Valores nominais

Em um processo de produção, um tamanho nominal ou real é especificado para um item. Contudo, pode haver um leve desvio aceitável. Esse desvio é chamado de tolerância.

O valor nominal, em Gestão da qualidade, é especificado para fornecer limites de tolerância ao tamanho nominal e acomodar desvios, se houver.

Anteriormente, era possível somente medir valores entre a Norma e o Lim. super. e o Lim. infer. das ordens de inspeção. O limite superior sempre deve ser superior à norma e o limite inferior, sempre inferior à norma.

Usando a funcionalidade de valor nominal, é possível especificar um intervalo de tolerância para um valor nominal. É possível especificar uma tabela nominal predefinida com base em padrões de engenharia aceitos.

Em alguns casos, o nível de tolerância deve ser maior ou menor do que os valores nominais. Por exemplo, a correspondência entre o diâmetro do eixo e o do furo. Os limites superior e inferior especificados para o diâmetro do furo devem ser maiores do que o valor nominal, enquanto esses limites para o diâmetro do eixo devem ser menores do que o valor nominal.

Essa funcionalidade também pode ser usada para processar ordens de inspeção.

Dados mestres:

Como parte da configuração dos dados mestres, é preciso definir:

  • um valor de intervalo nominal específico para a característica do item
  • um intervalo de tolerância correspondente para a característica do item
Para configurar os dados mestres:
Passo 1. 

Na sessão Nome do gráfico de valor nominal (qmptc0181m000), especifique o nome do gráfico. O intervalo de valor nominal é especificado para esse nome do gráfico.

Passo 2. 

Na sessão Tipo de gráfico de valor nominal (qmptc0182m000), especifique um Tipo de gráfico.

Passo 3. 

Na sessão Tabelas de valores nominais (qmptc0185m000), para o nome e o tipo de gráfico, especifique a Unidade de medida nominal e uma Unidade de medida de tolerância.

Passo 4. 

Na sessão Tabela nominal (qmptc0685m000):

  • Na guia Tamanho nominal, defina um intervalo de valores nominais para o qual os valores de tolerância são especificados.
  • Na guia Limite de tolerância, especifique o Padrão de tolerância.
  • Na guia Matriz de tolerância, especifique os limites de tolerância inferior e superior para o intervalo de tamanho nominal correspondente.

Nota Os valores de tolerância podem ser negativos e corresponderem à unidade de medida de tolerância.

Passo 5. 

Na sessão Procedimentos de teste padrão (qmptc0110m000), especifique uma característica para o procedimento de teste padrão especificado.

Passo 6. 

Na sessão Características de procedimento de teste padrão (qmptc0115m000), na guia Limites:

  • Defina o Tipo de valor para nominal. Se o tipo de valor não é nominal, os campos nome do gráfico, tipo de gráfico, valor nominal e padrão de tolerância são desativados.
  • Especifique o Nome do gráfico e o tipo de gráfico associado.
  • Especifique o padrão de tolerância necessário.
  • Especifique um valor nominal. O LN usa por padrão os campos Limite sup. e Limite infer. com base nos valores de tolerância especificados na sessão Tabela nominal (qmptc0685m000).
Para implementar o valor nominal e a funcionalidade de tolerância:
Passo 1. 

Crie uma ordem de inspeção para uma ordem relacionada de qualquer origem, contendo um procedimento de teste padrão com valor nominal e limites de tolerância especificados.

Passo 2. 

Na sessão Ordem de inspeção (qmptc1100m100), na guia de linhas, selecione a linha da ordem de inspeção para visualizar os detalhes da linha de inspeção na sessão Linhas da ordem de inspeção (qmptc1101m000).

Passo 3. 

Na sessão Linhas da ordem de inspeção (qmptc1101m000):

  • Clique na guia Limites.
  • Revise os dados de teste (nome do gráfico, tipo de gráfico, limite de tolerância, valor nominal e limites de tolerância superior e inferior) que o Infor LN usa como padrão dos especificados na sessão Características de procedimento de teste padrão (qmptc0115m000).
Passo 4. 

Na sessão Ordem de inspeção (qmptc1100m100), na guia de dados de teste, especifique um valor de medida que se situe entre os limites de tolerância superior e inferior.

Passo 5. 

O Infor LN define o resultado da inspeção na sessão Ordem de inspeção (qmptc1100m100) para Aprovado.

Nota Se um valor acima ou abaixo do intervalo for especificado, o resultado do teste será definido como Falha.

Passo 6. 

Conclua e processe a ordem de inspeção e a inspeção de ordem.

Passo 7. 

Revise os dados de resultados e o impacto do processo de inspeção nas sessões de ordem de origem relacionadas.