Estabelecer contas de reconciliação

Antes de iniciar o processo de reconciliação, deve estabelecer contas. Opcionalmente, é possível configurar grupos de reconciliação.

Contas de reconciliação

As contas de reconciliação são contas de Razão global. Estas são normalmente contas de balanço que devem ser reconciliadas periodicamente. Para ser elegível para reconciliação, o campo Reconciliável deve ser selecionado no plano de contabilidade de Razão global.

Ao configurar contas de reconciliação, é preciso fornecer um tipo de reconciliação. O processo para realizar a reconciliação varia com base nesse tipo. Também é possível definir informações predefinidas para cada conta, como prioridade, se as aprovações são obrigatórias e a quem foi atribuída a tarefa de reconciliação.

Consulte Processo de reconciliação por tipo de reconciliação.

As contas de reconciliação também podem ser configuradas, mas não vinculadas a uma Conta do razão global. Estas contas podem ser utilizadas para reconciliações detalhadas ad hoc ou para consolidar reconciliações de um terceiro. Para sem contas, siga o mesmo processo de reconciliação.

Grupos de reconciliação

Os grupos de reconciliação são opcionais. Podem ser configurados para agrupar contas numa única reconciliação. As contas são reconciliadas pelo mesmo reconciliador, as aprovações são realizadas para o grupo, e as reconciliações de detalhe ocorrem ao nível da conta.

Consulte a configuração de Reconciliação no Manual de administração e configuração do Financials.

Esta lista mostra os dois tipos de grupos que são utilizados na reconciliação:

  • Consolidado. Todos os valores do razão são consolidados. Os detalhes da reconciliação e os itens de reconciliação são registados no nível do grupo.
  • Independente. Todos os valores do razão são apresentados por conta. Os detalhes da reconciliação e os itens de reconciliação são registados no nível da conta.