Criar modelo de fatura recorrente
- Selecione Contas a receber > Faturas > Recorrente > Processar > Modelo de fatura recorrente.
- Clique em Criar.
- Especifique estas informações:
- Empresa
- Selecione um número de empresa.
- Fatura recorrente
- Especifique um identificador de modelo de fatura recorrente.
- Descrição
- Especifique uma descrição de modelo de fatura recorrente.
- Na guia Principal, especifique estas informações:
- Tipo
- Selecione o tipo de fatura para a fatura recorrente.
- Nível de processo
- Selecione o nível de processo referente à posição hierárquica abaixo do nível da empresa.
- Código de tipo de fatura
- Especifique o Código de tipo de fatura da fatura a ser gerada.
- Código de contas a receber
- Especifique o Código de contas a receber da fatura a ser gerada.
- Motivo do aviso
- Especifique o Motivo do aviso se Débito ou Crédito.
- Moeda
- Especifique a moeda da fatura a ser gerada.
- Termos de pagamento
- Especifique os Termos de pagamento da fatura a ser gerada.
- Categoria de distribuição
- Especifique a Categoria de distribuição da fatura a ser gerada.
- Modelo de entrada de fatura
- Especifique o Modelo de entrada de fatura da fatura a ser gerada. O valor padrão é o da empresa.
- Valor da fatura
- Especifique o valor da fatura.
- Status da fatura
- Especifique o Status da fatura a ser gerada, se Liberado ou Não liberado. O valor padrão é Liberado.
- Código do tipo de documento
- Especifique o Código do tipo de documento da fatura a ser gerada.
- Na seção Controle de frequência, especifique estas informações:
- Frequência
-
Selecione a frequência para determinar com que frequência um cliente é faturado.
- Semanal - Faturas semanais.
- Quinzenal - Faturas quinzenais.
- Mensal - Faturas mensais.
- Trimestral - Faturas trimestrais.
- Anual - Faturas anuais.
- Sob demanda - Somente geração manual.
- Cobrança mensal
- Especifique uma cobrança mensal para indicar o mês em que deseja faturar. Esse campo só é válido para as frequências de faturamento Trimestral e Anual. Para uma frequência trimestral, os valores válidos são de 1 a 3 e, para um frequência anual, os valores válidos são de 1 a 12.
- Dia da cobrança
- Especifique o dia do mês em que você deseja faturar. Esse campo é usado para o cálculo da data de faturamento. Ele é válido para as frequências de faturamento Quinzenal, Mensal, Trimestral e Anual.
- Dia de cobrança semanal
- Selecione o dia da semana para a fatura. Esse campo é válido somente para a frequência de faturamento Semanal.
- Código de ciclo
- Selecione um código de ciclo para agrupar faturas recorrentes para criação em um nível inferior à frequência.
- Data de início
- Selecione uma data de início para indicar quando o modelo entrou em vigor. Este campo determina quando é possível criar uma fatura recorrente de cliente.
- Data de parada
- Selecione uma data de parada. Depois dessa data, uma fatura recorrente do cliente não poderá mais ser criada. Uma fatura recorrente de cliente existente pode continuar vigente após essa data.
- Data de cobrança atual
- Selecione uma data de faturamento atual para a fatura recorrente. Esse campo é usado para calcular a próxima data de faturamento para todas as frequências de faturamento, exceto para a frequência definida pelo usuário.
- Número total de faturas
- Número de faturas Esta é uma alternativa para a data de parada.
- Na guia Itens de linha, especifique estas informações se o modelo de fatura for Padrão:
- Descrição
- Especifique uma descrição do item.
- Referência de item
- Especifique uma referência de item.
- Financiamento do projeto
- Selecione um valor de financiamento do projeto, que é um valor de Dimensão financeira 2.
- Contrato do projeto
- Selecione um contrato de projeto.
- Projeto
- Selecione um projeto.
- Valor da transação
- Especifique um valor de transação.
- Data de início
- Selecione uma data de início para indicar quando a linha do modelo entrou em vigor. Este campo determina quando é possível criar uma linha de fatura recorrente de cliente.
