Criar hierarquias de plano

A hierarquia de plano fornece cabeçalhos e conjuntos de conta para as secções que estão incluídas nos seus relatórios financeiros. Pode criar manualmente a hierarquia ou carregar a hierarquia e as suas contas associadas a partir de uma folha de cálculo. As etapas seguintes descrevem o processo manual.

  1. Selecione Financeiro > Razão global > Configuração > Grupo corporativo financeiro > Manutenção.
  2. Abra o grupo corporativo financeiro e clique no separador Plano.
  3. Abra um gráfico e clique no separador Hierarquia.
  4. Clique em Criar.
  5. Especifique um nome para a Conta coletiva e uma Descrição.
    Nota

    Quando cria uma conta coletiva, o sistema adiciona automaticamente o número da estrutura e um caractere sublinhado no início do nome da conta coletiva para permitir que seja utilizada em várias estruturas. Por exemplo, se nomear a conta coletiva como "ATIVOS", o sistema irá guardá-la como "1_ATIVOS" na primeira estrutura criada.

    Isto reduz o número permitido de caracteres para o nome de resumo. Se introduzir um nome de resumo que utiliza todos os caracteres permitidos no campo, o sistema elimina os caracteres no final do valor de resumo ao adicionar o número da estrutura antes do nome.

  6. Especifique as seguintes informações:
    Nova ordem de exibição
    Para alterar a ordem de exibição atual, especifique o número da nova ordem de exibição. Esta será a ordem de exibição após guardar.
    Secção de plano
    Selecione a secção de plano à qual a conta coletiva pertence.
    Tipo de conta
    Selecione o tipo de conta. Um tipo de conta deve ser válido para a secção de plano.
    Data efetiva
    Pode especificar a data em que a conta se torna efetiva. Se este campo estiver em branco, será utilizada a data atual.
    Alterações futuras
    Este campo é apenas de leitura. Esta caixa de seleção será selecionada quando houver alterações futuras para a conta coletiva.
    Código de conversão
    Selecione o código de conversão.
    Nota

    Este campo será exibido apenas se a caixa de seleção Reavaliação e conversão monetária tiver sido selecionada durante a configuração do grupo corporativo financeiro.

    Reavaliação
    Selecione esta caixa de seleção para que as transações associadas a essa conta coletiva sejam reavaliadas.
    Nota

    este campo será exibido apenas se a caixa de seleção Reavaliação e conversão monetária tiver sido selecionada durante a configuração do grupo corporativo financeiro.

    Etiqueta XBRL
    Pode especificar uma etiqueta XBRL para a sua conta se o seu grupo corporativo financeiro utilizar padrões eXtensible Business Reporting Language (XBRL).
  7. Clique em Guardar.
  8. São exibidos novos campos depois de guardar a conta coletiva. O valor predefinido do campo Exibir conta é o nome da Conta coletiva especificada. Especifique um novo nome para alterar o nome exibido da conta. O campo Conta coletiva não pode ser alterado.
  9. A opção para especificar o Resumo de manutenção do plano de contabilidade estará disponível. Ao utilizar esta funcionalidade, pode selecionar um grupo da classe comercial se pretender que os registos de lançamento que cumprem os critérios se tornem automaticamente registos secundários da conta coletiva.
  10. Se utilizar a edição de orçamento, pode especificar um Identificador de orçamento para atribuir à conta coletiva. Os identificadores são utilizados nos modelos de edição de orçamento.
  11. Se criar uma conta coletiva de balanço, a opção para especificar Fechar conta de destino estará disponível. Utilize esta opção para definir essa conta como conta de destino para a qual será enviado o saldo no fecho do ano.
  12. Se utilizar várias divisas, pode selecionar o separador Conta de divisa para sobrepor as contas de ganho/perda não realizados ou as contas de ganho/perda de conversão. O valor predefinido são as contas de ganho/perda não realizados e as contas de ganho/perda de conversão definidas pelo sistema. Este separador só é exibido se a caixa de seleção Reavaliação e conversão monetária tiver sido selecionada durante a configuração do grupo corporativo financeiro.