Substituição de dados EDI

Quando informações EDI são enviadas entre parceiros comerciais, elas são enviadas em um arquivo simples como uma sequência em conformidade com padrões ASC X12.

Quando os dados são recebidos pelo EDI, a maioria dos valores na sequência pode ser interpretada porque esses valores são padrão. Alguns elementos podem ser exclusivos do seu sistema. Essas variações são mapeadas entre sistemas com a ajuda de uma tabela de substituição.

Uma listagem de substituições por parceiro comercial e tipo de transação é fornecida neste guia. Os clientes cujos parceiros comerciais estão listados podem usar a tabela para orientá-los ao configurar a tabela de substituição de dados.

Definições e convenções

Esta tabela mostra a definição dos termos usados neste guia.

Termo Definição
X12 EDI ASC X12

Accredited Standards Committee X12, intercâmbio eletrônico de dados.

X12 também é uma referência aos padrões que eles desenvolvem e mantêm.

Segmento Os segmentos são usados para comunicar dados específicos. Eles são os tipos de registro de dados do EDI. Cada segmento começa com uma ID. IDs de segmento X12 são dois a três caracteres que identificam o tipo de dados que está no segmento. Você pode pensar neles como identificadores de tipo de registro.
Elemento Elementos são os campos de um segmento. Um padrão especifica os elementos de um segmento, valor e tipos válidos, bem como comprimento mínimo e máximo.
Delimitador, delimitador de elemento O caractere que separa os elementos. Uma vírgula em um arquivo CSV é o delimitador de campo. O mesmo delimitador é usado para todos os segmentos e elementos dentro de uma transação. Delimitadores podem ser qualquer caractere que não esteja contido nos dados. Delimitadores de elementos comuns são o acento circunflexo ^ ou o asterisco *. Uma vírgula ou período são escolhas ruins para delimitadores, pois podem conter caracteres nos dados.
Finalizador, finalizador de segmento O finalizador do segmento identifica o final de um segmento. Terminadores comuns são o til ~ ou o ponto de exclamação !. Um novo caractere de linha também pode ser usado como finalizador de segmento.
Transação, conjunto de transações Um conjunto de transações representa um documento comercial. Os conjuntos de transações X12 são identificados por um número de três dígitos, por exemplo, Ordem de compra 850, Fatura 810. Para cada conjunto de transações, X12 define quais segmentos e elementos são válidos ou necessários, tamanhos mínimo e máximo etc.
Padrão Organizações padrão, como X12, desenvolvem e mantêm padrões que definem conjuntos de transações e suas regras de sintaxe. Regras como quais segmentos são válidos, quais são necessários, e quais elementos são necessários em um segmento. Um padrão é identificado por um número de seis dígitos, por exemplo 004010. Uma versão padrão pode ser referenciada pelos dígitos significativos, 4010. Os padrões são usados por parceiros para desenvolver guias de implementação para conjuntos de transações.
Guia de implementação Uma definição específica do parceiro comercial da sintaxe e dos dados que são incluídos em um conjunto de transações específico. Os guias são baseados no padrão X12. Um guia de implementação define o que o parceiro enviará ou espera receber. Por exemplo, o padrão 004010 indica que um segmento AMT é opcional em uma transação 850. Um parceiro pode exigir e indicar isso no guia de implementação.
Saída Direção do fluxo de dados. Refere-se ao processamento de dados enviados para um parceiro.
Entrada Direção do fluxo de dados. Refere-se ao processamento de dados recebidos de um parceiro.
Mapeamento O processo de conversão de dados para ou de um conjunto de transações X12.
Mapa A especificação do processo usada para executar o mapeamento.

Segmentos e elementos

Segmentos representam tipos específicos de dados ou finalidade. Os segmentos são referenciados por sua ID de segmento. Em X12, o segmento BEG é o segmento inicial de uma ordem de compra 850.

Os elementos são normalmente referenciados pelo segmento e sua posição dentro do segmento. O terceiro elemento do segmento BEG seria referenciado como BEG03. BEG03 contém o número da ordem de compra por padrões X12.

Qualificadores. Elementos específicos de um segmento podem ser definidos como elementos qualificados. Eles contêm códigos definidos por padrões (qualificadores) para especificar o que o segmento ou elemento seguinte representa ou contém. Os elementos de qualificação são frequentemente definidos como obrigatórios em um padrão.

Um segmento pode ser qualificado por seu primeiro elemento. Por exemplo, o segmento N1 (Nome) é usado para transmitir valores que identificam partes para a transação. O primeiro elemento, N101, é um elemento do qualificador. Para indicar que o segmento N1 identifica um parceiro de destino da remessa, o código ST é usado em N101.

Os segmentos podem ser referenciados pela ID do segmento e pelo qualificador. Isso ajuda a distinguir os outros segmentos do mesmo tipo. O segmento de destino da remessa N1 pode ser referenciado como o segmento N1ST. Da mesma forma, os elementos também podem ser chamados por ID de segmento e qualificador e posição. Por exemplo, o quarto elemento de um segmento N1ST pode ser referenciado como N1ST04.

Identificar participantes ou entidades em transações

Os identificadores de entidade ou de participante são enviados em segmentos e elementos específicos dentro de um documento EDI. Esses identificadores podem ser usados diretamente ou podem ser usados para fazer referência cruzada a outros valores pela parte receptora.

Usando o exemplo de segmento N1 anterior, N101 de ST identifica o segmento como contendo uma parte de destino de remessa. Em um segmento N1, o identificador é enviado no quarto elemento, N104 (ou N1ST04). Elementos também podem ser qualificados. O terceiro elemento de um segmento N1 (N103) é um qualificador para N104. Por exemplo, um valor N103 de 91 significa que o valor N104 foi Atribuído pelo vendedor. Um 92 significa Atribuído por comprador. Para completar o segmento N1, o elemento N102 é para um nome de formulário livre, por exemplo, N1^ST^WAREHOUSE^91^8697699.

Este segmento N1 identifica uma entidade de destino de remessa com o nome, WAREHOUSE e um identificador de 869769 que é atribuído pelo vendedor.