- Na guia Itens de linha, especifique estas informações se o modelo de fatura for Expandido:
- Na guia Principal, especifique estas informações:
- Item
- Selecione um item a receber ou especifique um item de usuário. Os itens de usuário são referenciados como itens Especiais.
- Quantidade
- Especifique uma quantidade de item.
- Preço unitário
- Especifique um preço unitário de item.
- Unidade de medida
- Selecione uma unidade de medida de item. O valor padrão da unidade de medida é da definição de item a receber.
- Descrição
- Especifique uma descrição do item. A descrição padrão é da definição do item a receber.
- Categoria de distribuição
- Selecione uma categoria de distribuição para itens do usuário.
- Tipo de linha
- Selecione um tipo de linha global.
- Data de início
- Selecione uma data de início para indicar quando a linha do modelo entrou em vigor. Este campo determina quando é possível criar uma linha de fatura recorrente de cliente.
- Data de parada
- Selecione uma data de parada. Não é possível criar fatura recorrente de cliente após esta data. Uma fatura recorrente de cliente existente pode continuar vigente após essa data.
- Na seção Imposto, especifique estas informações:
- Tributável
- Marque esta caixa de seleção se o item for tributável. O indicador tributável padrão é da definição do item a receber.
- Código de imposto
- Selecione um código de imposto. O código de imposto padrão é da definição do item a receber.
- Categoria de impostos de produtos
- Selecione uma categoria de impostos de produto. A categoria de impostos de produtos padrão é da definição do item a receber.
- Código de uso de imposto
- Selecione um código de uso de imposto. O código de uso de imposto padrão é da definição do item a receber.
- Código UNSPSC
- Selecione um código padrão de produtos e serviços das Nações Unidas (UNSPSC) do item.
- Na seção Projeto, especifique estas informações:
- Financiamento do projeto
- Selecione um valor de financiamento do projeto, que é um valor de Dimensão financeira 2.
- Contrato do projeto
- Selecione um contrato de projeto.
- Projeto
- Selecione um projeto.
- Na guia Encargos adicionais para uma fatura, especifique estas informações se o valor do Modelo de entrada da fatura da guia Principal for Expandido:
- Encargo adicional
- Selecione um encargo adicional.
- Valor fixo
- Se o encargo adicional for definido como tipo de valor fixo, o valor padrão será a partir da definição de encargo adicional. O valor pode ser substituído.
- Percentual
- Se o encargo adicional definir um tipo de percentual, o percentual padrão será a partir da definição de encargo adicional. O percentual pode ser substituído.
- Data de início
- Especifique uma data de início.
- Data de parada
- Especifique uma data de parada.
- Na seção Imposto, especifique estas informações:
- Tributável
- Marque esta caixa de seleção se o item for tributável. O indicador tributável padrão é da definição do item a receber.
- Código de imposto
- Selecione um código de imposto. O código de imposto padrão é da definição do item a receber.
- Categoria de impostos de produtos
- Selecione uma categoria de impostos de produto. A categoria de impostos de produtos padrão é da definição do item a receber.
- Código de uso de imposto
- Selecione um código de uso de imposto. O código de uso de imposto padrão é da definição do item a receber.
- Código UNSPSC
- Selecione um código padrão de produtos e serviços das Nações Unidas (UNSPSC) do item.
- Na seção Projeto, especifique estas informações:
- Financiamento do projeto
- Selecione um valor de financiamento do projeto, que é um valor de Dimensão financeira 2.
- Contrato do projeto
- Selecione um contrato de projeto.
- Projeto
- Selecione um projeto.
- Na guia Encargos adicionais, especifique estas informações:
- Encargo adicional
- Selecione um encargo adicional.
- Valor fixo
- Se o encargo adicional for definido como um tipo de valor fixo, o valor padrão será a partir da definição de encargo adicional. O valor pode ser substituído.
- Percentual
- Se o encargo adicional definir um tipo de percentual, o percentual padrão será a partir da definição de encargo adicional. O percentual pode ser substituído.
