagens de capacidade e indicações de hora extra para datas em particular.
  • É possível adicionar datas disponíveis extras recorrentes. Por exemplo, um centro de trabalho específico pode estar aberto durante a noite.
  • É possível designar datas como indisponíveis, como feriados anuais.

Para definir recorrências de calendário, sigas estas etapas:

  1. Inicie a sessão Recorrências de calendário (tcccp0144m000).
  2. Localize o código do calendário relevante e o tipo de disponibilidade.
  3. Insira a recorrência aplicável.
  4. Insira os valores nos seguintes campos:

  5. Se necessário, insira mais recorrências.

Para definir um intervalo para o almoço, insira a recorrência duas vezes, uma vez com o horário da manhã e outra com o horário da tarde.

Passo 5. Inserir dias indisponíveis

Para definir dias indisponíveis eventuais, como um feriado ou viagem do departamento, use a sessão Dias indisponíveis em calendário (tcccp0119m000).

Passo 6. Realizar alterações manuais

Para alterar manualmente os dados de disponibilidade para datas em particular, use a sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000). Para visualizar o resultado total, que inclui as alterações feitas por você, clique no botão Atualizar calendário ou selecione esse comando no menu Visualizar, Referências, Ações.

Nota

Em uma data, um calendário pode ter vários horários de trabalho, como das 8h às 12h e das 13h às 17h. Porém, não é possível ter vários intervalos de tempo em uma data derivados de origens distintas. Para obter mais informações, consulte Hierarquia de calendário.

Dica