Criar uma fatura manualmente
Use este procedimento para criar manualmente faturas, avisos de débito ou faturas de aviso de crédito.
A guia Transações está disponível quando o Lote da fatura tiver sido criado.
- Selecione Contas a receber > Faturas > Lotes.
- Na guia Transações, clique em Criar.
- Na guia Principal, especifique estas informações:
- Cliente
- Selecione um número de cliente.
- Tipo
- Selecione o tipo de fatura a ser criada. Os tipos são Aviso de crédito, Aviso de débito, Fatura ou Linhas de sinal misto.
- Transação
- Especifique um número para a fatura.
- Descrição
- Forneça uma descrição da fatura.
- Valor
- Especifique o valor da fatura na moeda da fatura.
- Tipo alternativo
- Se o Tipo for Linhas de sinal misto, selecione um tipo de transação alternativo: Aviso de crédito, Aviso de débito ou Fatura.
- Data da transação
- Selecione a data da fatura. Se este campo estiver em branco, a data do lote do Lote da fatura será o padrão.
- Data do razão global
- Selecione a data de lançamento do razão global. Se este campo estiver em branco, a data de lançamento do Lote da fatura será o padrão.
- Campo de classificação do usuário
- Especifique o primeiro campo de item em aberto. Use isso para sequenciar itens em aberto em Aplicação de dinheiro e como uma opção de seleção em um vencimento do cliente e vários relatórios.
- Termos de pagamento
- Selecione um código de termos para a fatura. Este código é usado para calcular datas de vencimento da fatura e dados de desconto.
- Ordem de compra
- Especifique o número da ordem de compra que é atribuído à fatura.
- Motivo do aviso
- Selecione um código de motivo para avisos de débito ou crédito.
- Código de tipo de fatura
- Selecione um código de tipo de fatura.
- Código de regime
- Selecione um código de regime.
- Clique em Intrastat para definir os destinos de dados de origem e expedição.
- Na seção Substituição de data de vencimento, especifique estas informações:
- Data de vencimento
- Opcionalmente, especifique uma data de vencimento da fatura. Esta data substituirá a saída calculada do Código de termos para a data do desconto.
- Data do desconto
- Opcionalmente, especifique uma data de desconto da fatura. Esta data substituirá a saída calculada do Código de termos para a data de desconto.
- Valor
- Se a Data de desconto não estiver em branco, o valor ou percentual de desconto deve ser especificado. Esse valor substituirá o valor do desconto calculado do Código de termos.
- Percentual
- Se a Data de desconto não estiver em branco, o Percentual ou o Valor de desconto deve ser especificado. Esse percentual substituirá o percentual de desconto calculado do Código de termos.
- Na guia Expandido, especifique estas informações:
- Código CR
- Selecione o código de contas a receber que identifica a conta do razão global a receber que é usada para essa fatura.
- Representante de vendas
- Selecione o representante de vendas.
- Código de pagamento
- Especifique um código de transação de pagamento que representa um tipo de pagamento em dinheiro com atributos para recebimento de pagamentos externos ou criação de pagamentos TEF.
- Cobrança
- Especifique um endereço de cobrança para o cliente.
- Número de certificação
- Especifique o número da certificação relacionado a esta fatura.
- Data da certificação
- Selecione a data de certificação relacionada ao número da certificação para esta fatura.
- Destino da remessa
- Selecione o local de destino para essa fatura.
- Remeter para
- Selecione o local de destino de remessa para a comunicação do cliente desta fatura.
- Detalhe de resumo
- Marque esta caixa de seleção para mostrar itens de linha em aberto no resumo.
- Encargo por pagamento atrasado
- Marque esta caixa de seleção para cobrar o cliente por pagamentos atrasados para essa fatura.
- Código do tipo de documento
- Especifique o tipo de documento global.
- Substituição da carta de cobrança
- Selecione como substituir o processo de carta de cobrança: Processar normalmente, Ignorar totalmente a cobrança ou Não enviar para cobrança.
- Na seção Referência cruzada, especifique estas informações:
- Empresa
- Selecione a empresa a ser referenciada.
- Tipo de transação
- Selecione se o tipo de transação é Aviso de crédito, Aviso de débito, Fatura, Outro, Pagamento, ou Letra de câmbio.
- Transação
- Especifique a transação a ser referenciada.
- Detalhar data de vencimento
- Selecione a data de vencimento do detalhe.
- Aplicar automaticamente transação de crédito
- Marque esta caixa de seleção se for aplicado um crédito automático à transação.
- Na seção Global, especifique estas informações:
- Código regulamentação econômica exterior
- Selecione o código de regulamentação econômica exterior.
- Na seção Substituições de moeda, especifique estas informações:
- Tabela monetária
- Selecione uma tabela monetária. É usada a tabela monetária do controle de fechamento do sistema da empresa associada ou do registro da empresa do Razão global.
- Reavaliação monetária
- Marque esta caixa de seleção se for necessária uma reavaliação de moeda para a fatura não base ou para o aviso de débito. Altere os valores e taxas de moeda, se necessário. Nota: se qualquer taxa ou valor for alterado, todos os valores e taxas deverão ser alterados para valores iguais.
- Clique em Salvar.
As guias Linhas,Distribuições,Encargos adicionais (se o modelo de entrada de fatura da empresa for expandido), as guias Comentários e Anexos estarão disponíveis agora.