Aplicação automática utilizando o método de correspondência de remessa e transação

Utilize este método para aplicar um pagamento a um item em aberto utilizando um registo de recomendação de remessa. Os pagamentos e respetivas recomendações de remessa devem ser carregados para a solução utilizando um destes processos:

  • Interface de Lock Boxes
  • Interface de pagamentos
  • Interface de pagamento 2, a interface de pagamento da empresa
  • Remessa de caixa durante a entrada de dinheiro.

Quando executar a Auditoria de aplicação de dinheiro automática, o registo de remessa da fatura é utilizado para fazer corresponder as faturas referenciadas, as notas de crédito ou as notas de débito. Independentemente de se o item referido for encontrado ou tiver sido aplicado, a caixa permanece não aplicada na conta do cliente. A caixa pode ser aplicada utilizando uma das outras opções de aplicação automática ou utilizando a aplicação de dinheiro online.

Depois de criar registos de remessa, os únicos tipos de transação válidos são notas de crédito e faturas. Os registos de remessa que apontam para as notas de débito são tratados de forma diferente após a execução da Auditoria de aplicação de dinheiro automática. Depois de os registos de remessa serem aplicados e se o tipo de transação de remessa for Fatura, o pagamento é aplicado à fatura. Se a fatura não for localizada, a pesquisa continua numa nota de débito com um número de transação.

Existem regras específicas para a aplicação automática de créditos e pagamentos para uma relação entre contas nacionais. O processo de correspondência tenta primeiro selecionar os itens em aberto da conta nacional e os itens em aberto do cliente faturado. Se as empresas forem cruzadas durante o processo de correspondência, as divisas base para as empresas envolvidas devem ser as mesmas.

Condições de desconto

As faturas são descontadas durante a aplicação se estas condições existirem:

  • A data do depósito de pagamento é igual ou anterior à data do desconto mais o número de dias de carência de pagamento definidos em Cliente.
  • Tiver sido um código de motivo de desconto em Cliente.
  • A fatura não tiver sido parcialmente aplicada.

É criado um registo de ajustamento para refletir o desconto.

Condições de processamento

Os registos de remessa de crédito são processados, o que aumenta o valor aplicável do pagamento. Em seguida, os registos de fatura ou de remessa de débito são processados. O registo de remessa de crédito não pode ser processado se a nota de crédito não for encontrada ou se não tiver um valor aberto. Se a nota de crédito for localizada e estiver aberta, o valor do registo de remessa de crédito é aplicado aos restantes itens em aberto. Este processo continua até que todos os registos de remessa de crédito tenham sido processados ou os itens em aberto tenham sido totalmente aplicados.

Se o último item aberto não for totalmente aplicado após os registos de remessa serem processados, então aplicar-se-á a lógica de tolerância. Se o valor do item em aberto for inferior ou igual ao valor máximo ou percentagem em Cliente, o item em aberto será totalmente aplicado. É criado um registo de ajustamento com o código de motivo de tolerância associado.

Resultados de processamento

É criado um registo aplicado para cada registo de remessa que é aplicado ao item em aberto. É criado um registo de ajustamento para cada desconto e tolerância processado. O estado de todos os registos de remessa é atualizado após o processamento estar concluído.