Criar entidades tributárias
O primeiro passo para configurar a solução Imposto é definir sua entidade tributária.
- Selecione Administração de aplicativo > Finanças > Contas a pagar > Imposto.
- No painel Imposto, clique em Entidades.
- Clique em Criar.
- Especifique estas informações:
- Entidade tributária
- Selecione a entidade tributária.
- Nome
- Forneça um nome para a entidade tributária.
- Sistema tributário
- Especifique o sistema tributário a ser usado. Sua seleção determina o método pelo qual os impostos são calculados. Especifique o código e a descrição da entidade tributária.
- Edição valor tributável
- Quando este campo é selecionado, o valor total tributável nas linhas da fatura é editado em relação ao valor total tributável no cabeçalho da fatura. As linhas de fatura devem ser iguais ao valor total tributável na fatura de Contas a pagar para tributação de IVA.
- Contas de cód. imposto sobre utilização
-
Marque esta caixa de seleção para atribuir suas contas do razão geral no nível do código de imposto. Se sua empresa for definida em Razão global como exigindo relatório de devolução de IVA, marque esta caixa de seleção.
Desmarque esta caixa de seleção para atribuir suas contas do razão geral no nível da empresa. Desmarque esta caixa de seleção se sua data de competência do imposto estiver definida como Data de pagamento e as contas de entrada e saída de vencimento forem obrigatórias para a sua empresa.
- Aprovação obrigatória
- Marque esta caixa de seleção para exigir a aprovação.
- Grupo de fornecedores
- Selecione o grupo de fornecedores.
- Código de provisão de imposto de contas a pagar
- Selecione a conta de provisão Contas a pagar que você definiu anteriormente em Código de provisão de fatura .
- Entrada
- Especifique a sequência contábil do razão global usada para impostos de entrada. Os impostos de entrada são pagos pela empresa em Contas a pagar.
- Entrada prevista
- Esta conta é uma conta temporária para lançar o valor do imposto nas faturas quando a data de competência do imposto é definida como a Data de pagamento. Quando a entidade paga o fornecedor, o lançamento de imposto é movido desta conta para a sequência contábil de Entrada.
- Saída
- Os impostos de saída são coletados pela entidade em Contas a receberContas a receber.
- Saída prevista
- Esta é uma conta temporária para lançar o valor do imposto nas faturas quando a data de competência do imposto é definida como Data de pagamento. Quando o cliente paga a fatura, o lançamento de imposto é movido desta conta para a sequência contábil de Saída.
- Identificação de imposto
- Especifique o número de identificação do imposto.
- Provisionado ou faturado
- Especifique como o código de imposto afeta as transações tributáveis. O imposto provisionado não representa nenhum aumento para a transação. O imposto faturado representa um encargo adicional para a transação.
- Competência de imposto
-
A data de competência do imposto pode ser substituída durante a entrada da ordem ou quando as faturas são criadas. Selecione o tipo de data a ser usado para calcular o imposto de vendas:
- Data da fatura
O imposto é calculado quando você libera uma fatura ou um lote de faturas.
- Data de expedição
O imposto é calculado quando você realiza comentários de expedição em Armazém.
- Data de pagamento
O imposto é calculado na data de pagamento. Ela é calculada temporariamente e lançada na conta de entrada prevista no momento da fatura.
- Data do RG
O imposto é reconhecido na data de lançamento do razão geral. O imposto é calculado usando a data da fatura.
- Data da fatura
- Termos de imposto
-
Especifique se deseja calcular o imposto antes ou após os termos de pagamento serem aplicados.
- Permitir alterações de conta
- Marque esta caixa de seleção para substituir as contas do razão global padrão quando os impostos forem calculados.
- Custo no destino
- Este campo é usado com Compras e Controle de inventário. Marque esta caixa de seleção se o imposto em um item estiver incluído no custo do item.
- Opção de lançamento
- Selecione uma opção de lançamento.
- Atrasar processamento fiscal
- Este campo está disponível quando o OneSource é o Sistema tributário. Consulte o Guia do usuário de Requisições para obter mais informações sobre como atrasar o processamento de imposto até que a requisição seja liberada.
- Na seção Tolerâncias, especifique estas informações:
- Limite de tolerância tributável
- Especifique um valor tributável mínimo para verificação de tolerância. A verificação de tolerância aplica-se à verificação de um valor do imposto, por exemplo, o imposto de vendas é verificado em uma fatura por Contas a pagar. Se o valor tributável for maior ou igual a esse valor, um erro poderá ocorrer, a menos que um intervalo de datas seja especificado. A taxa de tolerância deve estar dentro do intervalo especificado. Se este campo e o intervalo de datas estiverem em branco, haverá uma tolerância zero. Ou seja, o valor do imposto a ser verificado deve ser exatamente igual ao valor do imposto calculado pelo sistema.
- Intervalo de taxa
- Especifique uma porcentagem de intervalo de taxas. Este campo contém a alíquota de imposto mais baixa aceitável para verificação de tolerância. A verificação de tolerância à verificação de um valor de imposto. Qualquer transação com uma alíquota de imposto calculada que esteja fora do intervalo definido pode causar um erro. Se o limite de tolerância e a faixa de taxas estiverem em branco, haverá tolerância zero. Ou seja, o valor do imposto a ser verificado deve ser exatamente igual ao valor calculado pelo sistema.
- Limite de tolerância de valor de imposto
- Especifique um limite de tolerância de valor de imposto para verificação de tolerância. A verificação de tolerância é usada para verificar um valor de imposto. Por exemplo, os valores de impostos de vendas em uma fatura são verificados por Contas a pagar. Se a diferença entre o valor do imposto aprovado exceder o valor de tolerância de imposto, ocorrerá um erro.
- Na guia IVA/Intrastat, especifique estas informações:
- Identificação Intrastat
- Marque esta caixa de seleção se a entidade estiver sujeita a relatórios Intrastat.
- Identificação da filial
- Especifique a identificação da filial, se for necessária para o relatório Intrastat.
- País de registro do IVA.
- Selecione o componente do país do número de registro de IVA. Este e o Número de registro de IVA são iguais ao Número de registro de IVA
- Número de registro de IVA
- Especifique a parte numérica do número de registro de IVA. Este campo e o País de registro do IVA são iguais ao Número de registro de IVA.
- Clique em Salvar.