Avaliação de desempenho do fornecedor potencial

A avaliação de desempenho do fornecedor potencial é um conjunto de classificações definido pelo utilizador que permite que os fornecedores potenciais sejam comparados entre si, com uma base numérica de 1 a 5. O processo de avaliação consiste em configurar um modelo de avaliação e efetuar uma avaliação para todos os fornecedores potenciais qualificados.

O modelo inclui categorias e critérios. As categorias agrupam os critérios semelhantes em conjunto, fornecem a pesagem e são utilizadas para o resumo da pontuação. Defina a pesagem numa categoria para indicar que percentagem da pontuação total é calculada a partir desta categoria. Isto presumindo que a pesagem do modelo totaliza 100%. Um exemplo de uma categoria é Entrega. Depois de uma categoria ser definida, podem ser definidos critérios. Os critérios são utilizados para definir os indicadores de desempenho específicos que estão a ser pontuados e é onde as avaliações serão feitas. É possível definir um ou mais critérios para uma categoria. Um exemplo de um critério é o Tempo de resposta médio na categoria Entrega.

As etiquetas predefinidas para a pontuação são Não satisfaz as expetativas, Abaixo das expetativas, Satisfaz as expetativas, Acima das expetativas e Excede as expetativas e Não aplicável. O valor da pontuação é apresentado entre parênteses. Por exemplo, Não satisfaz as expetativas (1).

Para realizar uma avaliação, o avaliador inicia a avaliação a partir do registo do fornecedor potencial. O modelo de avaliação atual é carregado. Os critérios são agrupados na sua própria categoria. O avaliador escolhe uma pontuação de zero a cinco para cada um dos critérios e pode também adicionar comentários e anexos.