Inventário alocado

O inventário é alocado quando as quantidades de item são reservadas na solução Armazém para utilizações específicas. Exemplos de utilizações específicas são a alocação do inventário para uma requisição, ordem do cliente ou ordem de trabalho. Depois de o inventário ser alocado, deixa de estar disponível para outras ordens de cliente. É possível alocar itens de inventário online ou num lote.

Nota

Os itens de kit são alocados no nível de componente. Um kit só é alocado ou concluído quando selecionar todas as opções de componente disponíveis.

Defina se a sua empresa utiliza o método de alocação online ou por lote.

É possível combinar o processamento online e por lote. Utilize a alocação por lote para alocar itens com base na prioridade e utilize a alocação online para criar ajustamentos individuais. No método de alocação online, os itens são alocados à medida que cada ordem de cliente é adicionada. Os itens são reservados por ordem de entrada. Se não existir stock suficiente para satisfazer as ordens, é possível utilizar os formulários de alocação online para selecionar as ordens a preencher. Pode usar formulários de alocação, mesmo que não esteja configurado para utilizar a alocação online. Existe um prazo muito curto durante o qual pode manter as alocações online antes que os talões das guias de aviamento sejam impressos. Quer utilize alocação online ou alocação por lote, é possível utilizar a alocação por lote para alocar quantidades de item com pedido pendente. É possível desalocar as quantidades utilizando o programa de lote.

Nota

É possível selecionar o tipo de data, tal como requisição, entrada ou expedição prevista para utilizar para alocação no separador Opções de entrada de pedido em Empresa de faturação.

Se a sua empresa estiver configurada para utilizar o método de alocação por lote, os itens serão alocados quando executar o programa de lote. O método por lote aloca vários pedido de uma só vez. A alocação por lote pode ser utilizada para reservar itens com base na data de solicitação, na data criada, na data de expedição prevista ou num número de prioridade.

Nota

Quando desalocar quantidades, a solução poderá realocá-las com base no método configurado ou as quantidades podem ser ficar desalocadas.

Se a configuração normal for para utilizar a alocação online ou por lote, é possível utilizar a alocação por lote para alocar quantidades de item de pedido pendente. É possível desalocar as quantidades utilizando o programa de lote. Para alocar com base na prioridade, defina um nível de prioridade para cada solução que solicitar inventário: Faturação de item e ordem, Requisições e Gestão de produção. É possível definir níveis de prioridade para clientes individuais. Um nível de prioridade de 1, numa escala de 1 a 99, recebe a prioridade mais alta. O inventário é alocado em relação a outra aplicação ou cliente com prioridade menor. Todas as aplicações têm um nível de prioridade de 50.

Os níveis de prioridade da aplicação são definidos quando Controlo de inventário é criado. Os níveis de prioridade para clientes são definidos quando os clientes são criados em A receber. Consulte o Manual de configuração e administração de Gestão de fornecimento.