- Na guia Principal, especifique estas informações:
- Na guia Distribuição, especifique estas informações:
- Categoria de distribuição
- Selecione a categoria de distribuição. O campo Conta do razão global é o padrão para a categoria de distribuição.
- Valor de distribuição
- Especifique o valor alocado para esta linha de distribuição de despesas. O valor total de distribuição de despesas é equivalente ao valor da fatura e o valor total da distribuição tributária é equivalente ao valor do imposto de fatura.
- Conta do razão global
- Especifique as informações da conta encontradas no Razão global.
- Código de imposto
- Selecione um código de imposto atribuído para a distribuição. Este campo é usado para identificar uma porcentagem de imposto para avaliação em relação ao valor tributável de uma transação.
- Valor tributável
- Especifique o valor tributável da transação para esta distribuição. Se este campo estiver em branco, o valor da transação é o padrão.
- Tipo de linha
- Selecione se o tipo de linha é para Mercadorias ou Serviços.
- Data de início
- Selecione uma data de início para indicar quando a distribuição do modelo entrou em vigor. Este campo determina quando é possível criar uma distribuição de fatura recorrente de cliente.
- Na guia Comentários, especifique estas informações:
- Data de início
- Selecione a data em que este comentário se torna válido. Se este campo estiver em branco, a data do sistema será o padrão.
- Data de parada
- Selecione a última data na qual este comentário está válido. Se este campo estiver em branco, serão adicionados 14 dias à data de início.
- Código de impressão
- Selecione se o comentário é exibido em Exibir e imprimir, Exibir, Imprimir ou Formulários de entrada da ordem.
- Descrição
- Forneça uma descrição para o comentário.
- Na guia Anexos, especifique estas informações:
- Anexo
- Selecione um anexo.
- Comentário
- Opcionalmente, forneça um comentário.
- Na guia Distribuição, as distribuições são criadas automaticamente. Especifique estas informações para atualizar ou criar distribuições:
- Categoria de distribuição
- Selecione uma categoria de distribuição.
- Valor da moeda
- Especifique o valor da distribuição.
- Conta do razão global
- Especifique a conta do razão global. As contas padrão do razão global podem ser substituídas.
- Código de imposto
- Selecione um código de imposto. O código de imposto será padronizado a partir da definição de item a receber.
- Clique em Ativar para ativar o modelo de fatura recorrente.
- Processe uma criação de fatura recorrente de cliente antes de gerar faturas reais. O usuário deve atribuir o cliente ao modelo de fatura recorrente e criar a fatura recorrente do cliente.
- Ativar fatura recorrente de cliente.
- Selecione a ação Processar faturas recorrentes para gerar faturas a partir da fatura recorrente de cliente.
- Especifique estas informações:
- Empresa ou grupo de empresas
- Especifique a empresa ou grupo de empresas.
- Frequência
-
Especifique se é Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral, Anual ou Sob demanda.
- Código de ciclo - processar somente modelos com código de ciclo específico. É opcional.
- Número de dias - Não/adicionar/subtrair. Dias serão adicionados/subtraídos a partir da data atual. Isso é útil quando o usuário deseja gerar documentos a partir de modelos em dias passados ou futuros. Padrão com Não.
- Adicionar/subtrair dias - Ajustar data de cobrança calculada nos dias especificados.
- Faturas anteriores - Indicador para gerar faturas perdidas a partir de datas passadas.
- Gerar documentos do IDM - Selecione para gerar documentos do IDM para as faturas.
- Clique em Salvar.
Os resultados de cada execução são exibidos na seção Resultados da fatura recorrente. Para exibir, selecione Contas a receber > Faturas > Recorrente > Resultados da fatura recorrente.Os Modelos ativos são exibidos em Modelos de faturas recorrentes ativas. Para exibir, selecione Contas a receber > Faturas > Recorrente > Modelos de documentos recorrentes ativos.Os Modelos inativos são exibidos em Modelos de faturas recorrentes inativas. Para exibir, selecione Contas a receber > Faturas > Recorrente > Modelos de documentos recorrentes inativos.