Imposto sem saldo

Uma fatura de Compra é considerada "imposto fora de saldo" se o valor do imposto especificado no cabeçalho da fatura não for igual à soma dos valores de imposto em cada linha de detalhe da fatura para mercadorias e encargo adicional. A condição de imposto fora do saldo aplica-se apenas a faturas de Compra:

  • Correspondência de faturas
  • Faturas apenas de encargo adicional (dependendo de o componente de custo ser definido como Sim em Tipo de processo de correspondência)

A configuração para esta condição acontece em Imposto. É necessário configurar o valor de tolerância de imposto usando a Manutenção de código de imposto. Este valor é usado para comparar a diferença de imposto numa fatura da OC. Se a diferença entre o imposto no cabeçalho da fatura e a soma das linhas de detalhe for superior ao valor de tolerância de imposto, não será possível libertar nem corresponder a fatura. Os campos Código de imposto e Conta de arredondamento de imposto na Empresa são usados para criar uma distribuição fiscal para o valor de imposto fora do saldo. O ajustamento de imposto pode ser usado para sobrepor o imposto.

Uma condição de imposto fora do saldo pode ocorrer se o valor do imposto que é calculado no processo de correspondência tiver um erro de arredondamento. O valor pode ser diferente do imposto especificado no cabeçalho da fatura. Ao identificar a discrepância de imposto antes de a fatura ser correspondida, o valor do imposto pode ser alterado manualmente para corresponder e a fatura não será eliminada nem criada como nova.

Uma mensagem de erro é apresentada ao tentar libertar ou corresponder uma fatura de OC com imposto fora de saldo nas mercadorias ou encargos adicionais. Se a diferença de imposto estiver dentro das tolerâncias, então, nenhuma mensagem será apresentada. A discrepância é lançada para a conta de tolerância de imposto definida usando Empresa.