Terminologia utilizada neste manual

Esta tabela contém definições para os termos de segurança mais comuns. Para obter informações básicas sobre a segurança, incluindo os diagramas de arquitetura para a segurança do Infor Landmark, consulte o manual Configuração de utilizador e segurança de Infor Landmark.

Termo Definição
ator Um ID único de qualquer pessoa utilizando qualquer parte do sistema, incluindo a tecnologia Landmark. Veja utilizador.
autenticação A autenticação ocorre quando os atores apresentam as suas credenciais de início de sessão num sistema.
autorização O conjunto de regras e funções que determina acesso específico para um sistema e dados associados. Estas regras de autorização e funções fornecem acesso de segurança. Por exemplo, um utilizador pode ter acesso a uma solução para atualizar os seus dados pessoais, mas não pode aceder a informações de outros utilizadores.
propriedade do contexto e registo de contexto de ator Uma propriedade de contexto é um campo-chave no qual o registo de contexto de ator é definido.

Um registo de contexto é um filtro que determina as informações que são apresentadas. Um registo de contexto é atribuído a um ator para criar um registo de contexto do ator.

Quando adiciona um novo utilizador, atribui um valor de propriedade de contexto. Geralmente, as propriedades são criadas como parte da configuração inicial do sistema.

FSM Este manual utiliza ocasionalmente o acrónimo FSM para fazer referência ao produto Financials and Supply Management.
HCM HCM é o acrónimo de Human Capital Management, um produto que alguns clientes utilizam em conjunto com o Financials and Supply Management.
Nota

É possível ver o acrónimo RHG em exemplos de convenções de nomenclatura e URL. RHG é acrónimo de Recursos humanos globais, um componente do HCM. Algumas instruções deste documento são executadas utilizando a aplicação RHG. Nessas situações, o RHG é especificado.

funções (funções de segurança) Um grupo de tarefas, ou seja, classes de segurança, que determina aquilo que um utilizador pode fazer no sistema. Geralmente, uma função é determinada pelas tarefas específicas (funções de segurança) das funções que um utilizador executa para concluir uma determinada tarefa. Por exemplo, a função de PO_Signoff inclui todas as classes de segurança que são necessárias para aprovar as ordens de compra. Estas funções são atribuídas ao utilizador responsável pela tarefa no seu local.

É possível utilizar um conjunto de modelos que contêm funções de utilizador e classes de segurança atribuídas.

Nota

No Analytics, as funções de segurança também são usadas. Estas funções são administradas pela consola de administração do Infor Plataforma d/EPM. Como prática recomendada, utilize as mesmas funções em cada sistema.

classes de segurança As regras que determinam o acesso do utilizador. A regra é escrita em relação a um objeto (classe de negócios) específico de que o utilizador necessita para executar classes de segurança para uma determinada tarefa. As classes de segurança são atribuídas às funções e as funções atribuídas aos utilizadores.

Para garantir que os indivíduos certos têm acesso da forma adequada, as classes são flexíveis. Por exemplo, é possível utilizar uma classe para conceder acesso de visualização de um relatório específico. É possível utilizar outra classe para conceder acesso de atualização de dados incluídos num relatório. A classe de visualização de relatórios é uma classe apenas de leitura. Aos utilizadores que adicionam e atualizam dados foi atribuída uma classe de acesso total.

autenticação única (SSO) Um esquema de autenticação que permite aos utilizadores de vários sistemas Infor iniciar sessão apenas uma vez para todos os produtos.
utilizador Um utilizador a quem foi atribuído todos os direitos e credenciais de acesso necessários para executar as suas tarefas numa solução Infor. Veja ator.