Fatura com imposto

Se receber faturas tributáveis dos seus fornecedores, será possível processar e seguir essas faturas de forma diferente. É possível sobrepor as informações de imposto sobre faturas de encargo adicional/subsídios ou faturas de correspondência no campo Ajustamento do imposto. É possível sobrepor as informações de imposto das seguintes maneiras:

Opção Descrição
Sobrepor apenas produto
  • Sobrepor o código de imposto que está na ordem de compra
  • Sobrepor o código de imposto se houver imposto na fatura, mas sem saber se havia um imposto na ordem de compra

Ao selecionar esta opção, o código de imposto é sobreposto na ordem de compra com o código de imposto que está na fatura apenas para produtos. Isto não inclui encargos adicionais. Se for selecionado um código de imposto e o campo Ajustamento do imposto for deixado em branco, esta opção será usada automaticamente se um código de imposto existir na linha da ordem de compra. Se o código de imposto estiver no cabeçalho e nenhuma das linhas tiver sido selecionada como tributável, uma mensagem de erro solicita que o campo Ajustamento do imposto seja preenchido.

Escolher esta opção destina o custo se o Custo no destino estiver selecionado em Códigos de imposto de entidade. Se este código de imposto for um imposto provisionado, a compensação irá para o código de accrual configurado em Códigos de imposto da entidade. Se este código de imposto for um imposto de fatura, a compensação não irá para o código de accrual. O código de imposto provisionado não é usado, a menos que seja um imposto provisionado

Selecionar esta opção significa que o imposto de sobreposição é aplicado às linhas da ordem de compra, de modo a destinar o imposto para as linhas.

Ignorar apenas produto Selecionar esta opção se houver um código de imposto na ordem de compra e não pretender utilizar um código de imposto em relação ao produto. É possível utilizar esta para ignorar o código de imposto na ordem de compra e colocar um código de imposto na fatura. Se selecionar um código de imposto e tentar utilizar esta opção, será apresentada uma mensagem de erro.

Esta opção aplica-se apenas ao produto; se as linhas de encargo adicional tiverem imposto, o imposto será calculado com base nesses critérios.

Calcular Selecionar esta opção para calcular o imposto com base no código de imposto no cabeçalho da fatura. Esta opção cria um registo de imposto. A ordem de compra não é revista e os impostos não são aplicados às linhas.

Se este for um imposto provisionado, a compensação irá para o código de imposto provisionado configurado em Códigos de imposto da entidade. Se for usado um imposto de fatura, o valor do imposto será distribuído para a conta de entrada configurada em Códigos de imposto da entidade.

O valor tributável é necessário para esta opção. Esta opção também é um imposto não final, apenas no cabeçalho.

Sobrepor produto e encargo adicional Esta opção é semelhante a Sobrepor apenas produto. Ao selecionar esta opção, também será sobreposto o código de imposto no encargo adicional. Se o encargo adicional especificado em uma ordem de compra tiver um código de imposto atribuído, o código de imposto será sobreposto na linha de ordem de compra e no encargo adicional.
Ignorar produto e encargo adicional Esta opção é semelhante a Ignorar apenas produto. Ao selecionar esta opção, também será ignorado o imposto de um encargo adicional. Se criar uma fatura e não quiser aplicar imposto, mas existir um código de imposto no cabeçalho ou no item de linha, não especifique um código de imposto na fatura tributada. Use esta opção para impedir que o imposto seja calculado.

Se for selecionada esta opção e o encargo adicional for adicionado à fatura, o imposto não será aplicado ao encargo adicional adicionado à fatura.

Sobrepor OC e encargo adicional tributável Selecione esta opção para utilizar uma taxa para calcular a taxa de imposto na fatura e sobrepor a taxa na ordem de compra. Esta opção é usada quando a entidade de imposto baseia a cobrança tributária em critérios diferentes dos da ordem de compra. No momento em que a fatura é recebida, a taxa de imposto é diferente da especificada na ordem de compra.