Criar linhas de alocação de efetivos

A linha de alocação é utilizada para definir as regras de cálculo de alocação, os saldos alocados e o método através do qual os saldos são alocados. As linhas de alocação também contêm os detalhes e as regras relativamente à forma como as linhas do diário são criadas.

Consulte Copiar linhas de alocação de efetivos para saber quais são as etapas necessárias para copiar o conteúdo das linhas de alocação existentes.

  1. Selecione A processar > Alocações > Controlo de alocação.
  2. No separador Efetivo, abra um registo de alocação.
  3. No separador Alocações, abra um registo de alocação.
  4. No separador Linhas, clique em Criar.
  5. Especifique as seguintes informações:
    Linha de alocação
    Especifique o nome e a descrição da linha de alocação.
    Etapa
    Especifique um número de etapa para a linha de alocação, caso seja diferente da etapa predefinida.

    Os valores da etapa são usados quando uma alocação subsequente depende dos resultados de uma alocação anterior. Por exemplo, se este cálculo depender de outros cálculos de alocação, identifique se esta alocação deve ser calculada primeiro. Caso contrário, esta é calculada depois de as alocações iniciais serem calculadas.

  6. No separador Parâmetros, especifique as seguintes informações:
    Opção de lançamento de origem
    Selecione a opção de lançamento de origem. As opções de lançamento controlam o método pelo qual as linhas do diário são geradas e determinam os detalhes de cada linha do diário gerada.
    Opção de lançamento de destino
    Selecione a opção de lançamento de destino. O método através do qual as linhas do diário são geradas e os detalhes de cada linha do diário gerada são controlados pelas opções de lançamento.

    Para obter informações sobre as opções de lançamento de origem e de destino, consulte Combinações válidas de opções de lançamento de origem e de destino.

    Percentagem de origem
    Especifique uma percentagem da origem a ser alocada. O valor predefinido é 100.
    Inversão automática
    Selecione Alocação de origem predefinida para herdar a configuração da Inversão automática da alocação. Selecione Sim ou Não para sobrepor o valor da alocação.

    Se uma linha de alocação estiver definida como inversão automática, todas as transações da linha de alocação serão revertidas quando a entrada de diário para a alocação for lançada.

    Quando as transações de alocação são lançadas em diário, é possível selecionar a data específica na qual as transações são revertidas automaticamente. Se não especificar uma data, será usado o primeiro dia do período seguinte. Consulte Lançar alocações de efetivos em diário.

    Conta de saldo diário médio
    Este campo é apresentado quando a Alocação de Juros da conta de depositário está ativada. Selecione a conta de saldo diário médio para utilizar como base de alocação durante o cálculo. Os juros são alocados com base no saldo diário médio da conta de depositário. Os juros são alocados às contas de depositário remuneradas e que cumprem o limite do saldo diário médio.
    Alocar acumulado no ano
    Selecione esta caixa de seleção para alocar saldos de período até ao período atual.
    Atribuir acumulado
    Selecione esta caixa de seleção para alocar saldos acumulados até à data até ao período atual.
    Alocar unidades
    Selecione esta caixa de seleção para alocar unidades.
    Processar saldos da dimensão de lançamento
    Utilize este campo se os campos de endereço de origem de resumo forem especificados e se estiver a alocar saldos de nível de lançamento para resumos com elementos de lançamento grandes.

    Se selecionar este campo, todas as dimensões serão processadas ao nível do lançamento. Os saldos são lidos a partir do GeneralLedgerTotal em vez de nos cubos analíticos. As sequências contabilísticas são processadas apenas se estiverem dentro das estruturas de alocação e possuírem saldos.

    Não selecione este campo se pretender processar saldos de nível de resumo. Se este campo não tiver sido selecionado, as sequências contabilísticas de origem serão geradas e os saldos de cada detalhe de origem serão extraídos dos cubos analíticos.

    Alocar todos os valores da divisa
    Selecione esta caixa de seleção para alocar totalmente cada um dos valores da divisa.

    Se esta caixa de seleção não tiver sido selecionada, os valores da transação serão alocados e os outros valores da divisa serão convertidos do valor da transação de alocação.

    Permitir pesos negativos
    Selecione esta caixa de seleção para permitir pesos manuais negativos e processar saldos de crédito como negativos quando as percentagens de peso são calculadas.
    Utilizar grupo personalizado no endereço de origem
    Selecione esta caixa de seleção para selecionar um grupo personalizado de entidades contabilísticas em vez de uma única entidade contabilística no endereço de origem. Quando esta caixa de seleção estiver selecionada, o campo Grupo personalizado da entidade contabilística é apresentado na secção Endereço de origem. Se selecionar um grupo personalizado de entidades contabilísticas, não será possível selecionar uma única entidade contabilística.
  7. Na secção Endereço de origem, especifique as seguintes informações:
    Razão
    Especifique o razão de origem para os saldos alocados. O valor predefinido é o razão especificado na alocação.
    Código de sistema de origem
    Opcionalmente, especifique o código do sistema de origem para a linha de alocação para substituir a configuração do código de sistema de origem da alocação para esta linha de alocação. Apenas são alocados os saldos criados a partir do sistema de origem especificado. Este campo deve estar em branco para alocar saldos de todos os códigos de sistema.
  8. Na secção Endereço de origem, especifique a origem dos fundos a alocar. Selecione um valor para cada uma das dimensões. As estruturas visualizadas são baseadas nos valores atribuídos no separador Estruturas. As estruturas fornecem a interface de utilizador hierárquica para selecionar um valor de lançamento, resumo ou nó como uma origem. Atualize o separador Estruturas conforme necessário. É possível especificar um valor de lançamento, resumo ou nó existente. Especifique as seguintes informações:
    Processar saldos de lançamento
    Esta caixa de seleção é aplicável apenas se uma dimensão for um resumo ou um nó. Este valor será ignorado se uma dimensão for um elemento de lançamento.

    Se a dimensão for um resumo, selecione esta caixa de seleção para processar saldos de origem para cada elemento de lançamento no resumo selecionado. Se a dimensão for um nó, selecione esta caixa de seleção para processar saldos de origem para cada um dos elementos de lançamento. Os valores em branco sob o nó são incluídos com base nas estruturas da linha de alocação.

    Desselecione esta caixa de seleção para processar saldos de origem no elemento de nó de nível superior ou resumo especificado, com base nas estruturas da linha de alocação.

    Um elemento de nível de nó é especificado quando um nó é selecionado ou especificado. Um elemento de nível de nó é especificado quando o valor da dimensão está em branco e a caixa de seleção Tratar dimensão em branco como vazia está desselecionada.
    Nota

    O nome da Dimensão no campo Processar <dimensão> em branco como vazia será alterado com base nas dimensões do utilizador especificadas na configuração do grupo de empresas.

    Tratar dimensão em branco como vazia
    Esta caixa de seleção aplica-se apenas a dimensões não obrigatórias. Selecione a caixa de seleção para alocar apenas saldos para entradas onde o valor da dimensão está em branco ou vazio. Desselecione a caixa de seleção para alocar todos os saldos na estrutura atribuída. Isto inclui saldos onde o valor da dimensão está em branco.
  9. Clique em Guardar.
  10. Continue com a configuração com base nas opções de lançamento selecionadas.