Criar hierarquias de gráfico

A hierarquia de gráfico fornece cabeçalhos e conjuntos de conta para as seções que estão incluídas nos seus relatórios financeiros. Você pode criar manualmente a hierarquia ou carregar a hierarquia e suas contas associadas a partir de uma planilha. As etapas a seguir descrevem o processo manual.

  1. Selecione Financeiro > Razão global > Configuração > Grupo corporativo financeiro > Manutenção.
  2. Abra o grupo corporativo financeiro e clique na guia Gráfico.
  3. Abra um gráfico e clique na guia Hierarquia.
  4. Clique em Criar.
  5. Especifique um nome para a Conta resumo e uma Descrição.
    Nota

    Ao criar uma conta de resumo, o sistema automaticamente adicionará o número da estrutura e um sublinhado no início do nome da conta resumo para permitir que seja usada em várias estruturas. Por exemplo, se você nomear a conta resumo como "ATIVOS", o sistema salvará como "1_ATIVOS" na primeira estrutura criada.

    Isso reduz o número permitido de caracteres para o nome de resumo. Se você inserir um nome de resumo que use todo o tamanho disponível do campo, o sistema removerá caracteres no final do valor de resumo ao adicionar o número da estrutura antes do nome.

  6. Especifique estas informações:
    Nova ordem de exibição
    Para alterar a ordem de exibição atual, especifique o número da nova ordem de exibição. Depois de salvar, ele será a ordem de exibição.
    Seção de gráfico
    Selecione a seção de gráfico à qual a conta de resumo pertence.
    Tipo de conta
    Selecione o tipo de conta. Um tipo de conta deve ser válido para a seção de gráfico.
    Data efetiva
    Você pode especificar a data em que a conta entra em vigor. Se este campo estiver em branco, a data atual será usada.
    Alterações futuras
    Este é um campo somente leitura. Esta caixa de seleção será marcada quando houver alterações futuras para a conta resumo.
    Código de conversão
    Selecione o código de conversão.
    Nota

    Este campo será exibido somente se a caixa de seleção Reavaliação e conversão da moeda estiver marcada durante a configuração do grupo corporativo financeiro.

    Reavaliar
    Marque esta caixa de seleção para associar as transações a essa conta resumo reavaliada.
    Nota

    Este campo será exibido somente se a caixa de seleção Reavaliação e conversão da moeda estiver marcada durante a configuração do grupo corporativo financeiro.

    Marca XBRL
    Se seu grupo corporativo financeiro utilizar padrões eXtensible Business Reporting Language (XBRL), você poderá especificar uma marca XBRL para a conta.
  7. Clique em Salvar.
  8. Após salvar a conta resumo, novos campos serão exibidos. O valor padrão do campo Exibir conta é o nome da Conta resumo especificada. Especifique um novo nome para alterar o nome exibido da conta. O campo Conta resumo não pode ser alterado.
  9. A opção para especificar o Resumo de manutenção de plano de contas estará disponível. Usando esse recurso, será possível selecionar um grupo de classe de negócios se quiser que os registros de lançamento que atendem aos critérios tornem-se automaticamente filhos da conta resumo.
  10. Se você usar edição de orçamento, será possível especificar um Identificador de orçamento para atribuir à conta resumo. Os identificadores são usados nos modelos de edição de orçamento.
  11. Se você criar uma conta resumo de balanço, a opção para especificar o Fechamento conta final estará disponível. Use isso para definir essa conta como destino ao qual o saldo será movido quando o ano for fechado.
  12. Se você utilizar várias moedas, será possível selecionar a guia Conta cambial para substituir as contas de ganho/perda não realizado ou as contas de ganho/perda de conversão. O valor padrão serão as contas de ganho/perda não realizado e de ganho/perda de conversão definidas pelo sistema. Esta guia é exibida somente se a caixa de seleção Reavaliação e conversão da moeda estiver marcada durante a configuração do grupo corporativo financeiro.