Criar contratos de projeto

É possível criar contratos de projeto dentro de projetos de resumo.

  1. Selecione Financeiro > Razão do projeto > Configuração > Configuração do projeto.
  2. Na guia Estrutura, abra uma estrutura de projeto.
  3. Na guia Hierarquia, abra um projeto de resumo.
  4. Na guia Principal, clique em Criar contrato.
  5. Especifique estas informações:
    Valor do contrato
    Especifique o valor do contrato.
    Moeda
    Selecione a moeda. Se este campo estiver em branco, a moeda padrão da estrutura do projeto será usada quando o contrato do projeto é salvo.
    ID do contrato
    Especifique a ID do contrato. Se este campo estiver em branco, o contrato do projeto será o valor padrão.
    Tipo de contrato
    Selecione um tipo de contrato.
    Taxas máximas
    Especifique o valor máximo para as taxas do contrato. As taxas não podem exceder o valor do contrato.
    Método de faturamento
    Selecione o método de faturamento padrão para o contrato. Os métodos de faturamento podem ser substituídos no projeto de lançamento.
    • Selecione Reembolso de custo, Custo Plus, Tempo e materiais, ou Tabela de taxas para faturamento baseado em transação.
    • Selecione o faturamento de Meta para faturamento com base em evento ou resultado.
    • Selecione faturamento de Parcela para faturamento com base no número de parcelas.

    É possível alterar um método de faturamento de Meta ou Parcela se as metas ou parcelas não existirem. Não é possível alterar um método de faturamento baseado em transação, mas é possível criar metas de substituição para a fonte de financiamento. A meta de substituição é faturada além do faturamento da transação. Se você não quiser faturar as transações de despesa, pode colocá-las em retenção e apenas faturar as metas.

    Tabela de taxas de faturamento
    Se o Método de faturamento for Tabela de taxas, selecione a tabela de taxas a ser usada para faturamento.
    Percentual de margem de lucro
    Se o Método de faturamento for Custo Plus, Tempo e materiais ou Tabela de taxas, especifique o percentual de margem de lucro a ser usado para o faturamento.
    Reconhecimento de receita
    Selecione a forma como a receita é reconhecida para este contrato. A receita do contrato do projeto pode ser reconhecida como Combinado no momento do faturamento ou Separado, o que significa independente do faturamento.
    Método da receita
    Se o Reconhecimento de receita for Separado, selecione o método para reconhecer a receita:
    • Selecione Provisão total para um método de receita válido com base em transação.
    • Selecione Meta para reconhecimento de receita de evento.
    • Selecione Parcela para receita com base em um número de parcelas.
    • Selecione Percentual de conclusão para receita com base no percentual concluído.

    É possível alterar um método de receita de Meta, Parcela ou Percentual de conclusão se metas, parcelas ou porcentagens de conclusão não existirem. Não é possível alterar um método de receita baseada em transação, mas é possível criar metas de substituição para a fonte de financiamento. A meta de substituição é reconhecida, além do reconhecimento de receita da transação. Se você não quiser reconhecer a receita nas transações de despesas, será possível colocá-las em retenção e somente reconhecer a receita nas metas.

    Diferir e reter restante
    Marque esta caixa de seleção para adiar e reter o restante para transações em que as fontes de financiamento não são faturadas ou reconhecidas em 100%. Quando uma única fonte de financiamento é faturada ou reconhecida, uma transação parcialmente faturada ou parcialmente reconhecida é criada para o valor restante e colocada em retenção.
    Alocar gastos
    Marque essa caixa de seleção para alocar as despesas do projeto nas fontes de financiamento do projeto ao executar a ação Lançar em diário faturas do contrato.

    Se o contrato for financiado por várias fontes, os usuários finais que adicionarem tempo do projeto, requisições, ordens de compra ou faturas Contas a pagar não especificarão a fonte de financiamento do projeto. Os usuários especificam apenas o projeto para o qual a despesa é lançada. Se esta caixa de seleção estiver marcada, as distribuições de despesa e as distribuições de receita para a fonte de financiamento serão criadas quando as faturas forem lançadas em diário. Também é possível criar um demonstrativo de lucros e perdas para o projeto e a fonte de financiamento.

    Excluir CP não paga
    Marque esta caixa de seleção para garantir que as faturas Contas a pagar não pagas não estejam selecionadas para faturamento em Faturamento. Se essa caixa de seleção estiver desmarcada, todas as faturas Contas a pagar para a atividade do contrato, pagas ou não, estarão elegíveis para faturamento.

    Consulte o Guia do usuário de Contas a pagar.

    Divisão antecipada
    Marque esta caixa de seleção para dividir distribuições antes que os contratos do projeto sejam faturados. A divisão antecipada pode ser usada para ações de distribuição nos sistemas RQ, OC, CP e RP. Este campo está disponível somente se a divisão antecipada estiver ativada no grupo corporativo financeiro.
  6. Clique em Enviar.