Criar alocações de efetivos

As alocações de efetivos são utilizadas para definir as regras de processamento e configuração predefinida das linhas de alocação. Crie alocações para cada um dos razões processados para alocações.

Uma alocação pode ter várias linhas de alocação. A alocação também mantém o registo de lançamento em diário de histórico de alocações por período.

Consulte Copiar alocações de efetivos para copiar de alocações existentes.

  1. Selecione A processar > Alocações > Controlo de alocação.
  2. No separador Efetivo, abra um registo de controlo de alocação.
  3. No separador Alocações, clique em Criar.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Alocação
    Especifique o nome e a descrição da alocação.
    Alocação de juros da conta de depositário
    Selecione esta caixa de seleção para alocar juros às contas de depositário com base no saldo diário médio da conta. Deve configurar Gestão da conta de depositário para ativar este campo.
    Base de saldo diário médio da conta de depositário
    Selecione a base de saldo diário médio. É utilizado para determinar a alocação de juros da conta de depositário. Este campo é apresentado quando a Alocação de juros da conta de depositário está ativada.
    Razão da transação
    Selecione o razão para o qual as transações são lançadas.
    Razão de origem
    Selecione o razão a partir do qual os saldos são alocados.
    Grupo de alocação
    Selecione um grupo de alocação. O grupo de alocação é usado para ativar o processamento de várias alocações ao mesmo tempo.
    Etapa predefinida
    Selecione a etapa predefinida atribuída à linha de alocação.
    Conta de compensação de caixa
    Selecione uma Conta de compensação de caixa. Quando um valor é alocado a uma conta de depositário, é criada uma entrada de transação de caixa correspondente.
    Código de sistema de origem
    Opcionalmente, especifique o código do sistema de origem para a alocação. Apenas são alocados os saldos criados a partir do sistema de origem especificado. Deixe em branco para alocar saldos de todos os códigos de sistema.
    Evento de razão global
    Selecione um evento para a alocação. ED é o evento predefinido.
    Inversão automática
    Selecione esta caixa de seleção para especificar todas as linhas de alocação como linhas de estorno automático. Esta definição é utilizada por todas as linhas de alocação, a menos que seja especificada uma definição diferente durante a configuração da linha de alocação. Se uma linha de alocação estiver definida como Inversão automática, todas as transações para a linha de alocação serão revertidas quando a entrada de diário para a alocação for lançada.
    Permitir lançamentos múltiplos
    Selecione esta caixa de seleção para lançar em diário os cálculos de mais de uma execução para esta alocação num determinado período. Tal é útil for necessário recalcular uma alocação que já tenha sido lançada em diário, normalmente para executar correções ou ajustamentos.
  5. Clique em Guardar.
  6. No separador Estruturas predefinidas, selecione as estruturas predefinidas para as linhas de alocação.
  7. Clique em Guardar.
    Ao atribuir estruturas predefinidas à linha de alocação, os valores na alocação são lidos primeiro e, em seguida, os valores no controlo de alocação. Se não for estabelecida nenhuma estrutura predefinida, as estruturas da empresa serão atribuídas às linhas de alocação.
  8. Clique no separador Linhas para criar linhas de alocação.