| Progresso do projetoO módulo Progresso do projeto é usado para medir, registrar e monitorar o progresso de um projeto. Você pode usar Progresso do projeto para registrar e controlar os dados do projeto durante sua execução. A parte de Monitoramento do módulo combina informações do Progresso do projeto para gerar relatórios de monitoramento do projeto e demonstrações financeiras. Esses relatórios são baseados em quantidades e valores e podem ser apresentados em relação a qualquer nível do projeto. Há uma ampla variedade de critérios de seleção para garantir que os dados corretos sejam recebidos pelas pessoas corretas. Por exemplo, incluir ou excluir custos esperados (contabilidade de obrigações) e período atual ou cumulativo com ou sem previsões de resultado final. Os orçamentos e custos realizados são comparados com os dados reais. É possível visualizar a consequência dessa comparação. Também é possível ver o custo estimado ao final de um projeto durante a sua execução. É possível rastrear o progresso físico do projeto monitorando o progresso dos elementos e das atividades no nível de objeto de custo para todos os tipos de custo. Você pode realizar as seguintes tarefas: Durante a execução do projeto, é possível registrar os custos reais. O registro de custos pode ser executado no Projeto ou em Finanças ou ser o resultado de processos logísticos, como aquisição de mercadorias ou serviços, que então é transferido para o Projeto. É possível especificar o nível em que os custos do projeto são registrados. Para rastrear o progresso dos custos, você pode utilizar estes recursos: - Entrada de custo de material (tpppc2511m000): É possível visualizar, comparar e manter os custos incorridos para um projeto para todos os tipos de custo. É possível visualizar as transações de custo que ainda não foram processadas para Finanças. Se os custos forem resultantes de ações em Finanças, Fabricação ou Gestão de ordem, essas transações serão criadas e processadas automaticamente. Além disso, transações de custo inseridas manualmente também podem ser mantidas.
- Registrar custos e compromissos: Para manter o controle do projeto atualizado, é preciso garantir que os custos e custos futuros sejam inseridos corretamente, por exemplo, nos relatórios mensais. Compromissos são obrigações financeiras que representam custos futuros. Quando custos são incorridos, o compromisso é substituído pelo custo real. Os compromissos podem ser registrados de duas formas: manualmente e automaticamente. Isso depende dos parâmetros especificados. Os compromissos são registrados assim que a ordem de compra é criada e/ou o recebimento de mercadorias é registrado em Aquisição. é possível rastrear compromissos provisórios e compromissos firmes. Também é possível imprimir os custos e compromissos reais e compará-los.
- Transações de custo (tpppc2100m000): É possível visualizar e realizar a manutenção dos dados do histórico de custos do contrato e do projeto para os diferentes tipos de custo.
- Como usar a previsão de custo: Para gerar ou visualizar a previsão de custo do projeto, é possível usar objetos de custo ou tipos de custo. Se você utilizar objetos de custo, poderá manter a previsão de custo para todos os objetos de custo relacionados a elementos e atividades. Se você utilizar tipos de custo, poderá manter somente a previsão de custo para atividades. É possível usar um método de previsão para prever alterações no orçamento, custos extras ou o custo total do projeto. Essas previsões são exibidas na medição e no monitoramento do desempenho.
As receitas do projeto podem ser registradas manualmente ou por meio de faturamento do projeto. Se uma fatura do projeto é lançada em Faturamento, as receitas do projeto ficam disponíveis em Projeto. Além disso, você pode manter os desvios da previsão das receitas por elemento e atividades em relação ao contrato, o que permite monitorar o resultado no módulo Monitoramento. É possível inserir receitas em moedas diferentes. Para registrar receitas, primeiro é preciso primeiramente registrar os períodos de controle de custos para o projeto. O período de controle é usado para registrar as receitas. É possível modificar as receitas do projeto que vêm do módulo Faturamento. Também é possível inserir receitas adicionais. Você deve confirmar as receitas e então processar as receitas registradas para o histórico do projeto e para Finanças. Também é possível visualizar e realizar a manutenção dos dados do histórico de receitas. Isso inclui dados da fatura e dados de lançamento. Você pode visualizar os resultados financeiros dos custos, receitas e lucros do projeto. É possível visualizar faturamento excessivo/insuficiente e custos excessivos/insuficientes, bem como receitas. Você também pode rastrear resultados financeiros temporários e saldos de WIP IFRS. Transações de extensão É possível rastrear o progresso das extensões do projeto. Há suporte para estes tipos de transações de extensão: - Liquidação de flutuação: Utilize esse tipo de extensão para indicar a influência das flutuações de preço para fins de faturamento. Não é possível definir esse tipo de extensão para projetos de Custo mais percentagem nem para projetos com o Método de faturamento definido como Taxa de unidade. Há dois tipos de liquidações de flutuação: Liquidações de flutuação de índice e liquidação de flutuação de preço.
- Valor provisório: Utilize este tipo de extensão se não souber parte dos custos do projeto ao desenvolver seu projeto. Você poderá liquidar as diferenças entre o orçamento de valores provisórios e os custos reais em um estágio posterior.
- Quantidades a serem liquidadas: Utilize esse tipo de extensão para faturar a diferença entre a quantidade orçada e a quantidade real de um intervalo de objetos de custo. Use esse tipo quando não tiver certeza sobre as quantidades que você gasta no projeto.
Você pode aprovar todos os custos, compromissos e receitas relacionados a transações para o projeto. É possível lançar transações confirmadas no histórico do projeto e em Finanças (utilizando as contas selecionadas em Integração de Finanças). Também é possível confirmar globalmente custos, transações de receita e resultados temporários. Os custos são transferidos para Faturamento e para o histórico do projeto. Você também pode desfazer as transações confirmadas.
Custos gerais É possível diferenciar os custos gerais internos e externos usando as taxas aplicadas e de faturamento. No caso de contratos baseados em custo, o usuário deve ter permissão para faturar esses custos ao cliente. Você pode usar a Taxa aplicada (interna) e a Taxa de faturamento (externa) para calcular os custos gerais. - A taxa aplicada é usada para calcular os custos gerais internos do contrato/projeto. Esses custos gerais foram adicionados ao custo no contrato/projeto.
- A taxa de faturamento é usada para calcular os custos gerais faturáveis externos. Esses custos gerais podem ser faturados ao parceiro de negócios.
| |