Calendários no Planejamento empresarial

O Planejamento empresarial precisa de calendários para saber quantas horas estão disponíveis em um dia ou em uma semana e para levar em conta a disponibilidade dos recursos.

Em outras palavras, o Planejamento empresarial usa calendários para:

  • determinar a data inicial, a data final e a data da necessidade para ordens planejadas.
  • executar o planejamento de capacidade.
  • determinar a duração real de horizontes e horizontes firmes expressa em dias úteis.
Seleção de calendário para planejamento de produção

Se o LN não conseguir localizar um calendário, ele usará o seguinte caminho de prioridade para selecionar um calendário para planejamento da produção:

  • O calendário de recurso, que é vinculado ao recurso.
  • o calendário do departamento, que é vinculado ao centro de trabalho.
  • o calendário da unidade empresarial, que é vinculado ao centro de trabalho, armazém ou item de planejamento, dependendo do lead time planejado.
  • O calendário da companhia.

Se a data de entrega necessária de uma ordem de produção planejada for depois da última data no calendário que é usada para planejamento da produção, o LN retorna ao calendário padrão.

Para aspectos de planejamento que ocorrem em um recurso, o Planejamento empresarial usa o calendário vinculado ao recurso específico. Se não houver calendário disponível, o Planejamento empresarial procurará o calendário do departamento para planejamento.

Para aspectos de planejamento que ocorrem em um centro de trabalho que não é um recurso, o Planejamento empresarial usa o calendário definido para o departamento na sessão Departamentos (tcmcs0565m000).

Para aspectos de planejamento não relacionados a um centro de trabalho, por exemplo, lead times fixos, o Planejamento empresarial usa o calendário definido para a unidade empresarial à qual o item em questão pertence.

Seleção de calendário para planejamento de compra

Para planejamento de compra, o LN primeiro determina o tempo de segurança do parceiro de negócios pelo qual um calendário é selecionado de acordo com o seguinte caminho de prioridade:

A seguir, o LN distingue entre situações em que você especificou um fornecedor no campo PN fornecedor da sessão Itens - Compra (tdipu0101m000) ou da sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) e situações em que você não especificou fornecedor.

Planejamento de compra com fornecedor

Se você especificou um fornecedor, o LN distingue adicionalmente entre itens que ele pode ou não planejar no horizonte de lead time.

Para itens que podem ser planejados no horizonte de lead time, o próximo passo que o LN executa é a compensação do tempo de transporte. Para isso, o LN seleciona um calendário de acordo com o seguinte caminho de prioridade:

  • o calendário de remessa vinculado ao parceiro de negócios fornecedor.
  • O calendário vinculado ao parceiro de negócios fornecedor.
  • O calendário da companhia.

Por fim, o LN deve fazer a compensação do tempo de processamento da ordem de compra. O calendário para calcular esse tipo de lead time é selecionado de acordo com o seguinte caminho de prioridade:

  • o calendário vinculado ao departamento de compras.
  • O calendário da companhia.

Para itens que o Planejamento empresarial não pode planejar no horizonte de lead time, o LN deve fazer a compensação do lead time calculado, para o qual o LN usa o calendário da companhia.

Planejamento de compra sem fornecedor

Se você não especificar um fornecedor para o item, após a compensação do tempo de saída, tempo de entrada, lead time extra e tempo de segurança, o LN deve compensar somente o tempo de fornecimento do item. Para isso, o LN usa o calendário da companhia.

Seleção de calendário para planejamento de distribuição

Para planejamento de distribuição, o Planejamento empresarial usa vários calendários relacionados à distribuição. Para fazer a compensação do tempo de saída e de entrada, o LN usa o seguinte caminho de prioridade para selecionar um calendário:

  • o calendário vinculado ao armazém.
  • O calendário da companhia.

A seguir, o LN faz a compensação do lead time extra e do tempo de segurança do item, para o qual o seguinte caminho de prioridade é usado:

  • O calendário vinculado ao parceiro de negócios fornecedor.
  • O calendário da companhia.

Para o próximo passo, o LN verifica se há uma transportadora especificada; se houver, o LN faz a compensação do tempo de transporte. Para isso, o LN usa o seguinte caminho de prioridade para selecionar um calendário:

  • O calendário vinculado ao parceiro de negócios fornecedor.
  • O calendário da companhia.

Sem especificação de transportadora, o LN verifica se há especificação de recurso na sessão Relações de fornecimento (cprpd7130m000); se houver, o LN calcula o tempo de fornecimento de distribuição. Para isso, o LN usa o seguinte caminho de prioridade para selecionar um calendário:

  • O calendário de recurso, que é vinculado ao recurso.
  • o calendário do departamento, que é vinculado ao centro de trabalho.
  • o calendário da unidade empresarial, que é vinculado ao item de planejamento.
  • O calendário da companhia.

Sem especificação de transportadora ou recurso, o LN também calcula o tempo de fornecimento de distribuição. Contudo, sem especificação de recurso, o LN usa o seguinte caminho de prioridade para selecionar um calendário:

  • o calendário vinculado à unidade empresarial
  • O calendário da companhia.
Tipos de disponibilidade

Um calendário pode conter vários tipos de disponibilidade. Na sessão Cenário - disponibilidades (cprpd4160m000), é possível definir o tipo de disponibilidade que deseja usar para determinada combinação de cenário/calendário. Assim, é possível realizar análises de hipóteses escolhendo um tipo diferente de disponibilidade para cada cenário.

Para sua conveniência, a sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000) também exibe os tipos de disponibilidade para Roteiro, Controle de compra, Armazenamento e o valor do campo Tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria na sessão Parâmetros COM (tccom0000s000).